kneotti escreveu:Troquei a minha segunda passada.
A única coisa que perde é a hora.
O resto ficou 100%
Meu rádio é o original.
Esse negócio de desprogramar só se a bateria zeras por um longo tempo.
Tem vários comentários sobre a troca que não perde a programação.
Minha bateria já está com três anos e quatro meses, e a cada vez que vou ligar o carro fico de olho pra ver se há alguma demora no arranque ou se dá alguma alteração nas luzes indicadoras. É tenso, muito tenso... Já me precavi mantendo na carteira o nome de dois fornecedores de bateria que atendem 24hs. Um cotou a Heliar 75Ah a R$ 405,00; o outro a R$ 420,00, mais taxa de entrega de R$ 40,00 para atendimento fora do horário comercial.
Pesquisei aqui no tópico os riscos de se fazer a troca em casa (valeu pelas dicas, pessoal!) e a minha única dúvida foi se as centrais eletrônicas do carro se desconfigurariam por conta da ausência temporária da energia da bateria. Descobri uma coisa que gostaria de compartilhar com vocês:
Parece que a central BSI (Built System Inferface) reconhece que o carro está em modo de manutenção quanto ocorre o seguinte:
- capô aberto,
- portas fechadas,
- janela do motorista aberta e
- chave fora do contato.
Respeitando essas quatro condições, quinze minutos depois de apagadas as luzes de cortesia ela entende que o carro está em manutenção e não registra falhas dos componentes eletrônicos. A ser correta esta informação, deve ser por isso que é possível trocar a bateria em casa e com segurança sem que sejam alterados os parâmetros de configuração.
Tomara que demore mais um bom tempo, mas se eu for premiado com a falência da dita cuja, posto aqui.
Abraços a todos