-
- Membros
- Estado: PR
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Estão recomendando o 5w30. Mas como cacau estava curto vou de 5w40 API SM da total.
Se não me engano é o total 9000
Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
Se não me engano é o total 9000
Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
boa tarde pessoal! muita informação, vocês estão de parabéns... mas eu fiquei confuso kkk...tenho um c4 1.6 hatch 2011 com 24 mil rodados, moro no rio de janeiro e as temperaturas chegam a 40 graus brincando... kkk qual o óleo mais recomendado?
-
- Membros
- Veiculo: C4 Picasso
Tbem estou um pouco confuso.
Tenho 1 C4 Grand Picasso 2009.
Meu uso é + na cidade. Qual óleo devo usar?
agradeço a ajuda.
agradeço a ajuda.
- R B Zetec
- Membros
- Estado: DF
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual
5W40 sintético SN.fernovaes escreveu:Tbem estou um pouco confuso.
agradeço a ajuda.
Faça as trocas no prazo determinado, substitua o filtro de óleo, isso não tem mistério.
Não deixe passar de 6 meses.
- Vlad951
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
Eu li as 32 paginas. Conclui que o 5w40 é mais recomendado para o C4 1.6,correto?
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.
Fala amigos!
Fiquei um pouco confuso tambem e qual seria a melhor opcao para o C4 Hatch 2.0?
Pode ser esse que o amigo citou - Mobil EcoPower 5w30 APO-SM?
Valeu
Fiquei um pouco confuso tambem e qual seria a melhor opcao para o C4 Hatch 2.0?
Pode ser esse que o amigo citou - Mobil EcoPower 5w30 APO-SM?
Valeu
- Geanq
- Membros
- Estado: SC
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual
Rapaziada, semana passada realizei a troca de óleo do meu hatch 2.0.
Vinha colocando o Total vendido pela css, mas vi que é um produto completamente desatualizado.
Então, após umas rápidas pesquisas, não achei nada que desabonasse os óleos comercializados pelos postos Ipiranga. Optei por fazer a troca num posto de minha confiança e coloquei um 5w40 SN, 100% sintético (em torno de R$40 o litro). Até onde sei, o padrão SN é o mais atual.
Rodei pouco até agora (cerca de 50km), mas estou totalmente satisfeito pela opção que fiz.
Vinha colocando o Total vendido pela css, mas vi que é um produto completamente desatualizado.
Então, após umas rápidas pesquisas, não achei nada que desabonasse os óleos comercializados pelos postos Ipiranga. Optei por fazer a troca num posto de minha confiança e coloquei um 5w40 SN, 100% sintético (em torno de R$40 o litro). Até onde sei, o padrão SN é o mais atual.
Rodei pouco até agora (cerca de 50km), mas estou totalmente satisfeito pela opção que fiz.
C4 Exclusive Sport SOLARIS + pack xenon + rodas 17" + molas Eibach + subwoofer slim
(viewtopic.php?f=26&t=32299)
"A vida é muito curta pra se dirigir carros sem graça"
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.
Pessoal, li TUDO.
No 2.0 automático, 2011, com 44 mil km rodados, vou de 5W40 MOTUL.
Certo?
No 2.0 automático, 2011, com 44 mil km rodados, vou de 5W40 MOTUL.
Certo?
-
- Membros
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Olá Pessoal, não li tudo, já devo ter postado algo, mas vou atualizar.
5W30 vs 5W40
- Pesquisem um teste onde em um motor V8 o óleo 5W30 deixou o motor mais frio que os óleos mais espessos, isso porque ele flui mais rápido pelo motor, aumenta a troca de calor.
- Pesquisem informações sobre a bomba de óleo, quando está "cansada" ou não foi projetada para tal, em marcha lenta com 5W30 a pressão fica abaixo do necessário, para quem "anda e para" e tem motor com mais de 100mil km, isso pode ser um problema dependendo das condições do motor.
ACEA A3 vs A5 versão 2012
- Pesquisem que alguns óleos são A3, prefiram A5 mais recente. Existem matérias e gráficos sobre isso.
Teste de cisalhamento (pressão) quente e com superaquecimento
- Vejam que esse engenheiro independente testa vários óleos.
https://540ratblog.wordpress.com/2013/0 ... t-ranking/
Obs:
5º lugar: mobil 1 0W40 que tem um pequeno "FS" ao lado do box preto da marca. É o modelo "full synthetic", saiu de linha nos EUA e nunca vi pra vender no Brasil. Os do mercado livre não são "FS" = 127,221 psi
11º lugar: mobil 1 5w30 Advanced Full Synthetic (tradicional) = 117,799 psi
Índice de viscosidade
- Antigamente me guiava mais pelo "índice de viscosidade" e pelo ponto de "fulgor", mas este blog acima deixou claro que isso nem sempre é referência quando o foco é o desgaste e resistência térmica.
Consumo de óleo
- Testei o Mobil 1 5W30 Advanced Full Synthetic no GLX 1.6 16V 77mil km majoritariamente com gasolina, consumiu menos óleo que o Total/Elf 5W40*. Aparentemente se manteve mais estável depois de 10 mil km (cor mais clara, menor diferença de potência logo após a troca por óleo novo), aparentemente melhorou o consumo (medido no marcador) e sujou menos as velas (válvulas não consigo ver). Hoje está com total/elf 5W40 sintético, talvez volte para o Mobil 1 5W30 antes de completar 80mil km, custa em torno de 50 reais o litro na distribuidora.
*Inicialmente consumiu mais óleo 5W30, até eu identificar falha intermitente no sensor map em uma viagem longa. Ou seja, map com defeito e mistura rica = alto consumo de óleo. Após a troca do sensor, o consumo reduziu muito. Para ter a contra-prova, na troca seguinte voltei a usar o 5W40 Elf/Total, que consumiu mais.
Em meus outros carros uso Elf 5w30 SXR Evolution 900 sintético, custa 21 reais o litro na distribuidora, acho um bom custo-benefício, acima da média do mercado. Elf/Total 5W40 sintético tem o mesmo preço.
PS: na época que meu motor foi fabricado os óleos eram muito inferiores, então mesmo usando um óleo barato como o ELF SXR, seguramente estaremos usando um muito melhor do que o fabricante previu. A escolha vai do uso, do bolso e um pouco do gosto de cada um, mas é claro, nada de 20W50 mineral, nada de 10W40 semi-sintético, nada de 5W30 chinês de 15 reais... é bom ter alguns parâmetros para não levar bucha, como já vi gente que colocou no posto 20W50 mineral no FIT e rodou 15 mil km - óbvio que destruiu o motor (parecia uma escola de samba).
Abs pra turma.
5W30 vs 5W40
- Pesquisem um teste onde em um motor V8 o óleo 5W30 deixou o motor mais frio que os óleos mais espessos, isso porque ele flui mais rápido pelo motor, aumenta a troca de calor.
- Pesquisem informações sobre a bomba de óleo, quando está "cansada" ou não foi projetada para tal, em marcha lenta com 5W30 a pressão fica abaixo do necessário, para quem "anda e para" e tem motor com mais de 100mil km, isso pode ser um problema dependendo das condições do motor.
ACEA A3 vs A5 versão 2012
- Pesquisem que alguns óleos são A3, prefiram A5 mais recente. Existem matérias e gráficos sobre isso.
Teste de cisalhamento (pressão) quente e com superaquecimento
- Vejam que esse engenheiro independente testa vários óleos.
https://540ratblog.wordpress.com/2013/0 ... t-ranking/
Obs:
5º lugar: mobil 1 0W40 que tem um pequeno "FS" ao lado do box preto da marca. É o modelo "full synthetic", saiu de linha nos EUA e nunca vi pra vender no Brasil. Os do mercado livre não são "FS" = 127,221 psi
11º lugar: mobil 1 5w30 Advanced Full Synthetic (tradicional) = 117,799 psi
Índice de viscosidade
- Antigamente me guiava mais pelo "índice de viscosidade" e pelo ponto de "fulgor", mas este blog acima deixou claro que isso nem sempre é referência quando o foco é o desgaste e resistência térmica.
Consumo de óleo
- Testei o Mobil 1 5W30 Advanced Full Synthetic no GLX 1.6 16V 77mil km majoritariamente com gasolina, consumiu menos óleo que o Total/Elf 5W40*. Aparentemente se manteve mais estável depois de 10 mil km (cor mais clara, menor diferença de potência logo após a troca por óleo novo), aparentemente melhorou o consumo (medido no marcador) e sujou menos as velas (válvulas não consigo ver). Hoje está com total/elf 5W40 sintético, talvez volte para o Mobil 1 5W30 antes de completar 80mil km, custa em torno de 50 reais o litro na distribuidora.
*Inicialmente consumiu mais óleo 5W30, até eu identificar falha intermitente no sensor map em uma viagem longa. Ou seja, map com defeito e mistura rica = alto consumo de óleo. Após a troca do sensor, o consumo reduziu muito. Para ter a contra-prova, na troca seguinte voltei a usar o 5W40 Elf/Total, que consumiu mais.
Em meus outros carros uso Elf 5w30 SXR Evolution 900 sintético, custa 21 reais o litro na distribuidora, acho um bom custo-benefício, acima da média do mercado. Elf/Total 5W40 sintético tem o mesmo preço.
PS: na época que meu motor foi fabricado os óleos eram muito inferiores, então mesmo usando um óleo barato como o ELF SXR, seguramente estaremos usando um muito melhor do que o fabricante previu. A escolha vai do uso, do bolso e um pouco do gosto de cada um, mas é claro, nada de 20W50 mineral, nada de 10W40 semi-sintético, nada de 5W30 chinês de 15 reais... é bom ter alguns parâmetros para não levar bucha, como já vi gente que colocou no posto 20W50 mineral no FIT e rodou 15 mil km - óbvio que destruiu o motor (parecia uma escola de samba).
Abs pra turma.
-
- Membros
- Estado: GO
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6
Parceiro tenho um c4 lounge thp 1.6 2013 esta com 78mil rodados minha regiao é o centro oeste clima variado qual seria o melhor oleo para colocar nele?