-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 VTR
Vazamento de óleo no cabeçote VTR
Fala galera! Venho compartilhar um problema bem desagradável com vocês...
A uns dias atrás precisei completar o óleo do motor, e uns dias depois percebi o protetor de carter sujo de óleo. Levei no mecânico que o antigo dono já levava a 6 anos (inclusive foi feita uma revisão completa a alguns meses, com troca de correia, embreagem, retentores, etc etc, o carro está com 127 mil Km). Enfim, ele viu que o vazamento vinha de cima, e desmontou pra ver se não era nos retentores, e viu que na verdade vinha dos tuchos do cabeçote (foi o nome que ele me disse, não entendo muito do assunto), é o item 10 da imagem abaixo:
Ele disse que vai ter que desmontar o cabeçote pra ver exatamente o problema. Segundo ele, pode ser que precise apenas reparar o tucho, ou se danificou o cabeçote, ter que trocá-lo. Preço de um cabeçote retificado: R$1600,00.
A correia dentada que estava novinha também foi pro saco, pois vazou óleo nela, vai ter que trocar.
O mecânico disse que essa "folga" nos tuchos é um problema de desgaste, e não por falta de manutenção, e é relativamente comum nesses motores. Procede essa informação?
Outra coisa, vou precisar trocar o coxim inferior do motor, está estourado, e recebi a informação de que essa peça se desgasta rápido (foi trocado a pouco mais de um ano). Procede também?
Bom, nessa brincadera toda, vou gastar por volta de R$3500,00 (trocando cabeçote, correia, coxim, e o que for necessário). O carro está na oficina pra retirar o cabeçote e amanhã de manhã fico sabendo o que vai precisar ser feito.
Qual a opinião da galera do fórum? Os valores estão dentro da média? Esse problema foi azar mesmo ou alguma coisa provocou isso?
Abraço!
A uns dias atrás precisei completar o óleo do motor, e uns dias depois percebi o protetor de carter sujo de óleo. Levei no mecânico que o antigo dono já levava a 6 anos (inclusive foi feita uma revisão completa a alguns meses, com troca de correia, embreagem, retentores, etc etc, o carro está com 127 mil Km). Enfim, ele viu que o vazamento vinha de cima, e desmontou pra ver se não era nos retentores, e viu que na verdade vinha dos tuchos do cabeçote (foi o nome que ele me disse, não entendo muito do assunto), é o item 10 da imagem abaixo:
Ele disse que vai ter que desmontar o cabeçote pra ver exatamente o problema. Segundo ele, pode ser que precise apenas reparar o tucho, ou se danificou o cabeçote, ter que trocá-lo. Preço de um cabeçote retificado: R$1600,00.
A correia dentada que estava novinha também foi pro saco, pois vazou óleo nela, vai ter que trocar.
O mecânico disse que essa "folga" nos tuchos é um problema de desgaste, e não por falta de manutenção, e é relativamente comum nesses motores. Procede essa informação?
Outra coisa, vou precisar trocar o coxim inferior do motor, está estourado, e recebi a informação de que essa peça se desgasta rápido (foi trocado a pouco mais de um ano). Procede também?
Bom, nessa brincadera toda, vou gastar por volta de R$3500,00 (trocando cabeçote, correia, coxim, e o que for necessário). O carro está na oficina pra retirar o cabeçote e amanhã de manhã fico sabendo o que vai precisar ser feito.
Qual a opinião da galera do fórum? Os valores estão dentro da média? Esse problema foi azar mesmo ou alguma coisa provocou isso?
Abraço!
-
- Membros
- Estado: RJ
Re: Vazamento de óleo no cabeçote VTR
Barulho de tucho nesses motores PSA são normais, ocorre pelo uso continuo. Se o barulho não tiver nada monstruoso, pode deixar do jeito q esta.
Sobre o vazamento de óleo, certamente é a junta da tampa de tucho, não tem nada haver com retirada do cabeçote, mto menos retifica. Desculpa mas isso ta parecendo uma tremenda enrolação de mecânico.
Só retirar a tampa e trocar a junta. Sobre ter caído óleo na correia, realmente isso preocupa, pq óleo em borracha faz com que ela se estique e perca o tempo d vida.
O coxim, bom se comprou de uma marca ruim, ele certamente vai estourar, agora tbm seria legal vc verificar os outros, pq se os de cima estiverem cansados, força o de baixo...Mas isso tbm depende da forma q dirige, os buracos, é relativo...
Se eu fosse vc, levaria em outro mecanico para ter uma segunda opção
Sobre o vazamento de óleo, certamente é a junta da tampa de tucho, não tem nada haver com retirada do cabeçote, mto menos retifica. Desculpa mas isso ta parecendo uma tremenda enrolação de mecânico.
Só retirar a tampa e trocar a junta. Sobre ter caído óleo na correia, realmente isso preocupa, pq óleo em borracha faz com que ela se estique e perca o tempo d vida.
O coxim, bom se comprou de uma marca ruim, ele certamente vai estourar, agora tbm seria legal vc verificar os outros, pq se os de cima estiverem cansados, força o de baixo...Mas isso tbm depende da forma q dirige, os buracos, é relativo...
VENDO
C4 VTR com 70mil KM - Preto - Revisado, sem detalhes R$24.300,00 - Rio de Janeiro/ RJ
link: viewtopic.php?f=44&t=27089
C4 VTR com 70mil KM - Preto - Revisado, sem detalhes R$24.300,00 - Rio de Janeiro/ RJ
-
- Membros
Acontece que não está fazendo nenhum barulho estranho. Quanto à junta da tampa de tucho, é o item 10 da imagem acima? Pois o vazamento é exatamente ali. Nesse caso, qual é o procedimento?Neko escreveu:Barulho de tucho nesses motores PSA são normais, ocorre pelo uso continuo. Se o barulho não tiver nada monstruoso, pode deixar do jeito q esta.
O compartimento da correia dentada está com muito óleo, vou trocá-la pra não ter problemas futuros.
Os coxins superiores estão bons, e não sei dizer qual marca que é. Qual o preço médio do coxim inferior original?
Abraço.
-
- Membros
Os tais "tuchos" que estou me referindo são esses da foto, só que do lado da correia. O vazamento está no da esquerda. O que pode ter causado? Pode ter danificado o cabeçote? É preciso removê-lo pra verificar?
Edit: Achei uma foto do lado certo, o vazamento é onde está indicado
Edit: Achei uma foto do lado certo, o vazamento é onde está indicado
Editado pela última vez por dubertagna em 02 Jul 2014, 18:24, em um total de 1 vez.
- R B Zetec
- Membros
- Estado: DF
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual
Não, os tucho se localizam em cima das hastes das válvulas, e em nenhum momento eles causam vazamento externo de óleo.
Isso que você mostra na foto, me parece um selo, uma tampinha metálica usada para tampar o buraco utilizado na usinagem interna do cabeçote.
Dar uma opinião sem ter feito esse serviço é complicado, más eu não retiraria o cabeçote para trocar essa peça.
Imprime essa foto, junto com o esquema do service Citroen e leva na CSS Peugeot, fica mais barato.
Leva em outro mecânico, explica o que esta acontecendo, outras opiniões ( e orçamentos ) sempre são bem vindas.
Isso que você mostra na foto, me parece um selo, uma tampinha metálica usada para tampar o buraco utilizado na usinagem interna do cabeçote.
Dar uma opinião sem ter feito esse serviço é complicado, más eu não retiraria o cabeçote para trocar essa peça.
Imprime essa foto, junto com o esquema do service Citroen e leva na CSS Peugeot, fica mais barato.
Leva em outro mecânico, explica o que esta acontecendo, outras opiniões ( e orçamentos ) sempre são bem vindas.
-
- Membros
Editei o post acima com uma nova imagem. Falei tuchos porque foi o que o mecânico disse. Amanhã vou imprimir as imagens e levar na Citroen e na Peugeot.R B Zetec escreveu:Não, os tucho se localizam em cima das hastes das válvulas, e em nenhum momento eles causam vazamento externo de óleo.
E também vou na oficina pra ver se tem alguma novidade e acompanhar o trabalho. Se ele ainda não retirou o cabeçote vou pedir pra esperar. O duro é que não conheço outros mecânicos de confiança aqui em São Carlos, mas esse que levei já mexe nesse VTR a 6 anos e trabalha com importados, e te garanto que o antigo dono era bem "chato" quando o assunto era manutenção do carro.
- R B Zetec
- Membros
Cara, que complicado heimm, isso não está parecendo ser um selo, como disse acima, não tenho ideia do que pode ser. Não sei como te ajudar mais. :(
-
- Membros
Pois é, passei a tarde toda pesquisando isso e não encontrei nenhum caso de vazamento nesse local, nem o nome da peça consegui achar.
De qualquer forma obrigado cara.
De qualquer forma obrigado cara.
-
- Membros
- Estado: RJ
Isso parece um retentor, continuo afirmando que não é motivo pra retirar o cabeçote, gasto desnecessário de Mecânico que não quer ter trabalho e quer empurrar serviço pra ganhar dinheiro.
Se o motor não faz barulho, não ha necessidade de troca dos tuchos...
Se eu fosse vc não deixava remover nada do teu carro e procuraria outras opiniões
Se o motor não faz barulho, não ha necessidade de troca dos tuchos...
Se eu fosse vc não deixava remover nada do teu carro e procuraria outras opiniões
VENDO
- R B Zetec
- Membros
Retentor ? Estranho, nunca vi um retentor assim, todo de metal e sem uma parte emborrachada no meio ou na parte externa.