- Jjmoura
- Membros
- Mensagens: 39
- Registrado em: 21 Jul 2013, 20:37
- Estado: RJ
- Cidade: Belford Roxo
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Na moral, nem sei quanto tempo demorei lendo esse tópico, mas li TUDO! Agradecimentos ao dacoregio, o cara tem muita paciência e responde a mesma pergunta 10x numa boa. Tópico iniciado em out/2011 de maneira visionária, tendo em vista que agora as autorizadas estão colocando outro óleo conforme alguns falaram, coisa que foi exposta há quase 2 anos.

-
- Membros
- Mensagens: 31
- Registrado em: 21 Ago 2013, 17:00
- Estado: RS
- Cidade: Gravataí
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
ola COLEGA QUE TIPO E MARCA DE ÓLEO VC INDICA PARA MEU C4 PALLAS 2.0 16V COM 110 MIL KM? (OS MELHORES) TENHO UM PASSAT ALEMAO 1.8 20 V BOTEI O 10W 40 MOBIL SUPER SEMI-SINTÉTICO E COMPAREI COM O 15W 40 DA LUBRAX APESAR DE SER 10W 40 O MOBIL ERA MUITO MAIS GROSSO.
-
- Membros
- Mensagens: 48
- Registrado em: 08 Out 2012, 17:04
- Estado: RS
- Cidade: Bento Gonçalves
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Bento Gonçalves
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Reativando o tópico. Alguém já colocou esse óleo? mobil.cosan.com.br/pt-br/veiculos/carro/mobil-1-0w-40-com-supersyn. Valor 50 reais. Classificação Api sl 0w40. Em tese é o melhor, certo?
-
- Membros
- Mensagens: 662
- Registrado em: 12 Ago 2013, 08:07
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 VTR
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Viniciusfd escreveu:Reativando o tópico. Alguém já colocou esse óleo? mobil.cosan.com.br/pt-br/veiculos/carro/mobil-1-0w-40-com-supersyn. Valor 50 reais. Classificação Api sl 0w40. Em tese é o melhor, certo?
Esse dai é top dos tops, excelente óleo porém o custo benefício é péssimo, eu colocaria com certeza se estivesse com um din din sobrando!!!Imagino a maravilha que deve ser a partida com esse óleo!
-
- Membros
- Mensagens: 25
- Registrado em: 07 Ago 2013, 14:35
- Estado: MG
- Cidade: Juiz de Fora
- Veiculo: C4 VTR
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Acredito que o melhor custoxbenefício seja SINTÉTICO 5W40.
Estou usando o SHELL SN 5W40, R$28,00 /L.....
Estou usando o SHELL SN 5W40, R$28,00 /L.....
-
- Membros
- Mensagens: 59
- Registrado em: 29 Jul 2009, 10:40
- Estado: SP
- Cidade: Guarulhos
- Veiculo: Outros
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Amigo em uns pontos você está errado!
Todo o fluido com aumento de temperatura DIMINUI a viscosidade, o AUMENTO da viscosidade em função da temperatura é uma característica dos GASES!
Outra coisa que está errada:
"A 100ºC ele escorre cobrindo uma área pequena por segundo; 14 mm²
A 40ºC ele escorre mais por estar mais fino cobrindo em 1 segundo uma área de 83,1 mm²."
Não é assim que se interpreta a viscosidade, o seu significado físico é a propriedade do fluido através da qual ele oferece resistência às tensões de cisalhamento (Brunetti), ou seja, analisando NUMERICAMENTE quanto maior a viscosidade maior é a dificuldade em escoar. A viscosidade citada acima trata-se da viscosidade CINEMÁTICA, que nada mais é que a viscosidade dinâmica em função de sua massa específica, fazendo a análise dimensional você chegará COINCIDENTEMENTE na unidade em mm²/s, mas este valor é apenas um referencial de comparação, a unidade não deve ser interpretada no pé da letra.
Falando sobre a SAE, realmente quanto maior o grau maior a viscosidade, mas jamais o óleo será mais viscoso quente! Você não pode comparar o SAE 5W com o SAE 30 porque o protocolo dos testes são diferentes, pra você ter uma ideia a teste do óleo "frio" é realizado a -17,8º e o óleo quente a 55º e 100º, cada protocolo tem uma escala numérica independente.
Falar que o óleo 5W30 é mais viscoso a quente apenas olhando os números é a mesma coisa que falar que uma camiseta G infantil é maior que uma M adulto rssss.

Trabalhei um pouco com homologação de motores, se eu achar uma apostila de normas da SAE que eu tinha eu posto aqui.
Falando em trabalhar, que aqui já trabalhou em concessionária sabe que é totalmente proibido o uso de qualquer produto não homologado pela montadora, se no dia que você queria colocar o seu óleo aparece um auditor da Citroën eles teriam arrumado um grande problema...
Todo o fluido com aumento de temperatura DIMINUI a viscosidade, o AUMENTO da viscosidade em função da temperatura é uma característica dos GASES!
Outra coisa que está errada:
"A 100ºC ele escorre cobrindo uma área pequena por segundo; 14 mm²
A 40ºC ele escorre mais por estar mais fino cobrindo em 1 segundo uma área de 83,1 mm²."
Não é assim que se interpreta a viscosidade, o seu significado físico é a propriedade do fluido através da qual ele oferece resistência às tensões de cisalhamento (Brunetti), ou seja, analisando NUMERICAMENTE quanto maior a viscosidade maior é a dificuldade em escoar. A viscosidade citada acima trata-se da viscosidade CINEMÁTICA, que nada mais é que a viscosidade dinâmica em função de sua massa específica, fazendo a análise dimensional você chegará COINCIDENTEMENTE na unidade em mm²/s, mas este valor é apenas um referencial de comparação, a unidade não deve ser interpretada no pé da letra.
Falando sobre a SAE, realmente quanto maior o grau maior a viscosidade, mas jamais o óleo será mais viscoso quente! Você não pode comparar o SAE 5W com o SAE 30 porque o protocolo dos testes são diferentes, pra você ter uma ideia a teste do óleo "frio" é realizado a -17,8º e o óleo quente a 55º e 100º, cada protocolo tem uma escala numérica independente.
Falar que o óleo 5W30 é mais viscoso a quente apenas olhando os números é a mesma coisa que falar que uma camiseta G infantil é maior que uma M adulto rssss.

Trabalhei um pouco com homologação de motores, se eu achar uma apostila de normas da SAE que eu tinha eu posto aqui.
Falando em trabalhar, que aqui já trabalhou em concessionária sabe que é totalmente proibido o uso de qualquer produto não homologado pela montadora, se no dia que você queria colocar o seu óleo aparece um auditor da Citroën eles teriam arrumado um grande problema...
- jonathansiqueira
- Membros
- Mensagens: 247
- Registrado em: 28 Ago 2012, 20:48
- Estado: SP
- Cidade: Santo André
- Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Amigos, uso este aqui.
R$20,00 na vila prudente em SP.
Meu carro tem 50.000 km.

Abraços
R$20,00 na vila prudente em SP.
Meu carro tem 50.000 km.

Abraços
-
- Membros
- Mensagens: 662
- Registrado em: 12 Ago 2013, 08:07
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 VTR
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
/\
Só continuo usando esse dai mesmo 10w40 API SN semi sintético pq aqui no RJ pago 15 reais/L!Dai diminuo a troca pra 4000~5000 kms ou 6 meses, sempre com filtro de óleo..
Só continuo usando esse dai mesmo 10w40 API SN semi sintético pq aqui no RJ pago 15 reais/L!Dai diminuo a troca pra 4000~5000 kms ou 6 meses, sempre com filtro de óleo..
-
- Membros
- Mensagens: 25
- Registrado em: 15 Jan 2013, 18:03
- Estado: ES
- Cidade: Marataízes
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Prezados,
estou usando, agora, o Havoline 5W - 30 API SN sintético.
Pela diferença de preço para o semissintético, está valendo mais à pena! Coisa de R$ 5,00 a mais...
Um abraço a todos,
Xamã
estou usando, agora, o Havoline 5W - 30 API SN sintético.
Pela diferença de preço para o semissintético, está valendo mais à pena! Coisa de R$ 5,00 a mais...
Um abraço a todos,
Xamã
-
- Membros
- Mensagens: 9
- Registrado em: 25 Jul 2013, 00:10
- Estado: SP
- Cidade: Assis
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Estou testando também o 5w30, sn Shell helix ultra E...