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Troca válvula termostática
Fala galera, tranquilo?
Recentemente tive problemas com a válvula termostática do meu C4, como já é de conhecimento de alguns eu mesmo troquei a peça.
Infelizmente não tirei muitas fotos na hora da troca, mas com tudo montado ainda da para mostrar como executar a troca!
O problema, sempre que estava em rodovia a temperatura abaixava para 2 barrinhas, passei um scanner e não constatou nada, após isso comprei um scanner genérico ‘’Elm 27 ‘’ para eu mesmo verificar a temperatura, blz, liguei o Elm 27 rodei na cidade e a temperatura ficou na casa dos 85°c, assim que peguei a rodovia ela abaixou para 73°c, ou seja a válvula demora a fechar.
Fui na Css de São Carlos e acreditem... R$ 340,00 em uma válvula.... Comecei a pesquisar e comprei uma da Whaler = Excelente qualidade! Por R$60,00....
Primeiramente tira a capa do motor, puxando para cima com cuidado para não quebrar os encaixes, em seguida com uma chave de fenda retirar a cx do filtro de ar... acho que isso todos sabem, caso alguém precise me avise que tiro umas fotos.
Mãos a obra.
Ferramentas: 1 Alicate e uma chave 10mm
Com o alicate, alivie a pressão a abraçadeira e em seguida puxe a mangueira.
( Eu coloquei fita nos dentes do alicate para não machucar a abraçadeira. )
Feito isso, com a chave 10mm retire a válvula defeituosa e coloque a nova, infelizmente não tenho fotos da troca...
Ao colocar a nova, não aperte muito, pois pode trincar.
Aproveitei e troquei o reservatório de expansão por um zero km
Agora é hora da limpeza do Sistema, utilizando o limpa radiador orgânico da Koube.
Para vocês intenderem um pouco melhor como realizar a limpeza.
Recentemente tive problemas com a válvula termostática do meu C4, como já é de conhecimento de alguns eu mesmo troquei a peça.
Infelizmente não tirei muitas fotos na hora da troca, mas com tudo montado ainda da para mostrar como executar a troca!
O problema, sempre que estava em rodovia a temperatura abaixava para 2 barrinhas, passei um scanner e não constatou nada, após isso comprei um scanner genérico ‘’Elm 27 ‘’ para eu mesmo verificar a temperatura, blz, liguei o Elm 27 rodei na cidade e a temperatura ficou na casa dos 85°c, assim que peguei a rodovia ela abaixou para 73°c, ou seja a válvula demora a fechar.
Fui na Css de São Carlos e acreditem... R$ 340,00 em uma válvula.... Comecei a pesquisar e comprei uma da Whaler = Excelente qualidade! Por R$60,00....
Primeiramente tira a capa do motor, puxando para cima com cuidado para não quebrar os encaixes, em seguida com uma chave de fenda retirar a cx do filtro de ar... acho que isso todos sabem, caso alguém precise me avise que tiro umas fotos.
Mãos a obra.
Ferramentas: 1 Alicate e uma chave 10mm
Com o alicate, alivie a pressão a abraçadeira e em seguida puxe a mangueira.
( Eu coloquei fita nos dentes do alicate para não machucar a abraçadeira. )
Feito isso, com a chave 10mm retire a válvula defeituosa e coloque a nova, infelizmente não tenho fotos da troca...
Ao colocar a nova, não aperte muito, pois pode trincar.
Aproveitei e troquei o reservatório de expansão por um zero km
Agora é hora da limpeza do Sistema, utilizando o limpa radiador orgânico da Koube.
Para vocês intenderem um pouco melhor como realizar a limpeza.
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Re: Troca válvula termostática
Show de bola!
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Re: Troca válvula termostática
Ola, acabei de entrar no fórum, acabei de adquirir um C4 Pallas que aparentemente deve estar sem a válvula termostática, ou esta travada aberta. Minha dúvida é a seguinte: como garantir que não existam bolhas de ar no sistema depois de substituir a válvula? Estava pensando em fazer isto em casa, e faria da seguinte forma, abriria o reservatório de expansão, depois na parte de baixo do radiador, creio que exista uma torneira para escoar a água do radiador(não sei se existe, não olhei ainda) e abriria ela também deixando escoar a água com aditivo em uma bandeja, para repor novamente depois da substituição da válvula e assim não desperdiçar água e aditivo que aparentemente são novos. É necessário fazer este procedimento com a mangueira de jardim, sendo que não há sujeira no meu sistema, apenas quero substituir a válvula? A maneira que descrevi pode dar problemas? Abraço!
Marcelo G.
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Re: Troca válvula termostática
O correto é trocar a água após a substituição da válvula e a limpeza do sistema. E não existe torneira de escoamento no radiador do C4. Mas é só tirar a mangueira de retorno do reservatório pra fazer a limpeza e realizar o procedimento com água corrente, pode ser de torneira mesmo.
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Re: Troca válvula termostática
O C4 não conta com válvula para escoar a água do sistema, oq vc pode fazer é tirar a mangueirinha do retorno e aponta-la para baixo, ai vai escoando...Geisler® escreveu:Ola, acabei de entrar no fórum, acabei de adquirir um C4 Pallas que aparentemente deve estar sem a válvula termostática, ou esta travada aberta. Minha dúvida é a seguinte: como garantir que não existam bolhas de ar no sistema depois de substituir a válvula? Estava pensando em fazer isto em casa, e faria da seguinte forma, abriria o reservatório de expansão, depois na parte de baixo do radiador, creio que exista uma torneira para escoar a água do radiador(não sei se existe, não olhei ainda) e abriria ela também deixando escoar a água com aditivo em uma bandeja, para repor novamente depois da substituição da válvula e assim não desperdiçar água e aditivo que aparentemente são novos. É necessário fazer este procedimento com a mangueira de jardim, sendo que não há sujeira no meu sistema, apenas quero substituir a válvula? A maneira que descrevi pode dar problemas? Abraço!
Mas você sabe o aditivo que está no carro ? caso não saiba é melhor limpar o sistema, retirar o resto de aditivo e colocar um novo, pois aditivos diferentes no sistema pode gerar uma reação química e entupir a colmeia do radiador... ai fudeu '-'
Sobre ar no sistema, sim fica com um pouco de ar, para driblar isso fazemos o seguinte, após a limpeza e adição do aditivo deixe o reservatório acima do nível máximo, ligue o motor e deixe armar o eletro-ventilador umas duas vezes, após ele aquecer desligue e deixe esfriar, ai o sistema repele o ar abaixando o nível que em alguns casos irá ficar abaixo do mínimo, depois é só completar e ser feliz :)
Espero que dê para entender, qualquer dúvida não deixe de perguntar.
Abraço!
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Re: Troca válvula termostática
Boa! isso mesmo :)Feijó escreveu:O correto é trocar a água após a substituição da válvula e a limpeza do sistema. E não existe torneira de escoamento no radiador do C4. Mas é só tirar a mangueira de retorno do reservatório pra fazer a limpeza e realizar o procedimento com água corrente, pode ser de torneira mesmo.
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Re: Troca válvula termostática
Ainda com as imagens, excelente.
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Re: Troca válvula termostática
Tenho um C4 Pallas flex 2.0 automático 2010, alguém sabe se a valvula dele é com ou sem o sensor e qual a temperatura de abertura dela?
- Moita
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Re: Troca válvula termostática
As válvulas do C4 não possuem, o sensor de temperatura é separado.