Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
MAXCWB2013
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

Dica sobre resistencia da ventoinha C4 Pallas

Mensagem por MAXCWB2013 »

Ola pessoal,
Essa semana me deparei com um problema na ventoinha do radiador, ela não estava ligando o primeiro estágio, o da velocidade baixa. Somente a velocidade alta estava funcionando. Como tem apenas um fusivel maxi para a ventoinha, ja exclui a possibilidade dele estar queimado.
Passei minha atenção para o rele e resistência que controlam o liga/desliga da ventoinha, seguindo dicas aqui do forum.
O rele e a resistencia ficam ao lado da ventoinha na frente do radiador, para ter acesso tem que se retirar o parachoque inteiro.
O rele e a resistencia sao uma peca unica, de fabricação G.Cartier, codigo Citroen 96 622 401 80, de cor azul ele também tem uma capa protetora e 2 conectores.
Retirei ele do local, abri a tampa azul que é presa com 6 pequenos parafusos tipo torque e comecei os testes nos componentes eletronicos, resistencia estava muito boa ainda e sem sinais de rompimento, nao havia oxidação ou infiltracao de agua, os 2 reles internos nao estavam com os contatos colados e estavam operando normalmente, porem ao testar com o multiteste o componente que fica encima da resistencia verifiquei que ele estava aberto, ou seja nao dava passagem de corrente, pesquisei e descobri que se trata de um fusivel térmico.
Esse componente queima ao atingir uma determinada temperatura, no caso desse, a temperatura é de 185°C, essa informação está no corpo do componente. Esse fusivel fica exatamente encima da resistencia que faz a baixa velocidade da ventoinha, essa resistencia se aquece quando a ventoinha esta ligada no primeiro estágio e caso a temperatura dela ultrapasse 185°C esse fusivel queima para proteger todo o sistema, impedindo que o primeiro estágio se arme, ou seja a ventoinha ficará somente com o segundo estagio funcionando, que era o meu caso.
Alguns mecânicos e eletricistas retiram o fusivel e colocam um jumper, mas isso faz com que a resistência fique sem proteção alguma, ela pode superaquecer e como as peças em volta são de plastico, elas podem derreter ou pior, causar um incendio no motor.
Esse fusivel pode ser comprado em lojas de material eletrônico, é muito barato. Você mesmo com paciência e um ferro de solda pode substituir.
Visualmente nao da para saber se ele esta bom ou nao, voce precisa de um multiteste para ter certeza.
Na CSS o rele só é vendido inteiro. Pode também tentar encontrar o relé em desmanche, mas tenha certeza que também não está com esse fusivel queimado.
Espero ter ajudado.

Abaixo seguem algumas fotos para ilustrar

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Dr.Ubatuba
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR

Re: Dica sobre resistencia da ventoinha C4 Pallas

Mensagem por Dr.Ubatuba »

Obrigado pela dica, o meu vtr tá com o mesmo defeito de não ligar o 1º estágio, vou testar antes de comprar uma peça nova, talvez eu economize alguns Temer's!
Deividi Nunes Ubatuba
OAB/RS - 95.479

NUNES UBATUBA - ADVOCACIA
Rua Anápio Gomes, 1572, 2°Andar
Centro de Gravataí/RS
Site: http://www.nunesubatuba.jur.adv.br
Telefones:
(51)3496-9127
(51)9706-7961

walbar
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por walbar »

Dr.Ubatuba escreveu:Obrigado pela dica, o meu vtr tá com o mesmo defeito de não ligar o 1º estágio, vou testar antes de comprar uma peça nova, talvez eu economize alguns Temer's!

Muito boa a sua dica, com certeza vai ajudar a muitos colegas, parabéns pela iniciativa.

WALBAR

Dr.Ubatuba
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Dr.Ubatuba »

Resolvi o problema com essa dica, muito obrigado!
Deividi Nunes Ubatuba
OAB/RS - 95.479

NUNES UBATUBA - ADVOCACIA
Rua Anápio Gomes, 1572, 2°Andar
Centro de Gravataí/RS
Site: http://www.nunesubatuba.jur.adv.br
Telefones:
(51)3496-9127
(51)9706-7961

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”