Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
No Salão do Automóvel pude conferir diversos modelos de CAI e em vários modelos esportivos haviam coisas muito semelhantes ao que fiz nesta mod. O que ainda falta fazer é isolar a área do filtro do restante do compartimento do motor, como nos esquemas abaixo, tirados do Dodge Challenger (azul) e Mustang Shelby Cobra GT 500 (vermelho): .
A essência do projeto está presente nestes dois modelos com uma tubulação de ar direta para a base dos filtros. A única coisa que falta é isolar o filtro. Uma possibilidade que conversei com alguns é envolver os tubos com algum material isolante como manta asfáltica ou algo do gênero.
E aí pessoal!
Muitos sabem que estou utilizando um Duplofluxo dentro da caixa do filtro de ar original. Até aí tudo bem, mas pensando e repensando em como fazer um CAI decente e acompanhando o post. Pensei numa coisa. Parecida com este citado acima em fotos.
Praticamente ao lado do radiador tem um ´canalisador´ de ar que fica praticamente de frente para a caixa do filtro de ar....
Pensei em canibalizar tanto essa peça quanto a tampa da caixa do filtro. Como?
Cortando um retângulo na boca dessa peça plástica (que no caso o as entraria direto pela peça entre a ´grade´ e o capô. Enseguida fazer uma flange na parte já aberta dessa peça até a tampa da caixa do filtro onde dê para encaixar uma na outra (a fim de simplificar a abertura da caixa). Obviamente cortando a tampa também.
Obviamente é cortar muita peça, mas no ferro velho deve-se achar algo para efetuar essa tarefa. Talvez esta semana com um tempo procure nos ´ferrinhos´ e 2a que vem trabalhe nisso e vamos ver como fica.
Sugestões ou até me falar qual a utilidade dessa peça que para mim teria que estar virada a ´boca´ para fora do capô, não para o motor.
Pô, na boa, eu já até pensei em dar uma mexida no capo e conseguir assim umas aberturas...
Alguém já viu isso? Uma ou duas entradas de ar pelo capo... ?
Eu uso o kit da Ihmor no Tigra, ajuda muito. O elemento filtrante é Simota. O funil aerodinamico pros Citros é fantástico! Poderíamos conversar com o representante Simota pra ver se ele traz pro C4 clube, hein?
lembrando que esse seria para os hatch 1.6 nosso, pq esse e' de 1.6 la'. Para os 2.0 e' diferente e maior...cara, to tendo uma preguica de postar foto meu...
To trabalhando num projeto bem legal quase beirando o xaning total... mas que espero que fique com uma cara descente. Vou adiantar mais ou menos o que estou fazendo, depois posto fotos.
Hehe paguei no filtro simota R$139,00 + Sedex total R$180,00 pelo mercado livre e já gastei a metade disso na tentativa de criar uma caixa isolante pro filtro. O filtro extreme em si é excelente, muito resistente e e o ronco que gera é espetacular, exatamente como já dito antes, não atrapalha em nada a condução normal, bem silencioso para o dia a dia, pois ele só aparece quando se pisa fundo. Inclusive descobri que pelo barulho dele é possível controlar se estou gastando mais ou menos gasolina....
Quanto a caixa, a questão de retirar a caixa original foi uma necessidade, pois mandei fazer um adaptador para conectar o bocal do filtro de 77mm com a mangueira original de 65mm e coloquei uma aste para prender com parafuso um pouco abaixo da caixa da bateria. Chegar a esse adaptador deu um trabalhão, como eu comprei só o filtro pensando que seria fácil adaptar um tubo pvc para liga-lo... me dei mal, testei de tudo até descobrir que o tubo pvc se deforma levemente ficando um pouco frouxo e podendo sair da abraçadeira...
A solução foi andar 50 metros da minha casa até um torneiro hehe... Com o torno foi possível fazer um conector em ferro na medida perfeita que ficou legal, depois de envelopado com o resto do adesivo di-noc da 3m que ainda tinha em casa ficou melhor ainda...
Já para a solução da caixa de isolamento... putz, como é difícil encontrar material resistente a calor e maleável o bastante para manusear.... Resumindo, não encontrei... embora ainda tenha umas idéias na cabeça. Acabei que fiz um protótipo em papelão revestido internamente e externamente com manta térmica isolante disponível em qualquer loja de telhas ou ferramentas e sobre envelopei com um adesivo preto fosco. (tosco).
Com o protótipo pronto foi hora de montar o tubo com acesso a frente do carro, nada que uma mangueira de piscina com a ponta pintada de preto para não aparecer não resolva... Isso sem ter que desmontar a frente, bastou passar o tubo e encaixa-lo na lateral da frente.
Como é um protótipo ainda tenho que solucionar alguns probleminhas técnicos e não deu pra fotografar e postar....
Mas estou quase no final do projeto do protótipo. Uma dica legal é procurar no youtube as soluções que gringos inventam pra isolar o filtro... vale até papel alumínio...
No decorrer da evolução do projeto vou postando mais informações.
Para o projeto, encontrei este material em silicone que suporta até 250°C, achei um pouco salgado o preço... mas o meu caminho por enquanto seria por ai.
Não consegui medir a temperatura onde o filtro fica instalado, mas abrindo o capo depois de um determinado tempo do motor ligado e colocando a mão em algumas regiões é possível notar que não é tão quente ao ponto de gerar calor suficiente para criar chama... Alguém sabe exatamente qual a temperatura média que pode chegar nessa região onde o filtro de ar se localiza?