Antes de qualquer coisa, passe em "Novos Membros", e faça a sua apresentação.alfredo duayer escreveu:sempre manual pelo prazer de dirigir.
Abs.
Antes de qualquer coisa, passe em "Novos Membros", e faça a sua apresentação.alfredo duayer escreveu:sempre manual pelo prazer de dirigir.
Eu nunca tive carro de cambio automático, apenas manual, mas gostaria de experimentar um dia, porém temo pelo custo de manutenção, pois via de regra o câmbio manual é mais robusto e não quebra enquanto que qualquer conserto do câmbio automático bate fácil na casa dos 8.000,00 reais, e o que assusta é a quantidade de gente reclamando justamente do cambio automático da Citroen, não sei se com razão ou não o que chama a atenção é que muita gente reclama de defeitos prematuros e que custam uma facada, não fosse isso com certeza optaria pelo automático.JR. escreveu:Confesso que eu era da opinão de que "câmbio automático é coisa de tiozão e de mulher", ou "câmbio bom mesmo é o manual, pois dá mais prazer de dirigir e deixa o carro mais na mão"...
Pois bem, essa ERA a minha opinião, até ter meu primeiro automático (e olha que era um Vectra!.... rs).
Claro que gosto não se discute, e respeito a opinião de quem pensa diferente, mas...
Câmbio automático é o que há! Jamais conheci alguém que, depois de ter um carro automático, voltou pro manual. Já o contrário... A cada dia cresce o número de pessoas que "descobrem" o automático e optam por ele.
A par de existirem vários automáticos, com algumas versões superiores ou mais modernas (6 marchas, shif pad, etc), o mais simples dos automáticos trará sempre mais conforto se comparado com o manual, isso é fato, ainda mais no trânsio nosso de cada dia...
Sugestão: faça um test drive e tire suas próprias conclusões.
Boa sorte!
Abs.
Existe muito de mito na questão de custo de manutenção de câmbios automáticos.fabiogr escreveu: Eu nunca tive carro de cambio automático, apenas manual, mas gostaria de experimentar um dia, porém temo pelo custo de manutenção, pois via de regra o câmbio manual é mais robusto e não quebra enquanto que qualquer conserto do câmbio automático bate fácil na casa dos 8.000,00 reais, e o que assusta é a quantidade de gente reclamando justamente do cambio automático da Citroen, não sei se com razão ou não o que chama a atenção é que muita gente reclama de defeitos prematuros e que custam uma facada, não fosse isso com certeza optaria pelo automático.
Arr escreveu:fabiogr escreveu:
Existe muito de mito na questão de custo de manutenção de câmbios automáticos.
Falando pela minha experiência, estou no quarto Citroen automático e nunca precisei mexer em câmbio.
Por outro lado, teoricamente, com um câmbio manual a manutenção de embreagem vai chegar bem antes de ter
de fazer qualquer coisa no câmbio automático. E com a popularização cadas vez maior, a manutenção dos automáticos também tendem a cair os custos.
Os problemas prematuros com o câmbio AL4, geralmente são com as eletroválvulas, como comentado em alguns posts aqui no forum. É relativamente simples de resolver e a maioria foi coberta pela garantia.
Agora, via de regra, se precisar reformar um câmbio automático evite fazer isso na concessionária. Realmente a conta vai ficar na casa dos 7 a 8 mil reais. A concessionária não faz o serviço, simplesmente retira o câmbio e leva numa oficina especializada em automáticos onde os reparos são feitos e triplica os custos deles para te cobrar.
Se levar num mecânico de confiança para retirar e enviar o câmbio para as mesmas oficinas que prestam serviço às concessionárias, sua conta cai para uns 2 ou 3 mil no total.
A mesma coisa acontece com o motor. Consulte o custo de um jogo de biela, pistões e anéis e juntas na ccs. A conta passa dos R$13.000,00. Fora se faz o motor por um terço disso incluindo serviço.
Recentemente meu pai fez o câmbio automático de um Peugeot 405 (cambio ZF, os mesmos da xsara e zx antigos), 14 anos de uso, e a conta não chegou aos R$2.000,00.
Marcio, só uma consideração ao que vc disse: Os cambios desses modelos são automatizados de dupla embreagem. Os modelos que oferecem cambio com conversor de torque, automaticos de 8 marchas são os R8 e A8. Na Mercedes está ainda definindo o cambio automatico de 9 marchas e na BMW ainda continuam na automatizada.marciov escreveu:Câmbio Manual tem mais pegada. A impressão que se tem é que no automático vai faltar aquele tchan em uma retomada. Se bem que os carros esportivos atauais - leia-se AUDI, MERCEDES, PORSCHE & CIA - estão vindo de série com câmbios automáticos extremamente eficientes. Coisa impensável até alguns anos atrás.