-
- Membros
- Mensagens: 12
- Registrado em: 02 Dez 2013, 17:32
- Estado: AM
- Cidade: Manaus
- Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008
Olá turma! Comprei um C4 PALLAS BVA 2008 em novembro de 2013. Bom, troquei toda a suspensão, fiz uma viagem de 5 mil km em 20 dias em fevereiro de 2014. Enfim, usei-o bastante. No dia 03/05/14 o ar pifou. Levei em uma loja de ar-condicionado automotivo já conhecida na cidade, inclusive onde já havia feito outros serviços anteriormente em outro carro meu. De confiança. O diagnóstico era de que a evaporadora do carro estava furada. Autorizei o reparo. Peças e mão-de-obra, paguei no total R$1.350,00. O ar estava muito bom.
No dia 14/05/14, dirigindo o carro, estava eu com a minha filha dentro, após deixar a minha esposa no trabalho. No caminho de volta para casa, senti um pouquinho de cheiro de fumaça, mas pensei que fosse de fora do carro. Um quilômetro depois, diminui a velocidade do carro e de repente, saiu muita fumaça branca do capô e labaredas de fogo que atingiam a metade do pára-brisas. O fogo vinha daquele local de plástico entre o capô e o pára-brisas. Ao ver o fogo, parei o carro, liguei o alerta, coloquei o câmbio em P, desliguei o carro, sai, dei a volta por trás, abri a porta traseira direita e quando estava tentando tirar a minha filha da cadeirinha, já tinha gente dentro do carro perguntando pelo extintor. Tudo isso em frações de segundo. Com a minha filha já no colo, vi quatro pessoas me ajudando a apagar o fogo. Depois de alguns minutos, fogo apagado e susto passado, resolvi ligar o carro e ele estava pegando. Como eu moro a 400 metros do incidente, fui com ele andando. O carro estava com a buzina disparada, farol ligando, sem freio, luz do ABS acesa, sem freio, enfim, só fiz chegar em casa e desliguei a bateria.
Chamei o guinho e levei na loja do ar-condicionado. Ele olhou e disse que a culpa não era dele, pois o chicote do motor era que estava derretido (me mostrou). Não tinha haver com a evaporadora do ar. Resolvi levar (no guincho ainda) na concessionária e lá eles fazerem um diagnóstico comprovando ou não se o fogo foi causado por algum problema devido a troca da evaporadora. Me pediu 48h.
Enquanto isso, vi na internet, no site da CITROEN um recall de 2012, que diz o seguinte:
ITENS DE VEDAÇÃO DO COMPARTIMENTO DO MOTOR
Razões técnicas: Não conformidade nos componentes que evitam a infiltração de água no compartimento do motor.
Solução: Verificar e se necessário substituir...
Riscos: Risco de pane elétrica e, eventualmente, princípio de incêndio no compartimento do motor, com risco de acidente.
FONTE: http://www.citroen.com.br/servicos/recall
Bom, me apeguei a isso com medo do valor que teria que pagar. Aqui no norte (Manaus) não é comum fazermos seguro.
Oito dias depois (22/05/14), o rapaz da concessionária me liga e afirma que a montadora irá arcar com tudo. Entretanto, por falta de peças de reposição, o carro seria entregue em até 60 dias. Fiquei feliz e triste.
Tenho direito a carro reserva? Vou postar as fotos do carro.
No dia 14/05/14, dirigindo o carro, estava eu com a minha filha dentro, após deixar a minha esposa no trabalho. No caminho de volta para casa, senti um pouquinho de cheiro de fumaça, mas pensei que fosse de fora do carro. Um quilômetro depois, diminui a velocidade do carro e de repente, saiu muita fumaça branca do capô e labaredas de fogo que atingiam a metade do pára-brisas. O fogo vinha daquele local de plástico entre o capô e o pára-brisas. Ao ver o fogo, parei o carro, liguei o alerta, coloquei o câmbio em P, desliguei o carro, sai, dei a volta por trás, abri a porta traseira direita e quando estava tentando tirar a minha filha da cadeirinha, já tinha gente dentro do carro perguntando pelo extintor. Tudo isso em frações de segundo. Com a minha filha já no colo, vi quatro pessoas me ajudando a apagar o fogo. Depois de alguns minutos, fogo apagado e susto passado, resolvi ligar o carro e ele estava pegando. Como eu moro a 400 metros do incidente, fui com ele andando. O carro estava com a buzina disparada, farol ligando, sem freio, luz do ABS acesa, sem freio, enfim, só fiz chegar em casa e desliguei a bateria.
Chamei o guinho e levei na loja do ar-condicionado. Ele olhou e disse que a culpa não era dele, pois o chicote do motor era que estava derretido (me mostrou). Não tinha haver com a evaporadora do ar. Resolvi levar (no guincho ainda) na concessionária e lá eles fazerem um diagnóstico comprovando ou não se o fogo foi causado por algum problema devido a troca da evaporadora. Me pediu 48h.
Enquanto isso, vi na internet, no site da CITROEN um recall de 2012, que diz o seguinte:
ITENS DE VEDAÇÃO DO COMPARTIMENTO DO MOTOR
Razões técnicas: Não conformidade nos componentes que evitam a infiltração de água no compartimento do motor.
Solução: Verificar e se necessário substituir...
Riscos: Risco de pane elétrica e, eventualmente, princípio de incêndio no compartimento do motor, com risco de acidente.
FONTE: http://www.citroen.com.br/servicos/recall
Bom, me apeguei a isso com medo do valor que teria que pagar. Aqui no norte (Manaus) não é comum fazermos seguro.
Oito dias depois (22/05/14), o rapaz da concessionária me liga e afirma que a montadora irá arcar com tudo. Entretanto, por falta de peças de reposição, o carro seria entregue em até 60 dias. Fiquei feliz e triste.
Tenho direito a carro reserva? Vou postar as fotos do carro.
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008
Tem outro Recall mais recente relacionado a isso, o da manta da parede de fogo.
A pergunta é: O carro passou pelos Recalls?
Boa que o incêndio foi controlado e a fábrica vai arcar com o conserto.
A pergunta é: O carro passou pelos Recalls?
Boa que o incêndio foi controlado e a fábrica vai arcar com o conserto.
-
- Membros
- Mensagens: 12
- Registrado em: 02 Dez 2013, 17:32
- Estado: AM
- Cidade: Manaus
- Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008
Acho que foi a manta mesmo que pegou fogo, Não?
- fmiglior
- Moderador
- Mensagens: 1953
- Registrado em: 15 Fev 2010, 17:36
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: São Paulo
Re: Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008
certeza que o cara do AC não mexeu nessas mantas pra trocar o filtro do ar condicionado?
esse último recall é exatamente para melhorar a fixação dessa manta, "melhorar", essa manta fica EM CIMA do coletor de escape, no meu EX VTR como estavam muito feias e eu tinha trocado o coletor de escape já tinha arrancado elas, no recall colocaram de volta, mas se ela ficar solta corre o risco mesmo de encostar no coletor.
como a citroen vai bancar, acho que fica barato esperar esses 60 dias sem carro, se vc tivesse que bancar ia doer no bolso.
esse último recall é exatamente para melhorar a fixação dessa manta, "melhorar", essa manta fica EM CIMA do coletor de escape, no meu EX VTR como estavam muito feias e eu tinha trocado o coletor de escape já tinha arrancado elas, no recall colocaram de volta, mas se ela ficar solta corre o risco mesmo de encostar no coletor.
como a citroen vai bancar, acho que fica barato esperar esses 60 dias sem carro, se vc tivesse que bancar ia doer no bolso.
EX C4 VTR
- Kbelooooo
- Membros
- Mensagens: 958
- Registrado em: 28 Fev 2012, 05:59
- Estado: RS
- Cidade: Porto Alegre
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Porto Alegre
Re: Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008
Deu sorte da citroen pagar!
Assim que meu carro ficar pronto vou levar para o recall.
Assim que meu carro ficar pronto vou levar para o recall.
-
- Membros
- Mensagens: 662
- Registrado em: 12 Ago 2013, 08:07
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 VTR
Re: Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008
Pois é, deu sorte de não terem argumentado nem nada pq pelo que vimos isso sairia bastante salgado...mas ai, brinca com o perigo quem deixa de fazer seguro, ainda mais em um carro caro como os C4.......fico imaginando quantos já não pegaram fogo(uns completamente) e a Citroën não arcou.Agradeça viu, se fosse antes do recall só entrando na justiça...
- AndréLS
- Membros
- Mensagens: 405
- Registrado em: 15 Nov 2009, 15:41
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
- Localização: São Paulo
Re: Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008
Então embora pelo número do chassi os 1.6 como o meu estejam dentro do recall ele realmente só é para os 2.0.
-
- Membros
- Mensagens: 662
- Registrado em: 12 Ago 2013, 08:07
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 VTR
Re: Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008
André, isso por um motivo...o coletor de escapamento do 1.6 16v fica na frente, e o dos 2.0 logo abaixo do forro, bem abaixo desse material todo.Mas acho que o 1.6 também deveriam ser convocados já que a fixação do forro etc deles é igual