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leonardolpd escreveu:Bom dia pessoal! A ventoinha do meu carro não está travada, ela simplesmente não arma nem empurrando ela. Será que são as escovas? Alguém tem as fotos?
Problema semelhante aqui.. Ligo o carro, deixo esquentar e na da ventoinha ligar, troquei reservatório e tampa já, e nada... É uma coisa tão estranha pois se eu ligo o ar condicionado a ventoinha funciona normalmente e a temperatura quase não sobe. Aconteceu de esquentar tanto a água que ela não tinha como circular e saía pelo reservatório, não cheguei a deixar o motor ferver pois eu estava meio de olho..
Alguém sabe me dizer o que pode ser? Ou se já teve algum problema semelhante quanto gastou para arrumar ..
leonardolpd escreveu:Bom dia pessoal! A ventoinha do meu carro não está travada, ela simplesmente não arma nem empurrando ela. Será que são as escovas? Alguém tem as fotos?
Problema semelhante aqui.. Ligo o carro, deixo esquentar e na da ventoinha ligar, troquei reservatório e tampa já, e nada... É uma coisa tão estranha pois se eu ligo o ar condicionado a ventoinha funciona normalmente e a temperatura quase não sobe. Aconteceu de esquentar tanto a água que ela não tinha como circular e saía pelo reservatório, não cheguei a deixar o motor ferver pois eu estava meio de olho..
Alguém sabe me dizer o que pode ser? Ou se já teve algum problema semelhante quanto gastou para arrumar ..
olhá, preste atenção no radiador se ele esta esquentando, se não esquenta, a sua valvula termostatica pode estar travada. isso no problema da agua, da ventoinha pode ser muitas coisas como sensor de temperatura ruim ou ate mesmo problema na ventoinha.
Aconteceu exatamente como o descrito com meu c4 hatch, 2.0, 09/10, com 109 mil km.
Não realizei em casa por falta de tempo e pela urgência que eu precisava do carro.
Levei na auto-elétrica, me cobraram R$220,00.
O serviço demorou em torno de 50 minutos. A parte mais trabalhosa foi trocar as escovas e soldá-las. De resto é muito simples.
Não precisa retirar o parachoque, basta retirar as presilhas superiores (entre os faróis) e afastar com cuidado o parachoque. A ventoinha foi retirada em menos de 10 min.
Zamparildo escreveu:Parabéns ao criador do tópico. De extrema valia.
Aconteceu exatamente como o descrito com meu c4 hatch, 2.0, 09/10, com 109 mil km.
Não realizei em casa por falta de tempo e pela urgência que eu precisava do carro.
Levei na auto-elétrica, me cobraram R$220,00.
O serviço demorou em torno de 50 minutos. A parte mais trabalhosa foi trocar as escovas e soldá-las. De resto é muito simples.
Não precisa retirar o parachoque, basta retirar as presilhas superiores (entre os faróis) e afastar com cuidado o parachoque. A ventoinha foi retirada em menos de 10 min.
Abraço a todos.
Opa boa tarde.
Na realidade nem precisa afastar o parachoque, eu retirei por baixo removendo aquele defletor plástico, gastei 14 reais e pouco mais de meia hr de serviço :)
Fiz também o processo. Amanhã vou comprar as escovas.
Sintomas:
- ronco ao ligar o ventilador
- não escuta mais a potência máxima do ventilador
- ventilador não liga ao ligar o ar condicionado
- precisa dar uma giradinha para o ventilador dar a partida
- ar condicionado que não gela bem
- temperatura da água acima de 3 riscos (no meu caso).
Dicas:
- Pra tirar por baixo dá, mas eu precisaria levantar o carro, calçar, tirar o protetor de cárter (chatíssimo) etc... não rola.
- Pra tirar por cima dá, tirando o mecanismo do capô, mas acho que empata com tirar o para-choque.
- Optei por tirar o parachoque, é mais fácil que imaginei, só precisa de alguns cuidados básicos para tirar 2 parafusos embaixo do farol e desencaixar com cuidado.
- O conector tem 2 travas para soltar o chicote, uma de segurança e outra do "click" - essa eu coloquei uma chave de fenda pequena e soltei. Só observar de perto que entende o mecanismo. Pra tirar da "lataria", usei uma chave de fenda também, só observar.
- Tirar o ventilador é fácil, 4 parafusos, tranquilo.
Aí vem a bomba: abrir o motor do ventilador
- Tem travas por pressão, acho que 6. Usei alicate de pressão pra soltar o fundo... mas vai dar trabalho pra fechar novamente a tampa, exige algum cuidado!
- Aproveitei e limpei o rolamento, lubrifiquei.
- Aproveitei e dei uma lixada no coletor, usei uma parafusadeira e lixa.
Agora tem o pepino: tem que tirar a escova e depois soldar. A solda original é "solda ponto", sem estanho. Precisa ter um ferro de solda de uns 100W pra soldar a nova escova. Bom seria se fosse parafusado como nos motores de arranque, etc.
Reforçando, amanhã compro as escovas (teoricamente VMX 094-12V) e vemos como vai ficar.
Meu filho me ajudou, estava interessado e então decidi fazer. Já aproveitei para fazer outras coisas que queria, então ok. Porém, 180 pratas e 1h de serviço é bem aceitável pra um eletrecista resolver. Acima de 250 já acho meio absurdo.
Ter que trocar todo o ventilador, 300 pratas + mão de obra, mais absurdo ainda.
Achei que iria demorar mais para dar esse problema, está com 93 mil km e não uso tanto assim o ar-condicionado, pra mim, foi um desgaste prematuro se comparado a outros carros. Bom, podia ser pior, podia ser um marea...