Tudo relacionado a personalização da linha C4.
tcoutoesilva
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Re: Filtro de Ar Esportivo - C4 VTR/Pallas

Mensagem por tcoutoesilva »

galera, mas esses filtros de ar esportivo não são apenas para ronco e para ficar + bonito?
Eu tinha um a3 e como ele puxava muito ar quente, o carro perdia muita potencia, ficava nitidamente mais pesado, e como o filtro de ar original puxa apenas o ar da tubulacão de ar frio, ficava mais potente.

No vtr, o filtro ganha potencia ou perde? pergunto isso pois acabei de botar uns pneus 225/50 r17 e o carro ficou pesadao!! hehehe

valeu
abraços

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brunollo
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Re: Filtro de Ar Esportivo - C4 VTR/Pallas

Mensagem por brunollo »

Thiago, seu carro ficou pesado pq os pneus estão com o diâmetro alongado. Diâmetro certo pro VTR seria 215/50R17 ou 225/45R17. Esses 5% de dferença no cálculo do flanco do pneu resultam em cerca de 3% de diferença no alongamento da caixa de marchas. 3% é uma diferença que todo mundo sente. Quanto ao seu raciocínio sobre o filtro pegar ar quente, vc estava certo. Se estiver mal instalado e captar ar quente vc perde a vantagem de o filtro esportivo ser menos restritivo.
Filtro esportivo inbox é uma solução interessante pra aumento de desempenho sem gasto com troca de filtros nem aumento do barulho. O aumento de fluxo não é como o de um filtro cÔnico, que virtualmente elimina a restrição, mas em compensação não pega ar quente. O filtro esportivo pega ar quente QUASE TODO O TEMPO, pegar ar frio é só em situação ideal.
Em carro turbo, por outro lado, o filtro esportivo é interessante, pois o intercooler acaba por resfriar o ar sob pressão. Tem intercoolers que são tão eficientes que abaixam a temperatura do ar pressurizado a até cerca de 10 graus acima da temperatura ambiente. Isso é MUITA eficiência, uma vez que o compressor normalmente aumenta a temperatura do ar a até cerca de 80 graus.
Elvis, não quero parecer um mala, mas a gente não "coloca chip" no carro. Pra vc entender exatamente o que acontece com seu carro durante uma reprogramação da central, você tem que entender que no C4 nem existe um Chip de memória eprom como havia nos antigos APs Mi e Chevys. Como no C4 a Citroën ainda não liberou o código fonte da centralina, o que se pode fazer (com resultados cada vez melhores em termos de acerto, eficiência e suavidade de funcionamento com o passar dos anos) é instalar um módulo "Piggyback". Esse tipo de módulo é conectado pelo chicote do carro à centralina do motor. Ele, portanto, tem acesso aos dados enviados pelos sensores do motor (basicamente sensor de ar (mede velocidade ou massa de ar), sensor de posição de borboleta (autoexplicativo), sensor de mistura queimada (também conhecido por sonda lambda, mede a estequiometria da mistura através da condutibilidade dos gases queimados), medidor de rotação (para definir tanto a pulsação dos bicos e o avanço do comando (não tenho certeza ainda se no motor do C4 a variação dos comandos é comandada eletrônicamente - quase certeza que não, apenas acontece provavelmente derivada de um delta na pressão do óleo - vou descobrir isso mais à frente no projeto Rafale)quanto para cortar a ignição e a injeção de combustível) e sensor de temperatura do motor(também autoexplicativo)). O "Piggyback" também tem acesso - e controle - aos sistemas eletrônicos que trabalham no motor (no C4 2.0 16v, os bicos injetores, as bobinas de ignição - pra alterar a curva de ignição- e a borboleta de aceleração - Em Fords de motor 1.6 Flex, também a válvula termostática eletrônica, que pode ser chamada nesses casos de válvula termodinâmica, pois ela faz variar a temperatura de funcionamento do motor baseada na mistura de combustível presente no tanque para fazer com que a queima seja MAIS EFICIENTE ainda. Legal, né?). Bom, o "Piggyback" tem acesso a esses dados e os "repassa" à injeção. Como ele está ligado a tudo, pode ordenar incrementos de injeção de combustível e de ponto de ignição, além de elevar o corte de giro. Para que a centralina não entre em modo de segurança e trave o carro com os novos valores de injeção e ignição, ele pode "alterar" os dados dos sensores e repassá-los como ideais no motor original para a centralina. Alguns Piggybacks possuem inclusive monitores de acesso para que o motorista possa fazer alteraçõess "on the fly" no carro. Por exemplo, estar parado no sinal trabalhando com um mapa de mistura pobre, "econômica" e, ao ser chamado pra uma puxada, ao toque de um botão passar para o mapa de mistura potente. Isso é o que fazem, por exemplo, os famosos SAFC2 da Apex'i. http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Apexi-SA ... ccessories . Outros são acertados pelo preparador com uma interface externa (que pode ser um notebook ou mesmo um palm) sem deixar o motorista, que pode ser menos experiente em acerto, mexer no acerto do carro, deixá-lo pobre demais ou com o ponto adiantado demais e quebrar o motor por isso. Os Greddy Ultimate são exemplos perfeitos http://tunertools.com/proddetail.asp?prod=GR-15500501 .
Agora, para um investimento em acerto de injeção valer a pena, não comensa apenas reacertar a central e jogar pra cima as curvas de injeção e ponto. O ideal é fazer algo que melhore a capacidade de aspiração do motor. Isso é alcançado com escapes menos restritivos, filtros esportivos, etc. Não adianta fazer uma coisa aqui, outra ali. Aspro dá resultado fazendo um monte de detalhes que se somam. MAs isso é coisa pra outra conversa, outro tópico. Só depois de pronto esse hardware, então, vc acerta injeção e ignição do motor. Aí a força vem, mesmo em aspro! Abs!
Bicudo, vc sacaneou com os donos de Pallas! Bom, como eu ando de VTR...
Caramba, escrevi um testamento...
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

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BICUDO
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Re: Filtro de Ar Esportivo - C4 VTR/Pallas

Mensagem por BICUDO »

Bicudo, vc sacaneou com os donos de Pallas! Bom, como eu ando de VTR...
Caramba, escrevi um testamento...
hehehehehe, só para sacudir o tópico.....

Tenho filtro instalado a mais de um ano no meu carro, ganho de potencia só com ele deve ter sim, mas é muito pouco que ainda to tentando sentir a diferença...sobre a melhor posiçao para instalaçao isso é real.....
o melhor é o inbox...o motor do C4 esquenta demais....e é inevitavel ele aspirar ar quente sendo o conico.

Com relaçao ao seu testamento....rsssss......é isso mesmo conheçimento é tudo....

valeu pela aula.
Abs.

Cyro
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Re: Filtro de Ar Esportivo - C4 VTR/Pallas

Mensagem por Cyro »

brunollo escreveu:Caramba, escrevi um testamento...
Excelente a explicação, foi pro tópico O Melhor do C4C. Pena que muitos não consultem os posts deste tópico, que contém posts selecionados de assuntos de interesse geral, expostos como neste exemplo do brunollo.

Parabéns pelo post-aula.

Pra quem quiser dar uma olhada, em algumas seleções:

http://www.c4clube.com/viewtopic.php?f=21&t=1639

Quem ver um post e achar que vale a pena separá-lo, mande uma MP pra mim.
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Elvismartinsr
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Re: Filtro de Ar Esportivo - C4 VTR/Pallas

Mensagem por Elvismartinsr »

Brunollo,

Valeu mesmo pela explicação. Mas é o seguinte o que voce me sugere fazer para aumentar a potencia do meu C4 Hatch, pois hoje coloquei uma R18, cromada, com pneus 225/40, da zyoxx, zx15, depois eu coloco a foto, pois amanha vou colocar as molas eibach, dai vou tirar uma foto...rsrs, e hoje testei ele e ficou pessado, lógico saindo de um r16 para 18....é por isso que estou procurando alguma coisa para aumentar a potencia.
Se voces tiverem o que me indicar, agradeço!!!
Pois hoje pesquisei nesses lugares.
http://www.nascarchips.com
http://www.powerful.com.br
http://www.powerchips.com.br
E o valor varia de R$850,00 a R$550,00.
E estou em dúvida se vale a pena ou não.
E estou gostando muito do C4C, estou percebendo que vocês são parceiros mesmo, Parabêns para o C4C.
Abraços
Elvis

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mmbdp
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Re: Filtro de Ar Esportivo - C4 VTR/Pallas

Mensagem por mmbdp »

Putz, excelente a aula aí do Bruno, beleza mesmo.

Sobre os FRILTO esportivos, quando reprogramei a injeção do pallas (de tiozão) pesquisei um monte sobre o ganho de desempenho com essa passagem mais livre na aspiração do carro.

Os testes mais sérios que vi falavam em medições de 1 cavalo (um jegue) de potência com a troca do FRILTO pelo esportivo. Isso em carros que tando o esportivo quanto o comum aspiravam ar do mesmo "buraco", ou seja, quente.

A conclusão (me corrijam se estiver errada) a que cheguei é que, nos C4 em que a entrada de ar é toda trabalhada pra puxar o ar lá da frente, esse ganho poderia ainda ser menor. Por ser a injeção do C4 bem evoluída, pode ser que ela, ao sentir mais ar disponível, altere a quantidade de combustível pra mais e daí o carro renda mais um pouco (muito pouco, eu acho). Mesma coisa se dá com a facilidade de expelir os gases com um escape dimensionado, mas aí os testes já mostram que a restrição da descarga é bem maior do que a praticada pelo filtro na aspiração e BEM menos necessária. Então o ganho de potência com o escape dimensionado é maior do que com o FRILTO eXportivo.

Como não fiz a Cold Air Intake, fiquei mesmo no básico do basicão, reprograma de chip e escape em 2 1/4 sem catalizador. Joguei o corte pra 7500. Pouco ganho em potência (no máximo 15%) mas sem chance de dar merd@...

O FRILTO in box da K&N também foi testado com zero de alteração na potência do motor, somente tendo a vantagem de ser "permanente", lavável. Você usa e lava, e "lavou tá novo", daí passa o fluído que se liga às impurezas do ar para filtrar. Imagina andar no Brazil zil zil com um FRILTO com óleo pra grudar poeira: a cada 500 metros vc pára o carro e lava. rs.

Pra funcionar ou põe o FRILTO eXportivo numa CAI ou deixa quieto, quer dizer, sem o barulho do FRILTO.
Chipado...tem varios Vtr dos garotos e tem Pallas dos Tiozao....logo o pessoal vem e dá uma força para vc....
Ainda vou te ver de pallas, bicudão, hahahahaha...

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bruno figueiredo
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Re: Filtro de Ar Esportivo - C4 VTR/Pallas

Mensagem por bruno figueiredo »

Quando estivemos no Extreme, o Marcello e eu, fomos nos nossos Pallas Tiozão, mas os VTR tavam todos na feira, e com esta desculpa, não demos nenhuma puxada com eles. Mas numa próxima ocasião, isto pode acontecer, né parceiro?

Abs.
Bruno Figueiredo.

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brunollo
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Re: Filtro de Ar Esportivo - C4 VTR/Pallas

Mensagem por brunollo »

Opa, eu ouvi a palavra "puxada"? Count me in!
Agora, sobre o filtro de ar de menor restrição, só funfa se o motor estiver aspirando mais ar que o original. Se não, não faz diferença quase NENHUMA, 1cv acho que não dá. O filtro original já é dimensionado para aquilo. O K&N não faz diferença no carro origineba, mas num preparado faz sim. Ainda que pouca, pois a superfície de aspiração não se altera muito, apenas o elemento filtrante é menos restritivo.

temos que responder ao Rei com deferência: cara, o seu motor, se não me engano, é o mesmo do Peugeot 206 16v. Esse motor responde bem a preparações de cabeçote. Pena que é flex, o que dificulta o acerto. As centrais antigas eram de fácil reprogramação. Com a central flex, a solução é um piggyback, com esses que vc citou. Esses são simples simples de tudo, vc não vai ter controle de nada, e eles não têm TANTA capacidade de processamento como a própria central do C4. Vc vai ter que torcer pra que eles aguentem o tranco (aguentam, mas em aplicações high end eles não renderiam tanta potência quanto uma injeção mais moderna, seja ela piggyback ou não) e para que o carro fique bem liso de funcionamento (e aí o cara tem que ser bom de acerto, para deixar o carro não só potente mas também gostoso de dirigir). Sobre as 18, faça um teste: pese suas rodas originais e veja se as 18 são tão mais pesadas assim. VC vai se surpreender com o resultado. Os aros 16 com pneus 215/55 são uma solução resistente para buracos, mas são o conjunto de menor desempenho que se pode instalar em um carro médio. Pesam bem mais que os aros 15, (pesam mais que algumas montagems de aro 17), aumentam a inércia, e ainda assim possuem flanco alto demais para ganhar em precisão na direção. Honestamente, amigão, se você quer desempenho razoável no 1.6 (não tem desempenho bom nesse carro com motor 1.6), seu carro tem que andar com aros 15 ou aros 17. 18 vc já meteu, então vai servir só para desfilar. E, a menos que vc instale um turbo no seu carro, qualquer preparação com essas rodonas só serve para ser um paliativo. Eu sei do que estou dizendo. Meu VTR tem aros 18. A diferença é que o torque e a potência são bem mais altos, e as 18 acabam não fazendo tanta diferença nesse caso.
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BICUDO
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Re: Filtro de Ar Esportivo - C4 VTR/Pallas

Mensagem por BICUDO »

Falei para vc (Brunollo) os TIOZAO....vem rapidinho se defender, hehehheheheehhe
já andei nos dois pallas....e no transito de sampa.....e os carros estao espertinhos sim....

É uma pena Bruno e Marcelo acho que nao vai dá tempo para gente dá uma Puxada juntos...mas to de olho nesse tópico que embreve pode ser Biblia de cabeçeira....aqui em casa....rsssss.

Abs.
para os meninos de VTR
para os garotos de Hatch e
ao Tiozao de pallas....

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ludicco
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Re: Filtro de Ar Esportivo - C4 VTR/Pallas

Mensagem por ludicco »

Rapaz!! Mas, o que que é isso minha gente! O Brunollo tá arregaçando nas explicações!

Valeu demais a contribuição!, Estou lendo sem entender a metade, mas, muito feliz com o material disponível!

Valeu Mermão!!!!

Abrassss

MuriloDias.com

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