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Vazamento de óleo no cabeçote VTR
Fala galera! Venho compartilhar um problema bem desagradável com vocês...
A uns dias atrás precisei completar o óleo do motor, e uns dias depois percebi o protetor de carter sujo de óleo. Levei no mecânico que o antigo dono já levava a 6 anos (inclusive foi feita uma revisão completa a alguns meses, com troca de correia, embreagem, retentores, etc etc, o carro está com 127 mil Km). Enfim, ele viu que o vazamento vinha de cima, e desmontou pra ver se não era nos retentores, e viu que na verdade vinha dos tuchos do cabeçote (foi o nome que ele me disse, não entendo muito do assunto), é o item 10 da imagem abaixo:
Ele disse que vai ter que desmontar o cabeçote pra ver exatamente o problema. Segundo ele, pode ser que precise apenas reparar o tucho, ou se danificou o cabeçote, ter que trocá-lo. Preço de um cabeçote retificado: R$1600,00.
A correia dentada que estava novinha também foi pro saco, pois vazou óleo nela, vai ter que trocar.
O mecânico disse que essa "folga" nos tuchos é um problema de desgaste, e não por falta de manutenção, e é relativamente comum nesses motores. Procede essa informação?
Outra coisa, vou precisar trocar o coxim inferior do motor, está estourado, e recebi a informação de que essa peça se desgasta rápido (foi trocado a pouco mais de um ano). Procede também?
Bom, nessa brincadera toda, vou gastar por volta de R$3500,00 (trocando cabeçote, correia, coxim, e o que for necessário). O carro está na oficina pra retirar o cabeçote e amanhã de manhã fico sabendo o que vai precisar ser feito.
Qual a opinião da galera do fórum? Os valores estão dentro da média? Esse problema foi azar mesmo ou alguma coisa provocou isso?
Abraço!
A uns dias atrás precisei completar o óleo do motor, e uns dias depois percebi o protetor de carter sujo de óleo. Levei no mecânico que o antigo dono já levava a 6 anos (inclusive foi feita uma revisão completa a alguns meses, com troca de correia, embreagem, retentores, etc etc, o carro está com 127 mil Km). Enfim, ele viu que o vazamento vinha de cima, e desmontou pra ver se não era nos retentores, e viu que na verdade vinha dos tuchos do cabeçote (foi o nome que ele me disse, não entendo muito do assunto), é o item 10 da imagem abaixo:
Ele disse que vai ter que desmontar o cabeçote pra ver exatamente o problema. Segundo ele, pode ser que precise apenas reparar o tucho, ou se danificou o cabeçote, ter que trocá-lo. Preço de um cabeçote retificado: R$1600,00.
A correia dentada que estava novinha também foi pro saco, pois vazou óleo nela, vai ter que trocar.
O mecânico disse que essa "folga" nos tuchos é um problema de desgaste, e não por falta de manutenção, e é relativamente comum nesses motores. Procede essa informação?
Outra coisa, vou precisar trocar o coxim inferior do motor, está estourado, e recebi a informação de que essa peça se desgasta rápido (foi trocado a pouco mais de um ano). Procede também?
Bom, nessa brincadera toda, vou gastar por volta de R$3500,00 (trocando cabeçote, correia, coxim, e o que for necessário). O carro está na oficina pra retirar o cabeçote e amanhã de manhã fico sabendo o que vai precisar ser feito.
Qual a opinião da galera do fórum? Os valores estão dentro da média? Esse problema foi azar mesmo ou alguma coisa provocou isso?
Abraço!
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Re: Vazamento de óleo no cabeçote VTR
Barulho de tucho nesses motores PSA são normais, ocorre pelo uso continuo. Se o barulho não tiver nada monstruoso, pode deixar do jeito q esta.
Sobre o vazamento de óleo, certamente é a junta da tampa de tucho, não tem nada haver com retirada do cabeçote, mto menos retifica. Desculpa mas isso ta parecendo uma tremenda enrolação de mecânico.
Só retirar a tampa e trocar a junta. Sobre ter caído óleo na correia, realmente isso preocupa, pq óleo em borracha faz com que ela se estique e perca o tempo d vida.
O coxim, bom se comprou de uma marca ruim, ele certamente vai estourar, agora tbm seria legal vc verificar os outros, pq se os de cima estiverem cansados, força o de baixo...Mas isso tbm depende da forma q dirige, os buracos, é relativo...
Se eu fosse vc, levaria em outro mecanico para ter uma segunda opção
Sobre o vazamento de óleo, certamente é a junta da tampa de tucho, não tem nada haver com retirada do cabeçote, mto menos retifica. Desculpa mas isso ta parecendo uma tremenda enrolação de mecânico.
Só retirar a tampa e trocar a junta. Sobre ter caído óleo na correia, realmente isso preocupa, pq óleo em borracha faz com que ela se estique e perca o tempo d vida.
O coxim, bom se comprou de uma marca ruim, ele certamente vai estourar, agora tbm seria legal vc verificar os outros, pq se os de cima estiverem cansados, força o de baixo...Mas isso tbm depende da forma q dirige, os buracos, é relativo...
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VENDO
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link: viewtopic.php?f=44&t=27089
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Re: Vazamento de óleo no cabeçote VTR
Acontece que não está fazendo nenhum barulho estranho. Quanto à junta da tampa de tucho, é o item 10 da imagem acima? Pois o vazamento é exatamente ali. Nesse caso, qual é o procedimento?Neko escreveu:Barulho de tucho nesses motores PSA são normais, ocorre pelo uso continuo. Se o barulho não tiver nada monstruoso, pode deixar do jeito q esta.
Sobre o vazamento de óleo, certamente é a junta da tampa de tucho, não tem nada haver com retirada do cabeçote, mto menos retifica. Desculpa mas isso ta parecendo uma tremenda enrolação de mecânico.
Só retirar a tampa e trocar a junta. Sobre ter caído óleo na correia, realmente isso preocupa, pq óleo em borracha faz com que ela se estique e perca o tempo d vida.
O coxim, bom se comprou de uma marca ruim, ele certamente vai estourar, agora tbm seria legal vc verificar os outros, pq se os de cima estiverem cansados, força o de baixo...Mas isso tbm depende da forma q dirige, os buracos, é relativo...
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O compartimento da correia dentada está com muito óleo, vou trocá-la pra não ter problemas futuros.
Os coxins superiores estão bons, e não sei dizer qual marca que é. Qual o preço médio do coxim inferior original?
Abraço.
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Re: Vazamento de óleo no cabeçote VTR
Os tais "tuchos" que estou me referindo são esses da foto, só que do lado da correia. O vazamento está no da esquerda. O que pode ter causado? Pode ter danificado o cabeçote? É preciso removê-lo pra verificar?
Edit: Achei uma foto do lado certo, o vazamento é onde está indicado
Edit: Achei uma foto do lado certo, o vazamento é onde está indicado
Editado pela última vez por dubertagna em 02 Jul 2014, 18:24, em um total de 1 vez.
- R B Zetec
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Re: Vazamento de óleo no cabeçote VTR
Não, os tucho se localizam em cima das hastes das válvulas, e em nenhum momento eles causam vazamento externo de óleo.
Isso que você mostra na foto, me parece um selo, uma tampinha metálica usada para tampar o buraco utilizado na usinagem interna do cabeçote.
Dar uma opinião sem ter feito esse serviço é complicado, más eu não retiraria o cabeçote para trocar essa peça.
Imprime essa foto, junto com o esquema do service Citroen e leva na CSS Peugeot, fica mais barato.
Leva em outro mecânico, explica o que esta acontecendo, outras opiniões ( e orçamentos ) sempre são bem vindas.
Isso que você mostra na foto, me parece um selo, uma tampinha metálica usada para tampar o buraco utilizado na usinagem interna do cabeçote.
Dar uma opinião sem ter feito esse serviço é complicado, más eu não retiraria o cabeçote para trocar essa peça.
Imprime essa foto, junto com o esquema do service Citroen e leva na CSS Peugeot, fica mais barato.
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Re: Vazamento de óleo no cabeçote VTR
Editei o post acima com uma nova imagem. Falei tuchos porque foi o que o mecânico disse. Amanhã vou imprimir as imagens e levar na Citroen e na Peugeot.R B Zetec escreveu:Não, os tucho se localizam em cima das hastes das válvulas, e em nenhum momento eles causam vazamento externo de óleo.
Isso que você mostra na foto, me parece um selo, uma tampinha metálica usada para tampar o buraco utilizado na usinagem interna do cabeçote.
Dar uma opinião sem ter feito esse serviço é complicado, más eu não retiraria o cabeçote para trocar essa peça.
Imprime essa foto, junto com o esquema do service Citroen e leva na CSS Peugeot, fica mais barato.
Leva em outro mecânico, explica o que esta acontecendo, outras opiniões ( e orçamentos ) sempre são bem vindas.
E também vou na oficina pra ver se tem alguma novidade e acompanhar o trabalho. Se ele ainda não retirou o cabeçote vou pedir pra esperar. O duro é que não conheço outros mecânicos de confiança aqui em São Carlos, mas esse que levei já mexe nesse VTR a 6 anos e trabalha com importados, e te garanto que o antigo dono era bem "chato" quando o assunto era manutenção do carro.
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Re: Vazamento de óleo no cabeçote VTR
Cara, que complicado heimm, isso não está parecendo ser um selo, como disse acima, não tenho ideia do que pode ser. Não sei como te ajudar mais. :(
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Re: Vazamento de óleo no cabeçote VTR
Pois é, passei a tarde toda pesquisando isso e não encontrei nenhum caso de vazamento nesse local, nem o nome da peça consegui achar.
De qualquer forma obrigado cara.
De qualquer forma obrigado cara.
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Re: Vazamento de óleo no cabeçote VTR
Isso parece um retentor, continuo afirmando que não é motivo pra retirar o cabeçote, gasto desnecessário de Mecânico que não quer ter trabalho e quer empurrar serviço pra ganhar dinheiro.
Se o motor não faz barulho, não ha necessidade de troca dos tuchos...
Se eu fosse vc não deixava remover nada do teu carro e procuraria outras opiniões
Se o motor não faz barulho, não ha necessidade de troca dos tuchos...
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link: viewtopic.php?f=44&t=27089
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- R B Zetec
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Re: Vazamento de óleo no cabeçote VTR
Retentor ? Estranho, nunca vi um retentor assim, todo de metal e sem uma parte emborrachada no meio ou na parte externa.