A uns dias atrás precisei completar o óleo do motor, e uns dias depois percebi o protetor de carter sujo de óleo. Levei no mecânico que o antigo dono já levava a 6 anos (inclusive foi feita uma revisão completa a alguns meses, com troca de correia, embreagem, retentores, etc etc, o carro está com 127 mil Km). Enfim, ele viu que o vazamento vinha de cima, e desmontou pra ver se não era nos retentores, e viu que na verdade vinha dos tuchos do cabeçote (foi o nome que ele me disse, não entendo muito do assunto), é o item 10 da imagem abaixo:

Ele disse que vai ter que desmontar o cabeçote pra ver exatamente o problema. Segundo ele, pode ser que precise apenas reparar o tucho, ou se danificou o cabeçote, ter que trocá-lo. Preço de um cabeçote retificado: R$1600,00.
A correia dentada que estava novinha também foi pro saco, pois vazou óleo nela, vai ter que trocar.
O mecânico disse que essa "folga" nos tuchos é um problema de desgaste, e não por falta de manutenção, e é relativamente comum nesses motores. Procede essa informação?
Outra coisa, vou precisar trocar o coxim inferior do motor, está estourado, e recebi a informação de que essa peça se desgasta rápido (foi trocado a pouco mais de um ano). Procede também?
Bom, nessa brincadera toda, vou gastar por volta de R$3500,00 (trocando cabeçote, correia, coxim, e o que for necessário). O carro está na oficina pra retirar o cabeçote e amanhã de manhã fico sabendo o que vai precisar ser feito.
Qual a opinião da galera do fórum? Os valores estão dentro da média? Esse problema foi azar mesmo ou alguma coisa provocou isso?
Abraço!