AndréLS escreveu:Vou passar minha experiência prática no motor 1.6 sem teorias, só prática.
15w50, original, nunca baixou nada quando 0km.
Após chegava a trocar em seguida após a revisão por óleo mais avançado, usei 5w40, 10w40 e 15w40. Todos sem exceção tinham consumo muito alto, e está certo e previsto consumir, porém é muito. Exemplo viagem de mais de 1000km, se tivesse com óleo no meio da vareta chegaria no destino no mínimo ou abaixo, sempre tinha óleo na bagagem. Uma vez apareceu alerta de pouco óleo no cárter.
Depois de muitas trocas e experimentos, voltei ao original 15w50, fiz viagem de 1200km e consumiu 1/3 dos óleos mais finos.
Resultado no consumo de combustível zero, não creio que há nenhuma vantagem em redução de atrito dos óleos mais finos.
Em resumo creio que a única vantagem em upgrade de óleo é a estabilidade das bases sintéticas, claro tudo isso dito referente ao 1.6.
Ae galera, li o tópico todo e sou sincero, a confusão em minha mente impera! kkkk
Tenho um C4 1.6 16v com 55k rodados, sempre usei 5w30, nada a reclamar quanto a aspereza etc, o problema é a caralha do consumo de óleo hehe.
Gostaria de opinião:
Moro em Recife, aqui é quente, úmido, 30 graus a media anual hehe.
Atualmente rodo bem pouco com o carro, sempre na cidade. As vezes viagens de 120km - 240km.
Após o depoimento do amigo que o 1.6 consome óleo também no 5w40 e não no 15w50. Teria alguma vantagem em por esse 15w50, ele é sintético ou semi-sintético? Encontro nas principais marcas de óleo ou é mais para CSS mesmo?
Pelo que vi esse 15w50 é bem "antigo" em relação a esses 5w30 e 5w40.
O 5w30 é bem caro aqui em Recife, 40-45 reais o preço.
o 5w40 com certeza é mais barato e esse 15w50 também deve ser.
Desde já, agradecido!