Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
daniel_redes
Membros
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Dez 2013, 17:32
Estado: AM
Cidade: Manaus
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008

Mensagem por daniel_redes »

Olá turma! Comprei um C4 PALLAS BVA 2008 em novembro de 2013. Bom, troquei toda a suspensão, fiz uma viagem de 5 mil km em 20 dias em fevereiro de 2014. Enfim, usei-o bastante. No dia 03/05/14 o ar pifou. Levei em uma loja de ar-condicionado automotivo já conhecida na cidade, inclusive onde já havia feito outros serviços anteriormente em outro carro meu. De confiança. O diagnóstico era de que a evaporadora do carro estava furada. Autorizei o reparo. Peças e mão-de-obra, paguei no total R$1.350,00. O ar estava muito bom.

No dia 14/05/14, dirigindo o carro, estava eu com a minha filha dentro, após deixar a minha esposa no trabalho. No caminho de volta para casa, senti um pouquinho de cheiro de fumaça, mas pensei que fosse de fora do carro. Um quilômetro depois, diminui a velocidade do carro e de repente, saiu muita fumaça branca do capô e labaredas de fogo que atingiam a metade do pára-brisas. O fogo vinha daquele local de plástico entre o capô e o pára-brisas. Ao ver o fogo, parei o carro, liguei o alerta, coloquei o câmbio em P, desliguei o carro, sai, dei a volta por trás, abri a porta traseira direita e quando estava tentando tirar a minha filha da cadeirinha, já tinha gente dentro do carro perguntando pelo extintor. Tudo isso em frações de segundo. Com a minha filha já no colo, vi quatro pessoas me ajudando a apagar o fogo. Depois de alguns minutos, fogo apagado e susto passado, resolvi ligar o carro e ele estava pegando. Como eu moro a 400 metros do incidente, fui com ele andando. O carro estava com a buzina disparada, farol ligando, sem freio, luz do ABS acesa, sem freio, enfim, só fiz chegar em casa e desliguei a bateria.

Chamei o guinho e levei na loja do ar-condicionado. Ele olhou e disse que a culpa não era dele, pois o chicote do motor era que estava derretido (me mostrou). Não tinha haver com a evaporadora do ar. Resolvi levar (no guincho ainda) na concessionária e lá eles fazerem um diagnóstico comprovando ou não se o fogo foi causado por algum problema devido a troca da evaporadora. Me pediu 48h.

Enquanto isso, vi na internet, no site da CITROEN um recall de 2012, que diz o seguinte:

ITENS DE VEDAÇÃO DO COMPARTIMENTO DO MOTOR
Razões técnicas: Não conformidade nos componentes que evitam a infiltração de água no compartimento do motor.
Solução: Verificar e se necessário substituir...
Riscos: Risco de pane elétrica e, eventualmente, princípio de incêndio no compartimento do motor, com risco de acidente.


FONTE: http://www.citroen.com.br/servicos/recall

Bom, me apeguei a isso com medo do valor que teria que pagar. Aqui no norte (Manaus) não é comum fazermos seguro.

Oito dias depois (22/05/14), o rapaz da concessionária me liga e afirma que a montadora irá arcar com tudo. Entretanto, por falta de peças de reposição, o carro seria entregue em até 60 dias. Fiquei feliz e triste.

Tenho direito a carro reserva? Vou postar as fotos do carro.

Arr
Membros
Mensagens: 1243
Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
Estado: SP
Cidade: Itapecerica da Serra
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008

Mensagem por Arr »

Tem outro Recall mais recente relacionado a isso, o da manta da parede de fogo.
A pergunta é: O carro passou pelos Recalls?

Boa que o incêndio foi controlado e a fábrica vai arcar com o conserto.

daniel_redes
Membros
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Dez 2013, 17:32
Estado: AM
Cidade: Manaus
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Re: Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008

Mensagem por daniel_redes »

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Arr
Membros
Mensagens: 1243
Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
Estado: SP
Cidade: Itapecerica da Serra
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008

Mensagem por Arr »

Acho que foi a manta mesmo que pegou fogo, Não?

Avatar do usuário
fmiglior
Moderador
Mensagens: 1953
Registrado em: 15 Fev 2010, 17:36
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Veiculo: C4 VTR
Localização: São Paulo

Re: Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008

Mensagem por fmiglior »

certeza que o cara do AC não mexeu nessas mantas pra trocar o filtro do ar condicionado?

esse último recall é exatamente para melhorar a fixação dessa manta, "melhorar", essa manta fica EM CIMA do coletor de escape, no meu EX VTR como estavam muito feias e eu tinha trocado o coletor de escape já tinha arrancado elas, no recall colocaram de volta, mas se ela ficar solta corre o risco mesmo de encostar no coletor.

como a citroen vai bancar, acho que fica barato esperar esses 60 dias sem carro, se vc tivesse que bancar ia doer no bolso.
EX C4 VTR

Avatar do usuário
Kbelooooo
Membros
Mensagens: 958
Registrado em: 28 Fev 2012, 05:59
Estado: RS
Cidade: Porto Alegre
Veiculo: C4 VTR
Localização: Porto Alegre

Re: Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008

Mensagem por Kbelooooo »

Deu sorte da citroen pagar!
Assim que meu carro ficar pronto vou levar para o recall.
Imagem

RaphaelF
Membros
Mensagens: 662
Registrado em: 12 Ago 2013, 08:07
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 VTR

Re: Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008

Mensagem por RaphaelF »

Pois é, deu sorte de não terem argumentado nem nada pq pelo que vimos isso sairia bastante salgado...mas ai, brinca com o perigo quem deixa de fazer seguro, ainda mais em um carro caro como os C4.......fico imaginando quantos já não pegaram fogo(uns completamente) e a Citroën não arcou.Agradeça viu, se fosse antes do recall só entrando na justiça...

Avatar do usuário
AndréLS
Membros
Mensagens: 405
Registrado em: 15 Nov 2009, 15:41
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
Localização: São Paulo

Re: Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008

Mensagem por AndréLS »

Então embora pelo número do chassi os 1.6 como o meu estejam dentro do recall ele realmente só é para os 2.0.

RaphaelF
Membros
Mensagens: 662
Registrado em: 12 Ago 2013, 08:07
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 VTR

Re: Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008

Mensagem por RaphaelF »

André, isso por um motivo...o coletor de escapamento do 1.6 16v fica na frente, e o dos 2.0 logo abaixo do forro, bem abaixo desse material todo.Mas acho que o 1.6 também deveriam ser convocados já que a fixação do forro etc deles é igual

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”