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Jonathan.Bagatim
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Re: Consertando a Ventoinha do Radiador com R$ 15,00

Mensagem por Jonathan.Bagatim »

leonardolpd escreveu:Bom dia pessoal! A ventoinha do meu carro não está travada, ela simplesmente não arma nem empurrando ela. Será que são as escovas? Alguém tem as fotos?
Problema semelhante aqui.. Ligo o carro, deixo esquentar e na da ventoinha ligar, troquei reservatório e tampa já, e nada... É uma coisa tão estranha pois se eu ligo o ar condicionado a ventoinha funciona normalmente e a temperatura quase não sobe. Aconteceu de esquentar tanto a água que ela não tinha como circular e saía pelo reservatório, não cheguei a deixar o motor ferver pois eu estava meio de olho..

Alguém sabe me dizer o que pode ser? Ou se já teve algum problema semelhante quanto gastou para arrumar ..

yuriressude
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Re: Consertando a Ventoinha do Radiador com R$ 15,00

Mensagem por yuriressude »

Jonathan.Bagatim escreveu:
leonardolpd escreveu:Bom dia pessoal! A ventoinha do meu carro não está travada, ela simplesmente não arma nem empurrando ela. Será que são as escovas? Alguém tem as fotos?
Problema semelhante aqui.. Ligo o carro, deixo esquentar e na da ventoinha ligar, troquei reservatório e tampa já, e nada... É uma coisa tão estranha pois se eu ligo o ar condicionado a ventoinha funciona normalmente e a temperatura quase não sobe. Aconteceu de esquentar tanto a água que ela não tinha como circular e saía pelo reservatório, não cheguei a deixar o motor ferver pois eu estava meio de olho..

Alguém sabe me dizer o que pode ser? Ou se já teve algum problema semelhante quanto gastou para arrumar ..
olhá, preste atenção no radiador se ele esta esquentando, se não esquenta, a sua valvula termostatica pode estar travada. isso no problema da agua, da ventoinha pode ser muitas coisas como sensor de temperatura ruim ou ate mesmo problema na ventoinha.
ressude
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Zamparildo
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Re: Consertando a Ventoinha do Radiador com R$ 15,00

Mensagem por Zamparildo »

Parabéns ao criador do tópico. De extrema valia.

Aconteceu exatamente como o descrito com meu c4 hatch, 2.0, 09/10, com 109 mil km.

Não realizei em casa por falta de tempo e pela urgência que eu precisava do carro.

Levei na auto-elétrica, me cobraram R$220,00.

O serviço demorou em torno de 50 minutos. A parte mais trabalhosa foi trocar as escovas e soldá-las. De resto é muito simples.

Não precisa retirar o parachoque, basta retirar as presilhas superiores (entre os faróis) e afastar com cuidado o parachoque. A ventoinha foi retirada em menos de 10 min.

Abraço a todos.

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Moita
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Re: Consertando a Ventoinha do Radiador com R$ 15,00

Mensagem por Moita »

Zamparildo escreveu:Parabéns ao criador do tópico. De extrema valia.

Aconteceu exatamente como o descrito com meu c4 hatch, 2.0, 09/10, com 109 mil km.

Não realizei em casa por falta de tempo e pela urgência que eu precisava do carro.

Levei na auto-elétrica, me cobraram R$220,00.

O serviço demorou em torno de 50 minutos. A parte mais trabalhosa foi trocar as escovas e soldá-las. De resto é muito simples.

Não precisa retirar o parachoque, basta retirar as presilhas superiores (entre os faróis) e afastar com cuidado o parachoque. A ventoinha foi retirada em menos de 10 min.

Abraço a todos.
Opa boa tarde.

Na realidade nem precisa afastar o parachoque, eu retirei por baixo removendo aquele defletor plástico, gastei 14 reais e pouco mais de meia hr de serviço :)
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Diorgens
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Re: Consertando a Ventoinha do Radiador com R$ 15,00

Mensagem por Diorgens »

Boa noite pessoal
Vlw pela dica
Fiz exatamente o que descreveu e funcionou.
Obrigado

maxcwb
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Re: Consertando a Ventoinha do Radiador com R$ 15,00

Mensagem por maxcwb »

Boa noite pessoal.

Fiz também o processo. Amanhã vou comprar as escovas.

Sintomas:
- ronco ao ligar o ventilador
- não escuta mais a potência máxima do ventilador
- ventilador não liga ao ligar o ar condicionado
- precisa dar uma giradinha para o ventilador dar a partida
- ar condicionado que não gela bem
- temperatura da água acima de 3 riscos (no meu caso).

Dicas:
- Pra tirar por baixo dá, mas eu precisaria levantar o carro, calçar, tirar o protetor de cárter (chatíssimo) etc... não rola.
- Pra tirar por cima dá, tirando o mecanismo do capô, mas acho que empata com tirar o para-choque.
- Optei por tirar o parachoque, é mais fácil que imaginei, só precisa de alguns cuidados básicos para tirar 2 parafusos embaixo do farol e desencaixar com cuidado.

- O conector tem 2 travas para soltar o chicote, uma de segurança e outra do "click" - essa eu coloquei uma chave de fenda pequena e soltei. Só observar de perto que entende o mecanismo. Pra tirar da "lataria", usei uma chave de fenda também, só observar.
- Tirar o ventilador é fácil, 4 parafusos, tranquilo.

Aí vem a bomba: abrir o motor do ventilador
- Tem travas por pressão, acho que 6. Usei alicate de pressão pra soltar o fundo... mas vai dar trabalho pra fechar novamente a tampa, exige algum cuidado!
- Aproveitei e limpei o rolamento, lubrifiquei.
- Aproveitei e dei uma lixada no coletor, usei uma parafusadeira e lixa.

Agora tem o pepino: tem que tirar a escova e depois soldar. A solda original é "solda ponto", sem estanho. Precisa ter um ferro de solda de uns 100W pra soldar a nova escova. Bom seria se fosse parafusado como nos motores de arranque, etc.

Reforçando, amanhã compro as escovas (teoricamente VMX 094-12V) e vemos como vai ficar.


Meu filho me ajudou, estava interessado e então decidi fazer. Já aproveitei para fazer outras coisas que queria, então ok. Porém, 180 pratas e 1h de serviço é bem aceitável pra um eletrecista resolver. Acima de 250 já acho meio absurdo.
Ter que trocar todo o ventilador, 300 pratas + mão de obra, mais absurdo ainda.
Achei que iria demorar mais para dar esse problema, está com 93 mil km e não uso tanto assim o ar-condicionado, pra mim, foi um desgaste prematuro se comparado a outros carros. Bom, podia ser pior, podia ser um marea...


Abs pra turma.

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