Ola pessoal,
Essa semana me deparei com um problema na ventoinha do radiador, ela não estava ligando o primeiro estágio, o da velocidade baixa. Somente a velocidade alta estava funcionando. Como tem apenas um fusivel maxi para a ventoinha, ja exclui a possibilidade dele estar queimado.
Passei minha atenção para o rele e resistência que controlam o liga/desliga da ventoinha, seguindo dicas aqui do forum.
O rele e a resistencia ficam ao lado da ventoinha na frente do radiador, para ter acesso tem que se retirar o parachoque inteiro.
O rele e a resistencia sao uma peca unica, de fabricação G.Cartier, codigo Citroen 96 622 401 80, de cor azul ele também tem uma capa protetora e 2 conectores.
Retirei ele do local, abri a tampa azul que é presa com 6 pequenos parafusos tipo torque e comecei os testes nos componentes eletronicos, resistencia estava muito boa ainda e sem sinais de rompimento, nao havia oxidação ou infiltracao de agua, os 2 reles internos nao estavam com os contatos colados e estavam operando normalmente, porem ao testar com o multiteste o componente que fica encima da resistencia verifiquei que ele estava aberto, ou seja nao dava passagem de corrente, pesquisei e descobri que se trata de um fusivel térmico.
Esse componente queima ao atingir uma determinada temperatura, no caso desse, a temperatura é de 185°C, essa informação está no corpo do componente. Esse fusivel fica exatamente encima da resistencia que faz a baixa velocidade da ventoinha, essa resistencia se aquece quando a ventoinha esta ligada no primeiro estágio e caso a temperatura dela ultrapasse 185°C esse fusivel queima para proteger todo o sistema, impedindo que o primeiro estágio se arme, ou seja a ventoinha ficará somente com o segundo estagio funcionando, que era o meu caso.
Alguns mecânicos e eletricistas retiram o fusivel e colocam um jumper, mas isso faz com que a resistência fique sem proteção alguma, ela pode superaquecer e como as peças em volta são de plastico, elas podem derreter ou pior, causar um incendio no motor.
Esse fusivel pode ser comprado em lojas de material eletrônico, é muito barato. Você mesmo com paciência e um ferro de solda pode substituir.
Visualmente nao da para saber se ele esta bom ou nao, voce precisa de um multiteste para ter certeza.
Na CSS o rele só é vendido inteiro. Pode também tentar encontrar o relé em desmanche, mas tenha certeza que também não está com esse fusivel queimado.
Espero ter ajudado.
Abaixo seguem algumas fotos para ilustrar
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Re: Dica sobre resistencia da ventoinha C4 Pallas
Obrigado pela dica, o meu vtr tá com o mesmo defeito de não ligar o 1º estágio, vou testar antes de comprar uma peça nova, talvez eu economize alguns Temer's!
Deividi Nunes Ubatuba
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Re: Dica sobre resistencia da ventoinha C4 Pallas
Dr.Ubatuba escreveu:Obrigado pela dica, o meu vtr tá com o mesmo defeito de não ligar o 1º estágio, vou testar antes de comprar uma peça nova, talvez eu economize alguns Temer's!
Muito boa a sua dica, com certeza vai ajudar a muitos colegas, parabéns pela iniciativa.
WALBAR
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Re: Dica sobre resistencia da ventoinha C4 Pallas
Resolvi o problema com essa dica, muito obrigado!
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