Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
mangaba
Membros
Estado: SC
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático

Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)

Mensagem por mangaba »

tbyte escreveu:Pessoal, o meu estava com delay infernal ao sair em cruzamentos e ao passar em lombadas. Parecia que tinha um buraco por volta de 1500 RPM. Resolvi reiniciando os auto adaptativos no Proxia, e seguindo o procedimento pós reinicialização. O carro ficou outro, duas semanas e uns 500km sem apresentar problema!
Caro, boa tarde,

Poderias explicar um pouco melhor ?
Isso foi feito na concessionaria ou tu tens o Proxia ?
O que é esse procedimento pós reinicialização ?

Obrigado!

tbyte
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 2.0 Flex Auto6

Mensagem por tbyte »

Mangaba, eu tenho o Proxia, fiz em casa. Inclusive acho complicado fazer na concessionaria, o carro teria que ficar parado por muitas horas... não é um simples reset.

Segundo o Proxia, o procedimento é o seguinte:

1 - ativar a opção de reinicialização dos auto adaptativos com o motor frio, sem ter dado partida nos últimos 10 minutos (frio entende-se: na mesma temperatura do ambiente)
2 - desligar todos os equipamentos elétricos (incluindo ar condicionado, rádio, acendimento automático dos farois, iluminação interna, etc. O meu ligou o ar e farois assim que dei partida. Desliguei os equipamentos logo em seguida e não atrapalhou o processo)
3 - dar partida sem acelerar
4 - deixar em P ou ponto morto e esperar que o carro esquente normalmente, nunca acelerar, até que a temperatura do motor chegue na ideal e ventoinha do radiador seja acionada.
5 - aguardar a ventoinha desligar
6 - acelerar o carro até 5000 RPM
7 - deixar voltar ao ponto morto e aguardar alguns segundos (esperei cerca de 10 segundos)

Depois disso pode sair com o carro que ele vai ficar uma manteiga, super esperto.
Antes de fazer esse procedimento eu ja tinha trocado todos os filtros, velas, etc... Ja estava cotando preço de bobina quando vi uma mensagem no forum dizendo que a concessionaria tinha "atualizado o firmware e reiniciado os auto adaptativos". Isso realmente parece ser um defeito no software do carro e que vai aparecer mais cedo ou mais tarde. Pode ser que com alguma atualização isso nunca mais aconteça.. Seria legal os colegas com proxia postarem a versao de firmware que estao usando e se ja apresentou o problema e como resolveu.

Se você não tem o proxia, acho que vale a pena tentar desligar a bateria antes de dormir e tentar esse procedimento logo de manhã (avise se funcionou!! vai ajudar muita gente). Como o nome diz, ele é "auto adaptativo", a ideia é que ele aprenda sozinho como se comportam os sensores do carro.... em tese seria bom reiniciar toda vez que trocar algum sensor ou mudar a qualidade do combustivel... mas na teoria ele também teria que ser capaz de reaprender sozinho, durante o uso normal. Como tem muita gente reclamando e até achando que isso é o comportamento normal do carro, me parece que tem algum furo de lógica no algoritimo desse auto adaptativo....
Boa sorte!

mangaba
Membros

Mensagem por mangaba »

Tbyte, agradeço as informações detalhadas.

Vou ver se um dia consigo fazer este procedimento.

O engraçado é que este comportamento de atraso na saida de lombadas não é constante:
- Tem vezes que saio e em todas lombadas (ou situações similares, onde reduz até segunda marcha) aparece o atraso. Já to até mudando o modo de condução, já entrando na lombada acelerendo um pouco
- Tem vezes que o carro em todo o trecho não dá o problemas, acelerando praticamente de imediato.
- Se uso o cambio no modo tiptronic, praticamente não da o problema.

SDS

tbyte
Membros

Mensagem por tbyte »

No seu caso pode ser algo diferente, ate mesmo no cambio, como meu mecânico sugeriu.
No meu caso o atraso acontecia mesmo no tiptronic e o buraco por volta de 1500rpm aparecia ate mesmo estacionado em N ou P, descartando a influencia do cambio no defeito.
Vale lembrar que nem sempre o defeito aparecia, mas foi ficando cada vez mais aparente. Estacionado, acontecia cerca de 4 vezes a cada 10 testes de aceleração.

mangaba
Membros

Mensagem por mangaba »

tbyte escreveu:No seu caso pode ser algo diferente, ate mesmo no cambio, como meu mecânico sugeriu.
No meu caso o atraso acontecia mesmo no tiptronic e o buraco por volta de 1500rpm aparecia ate mesmo estacionado em N ou P, descartando a influencia do cambio no defeito.
Vale lembrar que nem sempre o defeito aparecia, mas foi ficando cada vez mais aparente. Estacionado, acontecia cerca de 4 vezes a cada 10 testes de aceleração.
Hoje fui em uma oficina para ver se faziam a reinicialização dos auto adaptativos e o mecanico perguntou sobre o oleo do cambio, tambem.
Porem, no meu carro foi verificado a pouco tempo e estava tudo oK, no nivel e com aspecto bom.
Tambme não dá nenhum tranco.
De qualquer forma, vou fazer a reinicialização, para ver se ajuda. Não é um valor alto.

SDS

DanielSS
Membros
Estado: MS
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por DanielSS »

Comprei meu Pallas 08 e estou com ele há uma semana.
Achei muito estrando o acelerador, pois quando dou uma pisada média em baixa rotação, principalmente depois de quebra molas ele demora na resposta, tipo 2 segundos, e se eu der um pisão mais forte ele da uma engasgada e da um estralo no escapamento (tipo fusca velho), ai ele retoma a força e arranca.
Isso não é normal, alguém tem uma idéia? Velas, bicos sujos?

fraiano
Membros
Veiculo: C4 Picasso

Mensagem por fraiano »

MEU CARRO C4 PICASSO 11/12 com 54.000 km, mesmo motor do Pallas

Srs. tentei tudo o que disseram aqui no forum (troquei as velas filtro de ar e filtro de combustivel, coloquei aditivo bardhal) melhorou muito o consumo e desempenho, mas não resolveu o atraso na aceleração. Quando levei meu picasso 11/12 na concessionário de Presidente Prudente, Lumiere, na hora que o piloto de teste andou ele sentiu o problema e falou que tinha que fazer descarbonoização do motor. Quando abriram o motor ele esta todo cheio de borra por dentro. A limpeza foi feita e aproveitei para pedir para resetar os sistemas e autos adaptativos como disseram aqui no forum. Total dos serviços 560,00 reais
PROBLEMA RESOLVIDO

Para quem está com esse problema vou fazer um RESUMO DO QUE DEVE SER FEITO:
- Trocar as velas (colocar a original, inclusive é mais barata);
- Trocar filtro de ar;
- Trocar filtro de combustível;
- Limpeza de bico e corpo da borboleta;
- ((((( PRINCIPAL ))))Descarbonização do motor, partes que estão em contato com a combustão;
- resetar os autos adaptativos limpando a memória do sistema; e
- Dai em diante sempre usar gasolina aditivada

Felipe Dário
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Mensagem por Felipe Dário »

tbyte

sobre: 1 - ativar a opção de reinicialização dos auto adaptativos com o motor frio, sem ter dado partida nos últimos 10 minutos (frio entende-se: na mesma temperatura do ambiente)

isso é selecionar alguma opção ou é propriamente deixar o carro frio e sem dar partida por 10 minutos ?? resumo: como ativo a opção de reinicialização dos autos adaptativos... obrigado estou na esperança que me ajude pois já fiz TUDO!!!

tbyte
Membros

Mensagem por tbyte »

Fala felipe, essa é uma opção disponível no software que a concessionaria usa. Voce pode fazer na concessionaria ou alguma oficina que tenha um software chaado lexia, proxia ou diagbox. Se estiver na região de campinas eu posso indicar uma oficina de um cara que manja

mangaba
Membros

Mensagem por mangaba »

mangaba escreveu:Tbyte, agradeço as informações detalhadas.

Vou ver se um dia consigo fazer este procedimento.

O engraçado é que este comportamento de atraso na saida de lombadas não é constante:
- Tem vezes que saio e em todas lombadas (ou situações similares, onde reduz até segunda marcha) aparece o atraso. Já to até mudando o modo de condução, já entrando na lombada acelerendo um pouco
- Tem vezes que o carro em todo o trecho não dá o problemas, acelerando praticamente de imediato.
- Se uso o cambio no modo tiptronic, praticamente não da o problema.

SDS
Caros, só dando um retorno, depois de muito tempo encostei o carro na oficina para olhar a suspensão e pedi para fazer a reinicialização dos autos adaptativos.
No meu caso resolveu o problema de atraso na aceleração, o carro parece outro.
Como é um procedimento relativamente barato, é o que recomendaria fazer inicialmente para quem tem o problema do atraso

SDS

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”