Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
marcos_fgr
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Re: Substituição caixa nomade v1 pela nomade v2.

Mensagem por marcos_fgr »

Opa, blz Yamaguchi!

Tem que mexer na pinagem do chicote da nomade, a posição dos fios é diferente entre a V1 e a V2.
Yamaguchi escreveu:
marcos_fgr escreveu:Vamos aos primeiros esquemas, para ilustrar o processo.

O conector da Nomade me assustou, mas é bem simples de desmontar para alterar a pinagem, vou tentar detalhar melhor em um próximo post.

Esquema da ligação original Nomade_V1.
Imagem

Esquema da ligação original Nomade_V2.
Imagem

Esquema da alteração que deve ser feita no chicote da V1 antes de conectar a V2.
OBS: Os pinos com asterisco não existem na V1 e devem ser feitos manualmente.
Imagem
Marcus, eu achei que fosse "Plug n Play" e já fui conectando sem tirar a bateria.
o CB apaga, varias luzes de "erro" acendem no painel e o velocímetro mostra somente traços no lugar dos números.
Eu voltei com a caixa V1 e voltou a funcionar normalmente.
Você saberia dizer se a V2 queimou?
Sabe me indicar alguém de BH para fazer essas alterações do chicote?

Obrigado!

RaulMatos
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por RaulMatos »

Olá, obrigado pelo tutorial.

Substitui o meu nomade V1 (KML) pelo nomade v2 apenas trocando a pinagem de acordo com a tabela, mas sem fazer nada a respeito nos campos em amarelo e com asterisco e tudo funcionou muito bem, aparentemente com som stereo.

Pra q servem esses campos?

Abraço

RaulMatos
Membros
Contato:

Mensagem por RaulMatos »

Só dando uma contribuição,

Eu achei que o meu som estava stereo só com a troca das pinagems, mas não estava.

Quem for fazer essa substituição precisa fazer o fio de um dos lados do som.

Como mostrado no diagrama do KML, temos que os pinos 4 e 10 (lado esquerdo e direito, respectivamente) da "tomada aux" do RD4 estão em ponte (unidos) e ambos chegam no pino 9, transformando o som em mono para as ligações telefónicas.

Já no Nomade V2 temos a opção de som stereo, portanto na transferência de pinagem (tabela), escolhemos se o pino 9 do KML vai para o 16 ou 18 do V2, determinando um lado do som.

No meu caso, a ponte dos pinos 4 e 10 estão lá no meio da fiação de difícil acesso, logo saem 2 fios do RD4 e chega 1 na caixa. Na transferência de pinagem, eu escolhi que o pino 9 fosse pro 16, desconectei o pino 10 no "aux do RD4" e passei um novo fio indo desse 10 para o 18 no V2. Resolvido, agora o som sai stereo sem problemas.

Importante destacar que não houve a necessidade de cortar fio nenhum e tudo ficou o mais original possível.

Obs: O conector do pino é modu fêmea, mas é maior que o tamanho padrão (2.54 mm). Infelizmente tive que gastar 20 reais num ferro velho só pra pegar um chicote qualquer com os conectores compatíveis.

Obrigado pelo post, abraço.

riclaro
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático

Mensagem por riclaro »

amigo e tem diferença nitida do som mono e stereo ?vc fazendo essa troca consegue atender ligaçoes normalmente?comprei a v2 vou tentar instalar amanha

RaulMatos
Membros
Contato:

Mensagem por RaulMatos »

Desculpe o atraso, portanto fica a resposta para quem tiver a mesma dúvida.

Eu senti muita diferença entre mono e stereo, pois todas as minhas músicas são stereo, logo "metade" dela não tocava, no meu caso não escutava a guitarra. Quem usa Deezer, Spotify vai notar a diferença.

Sobre as ligações, consigo ligar e atender normalmente e pareceu que o som ficou mais limpo.

Abraço

fausto.salomao
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por fausto.salomao »

marcos_fgr escreveu: 11 Nov 2016, 11:08 Boas galera!

Então, o tópico que achei sobre o tema já tinha bastante tempo e não aparecem mais as imagens, então deu bastante trabalho obter todas as informações novamente. As informações estavam espalhadas em fóruns pelo mundo, então deixo registrado meu grande e especial agradecimento ao 207club da Polônia, clubpug da Espanha e ao Toledo do VTRCLUB.

O processo foi 70% plug-and-play, 20% alteração de pinagem no chicote da nomade/radio, 10% fabricação de chicote USB/AUX e espantosamente 0% diagbox/lexia.

Depois posto as imagens do trabalho e os diagramas que me guiaram no processo, foi até bem simples...

Passos importantes:

1- desligar a bateria
2- para quem tem a V1 da nomade (meu caso) é necessário alterar a ordem da pinagem no chicote;
3- o Bluetooth da V1 é mono, estão os canais estão ligados em ponte usando apenas o canal esquerdo. É necessário "fazer" o fio para o canal direito separado ) podem cortar sem medo.
4- depois de tudo ligado funcionou 100% sem diagbox.

Até depois.

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
Pessoal, por gentileza, possuo um C4 Pallas, 2009/10 com o rádio RD4N1M-01 com o dispositivo KML versão SVA-KML-CEM01, funcionando perfeitamente o Bluetooth que é exclusivo para ligação e viva-voz do carro, ele já de fabrica vem ligado na saída auxiliar 1 do rádio, eu tentei liberar a auxiliar 2, pelo Diageo, ela aceita a configuração, mas não habilita no rádio, portanto vi que usando uma caixa nômade V2 que possuí Bluetooth para ligação, streaming de música, USB e auxiliar, daria certo!!!! Fiz todo o procedimento de troca das caixas, refazendo a mudança da fiação do soquete da KML para a Nômade V2 e ainda fazendo um cabo auxiliar para a P2, mas mesmo assim não funcionou, já pesquisei em vários sites e não acho nada referente, portanto gostaria de saber se este rádio que está no meu carro é compatível com a caixa nômade V2??? e já foi feito toda a reprogramação pelo Diageo.... Preciso de uma ajuda???
Editado pela última vez por fausto.salomao em 01 Jun 2020, 23:01, em um total de 1 vez.

fausto.salomao
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por fausto.salomao »

marcos_fgr escreveu: 11 Nov 2016, 11:08 Boas galera!

Então, o tópico que achei sobre o tema já tinha bastante tempo e não aparecem mais as imagens, então deu bastante trabalho obter todas as informações novamente. As informações estavam espalhadas em fóruns pelo mundo, então deixo registrado meu grande e especial agradecimento ao 207club da Polônia, clubpug da Espanha e ao Toledo do VTRCLUB.

O processo foi 70% plug-and-play, 20% alteração de pinagem no chicote da nomade/radio, 10% fabricação de chicote USB/AUX e espantosamente 0% diagbox/lexia.

Depois posto as imagens do trabalho e os diagramas que me guiaram no processo, foi até bem simples...

Passos importantes:

1- desligar a bateria
2- para quem tem a V1 da nomade (meu caso) é necessário alterar a ordem da pinagem no chicote;
3- o Bluetooth da V1 é mono, estão os canais estão ligados em ponte usando apenas o canal esquerdo. É necessário "fazer" o fio para o canal direito separado ) podem cortar sem medo.
4- depois de tudo ligado funcionou 100% sem diagbox.

Até depois.

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
Pessoal, por gentileza, possuo um C4 Pallas, 2009/10 com o rádio RD4N1M-01 com o dispositivo KML versão SVA-KML-CEM01, funcionando perfeitamente o Bluetooth que é exclusivo para ligação e viva-voz do carro, ele já de fabrica vem ligado na saída auxiliar 1 do rádio, eu tentei liberar a auxiliar 2, pelo Diageo, ela aceita a configuração, mas não habilita no rádio, portanto vi que usando uma caixa nômade V2 que possuí Bluetooth para ligação, streaming de música, USB e auxiliar, daria certo!!!! Fiz todo o procedimento de troca das caixas, refazendo a mudança da fiação do soquete da KML para a Nômade V2 e ainda fazendo um cabo auxiliar para a P2, mas mesmo assim não funcionou, já pesquisei em vários sites e não acho nada referente, portanto gostaria de saber se este rádio que está no meu carro é compatível com a caixa nômade V2??? e já foi feito toda a reprogramação pelo Diageo.... Preciso de uma ajuda???

Maikel
Membros
Estado: GO
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por Maikel »

O rádio não é compatível, é uma questão de software. Vc deve comprar um rádio no Mercado livre ou no ferro velho que a placa refrigeradora dele seja na cor prata igual ao rádio, o seu rádio é o modelo mais antigo e a placa refrigeradora dele é cobre.
Eu fiz todo esse processo de troca e sei do que estou falando, o módulo v2 de bluetooth só funciona nesse rádio com placa prata.

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”