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Re: Acionamento da Ventoinha
Pessoal,
Hoje dei umas voltas no Pallas com o Lexia plugado e ligado no modo de monitoramento dos parâmetros, sendo que um dos parâmetros se chama: "Fan Unit speed setting". Sendo assim, pude observar que a ventoinha do C4 assume 3 estágios de potência durante o funcionamento:
- 0% (parada)
- 50% (barulho quase imperceptivel)
- 99% (barulhento)
Esse terceiro estágio (99% de potência) geralmente é acionado em:
- engarrafamentos;
- muito calor externo;
- muito calor interno (aumenta a temperatura do fluído do radiador, pois o ar admitido é quente).obs: isso justifica a ventoinha "99%" assim que ligamos o carro, como dito acima.
Como eu já tive um 307 2.0, que usa o mesmo motor, a mesma ventoinha (código da peça: 1253K2) e não fazia tanto barulho no último estágio, suponho que seja possível reconfigurar o ultimo estágio do motoventilador, reduzindo a potência de 99% para algo em torno de 85%, o que eu creio que seja de fábrica no PUG 307.
Caso realmente não exista um telecarregamento da citroen para isso, pretendo instalar algum dispositivo elétrico (o equivalente a um diodo) no chicote que alimente a ventoinha, de forma a reduzir a entrega de voltagem no motoventilador em cerca de 15% e ficar monitorando no LEXIA se haverá variação considerável de temperatura (creio que não ocorrerá). O único efeito colateral seria uma redução de 15% no estágio intermediário, que cairia para de 50% para 42,5%.
Isso é chato...como alguem mesmo já disse em um outro tópico, não sou mais adolescente pra ficar me preocupando com carro, mas agora que investi no lexia e um netbook com xp, vou até o fim pra ter o carro do jeito que gosto. E aceito ajuda...rsrs
Hoje dei umas voltas no Pallas com o Lexia plugado e ligado no modo de monitoramento dos parâmetros, sendo que um dos parâmetros se chama: "Fan Unit speed setting". Sendo assim, pude observar que a ventoinha do C4 assume 3 estágios de potência durante o funcionamento:
- 0% (parada)
- 50% (barulho quase imperceptivel)
- 99% (barulhento)
Esse terceiro estágio (99% de potência) geralmente é acionado em:
- engarrafamentos;
- muito calor externo;
- muito calor interno (aumenta a temperatura do fluído do radiador, pois o ar admitido é quente).obs: isso justifica a ventoinha "99%" assim que ligamos o carro, como dito acima.
Como eu já tive um 307 2.0, que usa o mesmo motor, a mesma ventoinha (código da peça: 1253K2) e não fazia tanto barulho no último estágio, suponho que seja possível reconfigurar o ultimo estágio do motoventilador, reduzindo a potência de 99% para algo em torno de 85%, o que eu creio que seja de fábrica no PUG 307.
Caso realmente não exista um telecarregamento da citroen para isso, pretendo instalar algum dispositivo elétrico (o equivalente a um diodo) no chicote que alimente a ventoinha, de forma a reduzir a entrega de voltagem no motoventilador em cerca de 15% e ficar monitorando no LEXIA se haverá variação considerável de temperatura (creio que não ocorrerá). O único efeito colateral seria uma redução de 15% no estágio intermediário, que cairia para de 50% para 42,5%.
Isso é chato...como alguem mesmo já disse em um outro tópico, não sou mais adolescente pra ficar me preocupando com carro, mas agora que investi no lexia e um netbook com xp, vou até o fim pra ter o carro do jeito que gosto. E aceito ajuda...rsrs
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Re: Acionamento da Ventoinha
Excelente iniciativa!!!
Não faço a mínima idéia do que seja o Lexia, mas me parece um software para entrada no CB do c4 confere?
Como eu conseguiria um desses?
Idéia interessante isso...
Só que é uma brincadeira perigosa não acha?
Enfim... Vai ter dias que ela vai ativar em 99% que não há necessidade, e sim precaução, mas tem dias que poderá ativar por real necessidade, e necessitará dos 99% não?
Enfim, a idéia é excelente!! Mas é aquilo... Se ta ali é pq precisa....
Estamos ai!!
Abraços!
Conto com seus resultados!!
Não faço a mínima idéia do que seja o Lexia, mas me parece um software para entrada no CB do c4 confere?
Como eu conseguiria um desses?
Idéia interessante isso...
Só que é uma brincadeira perigosa não acha?
Enfim... Vai ter dias que ela vai ativar em 99% que não há necessidade, e sim precaução, mas tem dias que poderá ativar por real necessidade, e necessitará dos 99% não?
Enfim, a idéia é excelente!! Mas é aquilo... Se ta ali é pq precisa....
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- BICUDO
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Re: Acionamento da Ventoinha
Luciano leia esse topico.Excelente iniciativa!!!
Não faço a mínima idéia do que seja o Lexia, mas me parece um software para entrada no CB do c4 confere?
Como eu conseguiria um desses?
viewtopic.php?f=20&t=5631
É isso mesmo.....Luciano se está lá e tem essa funçao..é porque a configuraçao do motor as vezes pode sim se fazer necessario...por isso tem que se ter muito cuidado nessas modificaçoes.....Só que é uma brincadeira perigosa não acha?
Enfim... Vai ter dias que ela vai ativar em 99% que não há necessidade, e sim precaução, mas tem dias que poderá ativar por real necessidade, e necessitará dos 99% não?
Enfim, a idéia é excelente!! Mas é aquilo... Se ta ali é pq precisa....
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Abraços!
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Paulocap....legal esse monitoramento...poxa da vontade nesmo de ter um instalado....ainda mais que tenho um carro exclusivo e tenho muitas duvidas sobre ele....vou pensar a respeito.
Valeu!!!!
- fmiglior
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Re: Acionamento da Ventoinha
o motor do 307 é o mesmo, mas veja se a posição da ventoinha é a mesmo, a do c4 fica praticamente fora do cofre do motor, ficando a frente do radiador quase no parachoque. talvez pela posição faça mais barulho.
eu evitaria mexer nisso, uma falha nesse rele ou em alguma mudança de parametro pode fazer o carro superaquecer e ai os problemas vão ser maiores do que o barulho!
eu evitaria mexer nisso, uma falha nesse rele ou em alguma mudança de parametro pode fazer o carro superaquecer e ai os problemas vão ser maiores do que o barulho!
EX C4 VTR
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Re: Acionamento da Ventoinha
Meu carro tá apresentando o mesmo problema com a ventoinha sendo acionada direto. Achei que fosse algum problema no veículo e já tava pensando em levar na concessionária. O meu é um C4 hatch 2.0 automático com poucos dias de uso. Aqui em São Luís esses dias a temperatura tá marcando em média 35°C.
Mas eita suadinha chata...
O carro que tá sem placa ainda fica parecendo carro velho. Vou tentar desencanar disso.
Mas eita suadinha chata...
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Re: Acionamento da Ventoinha
O meu tem o mesmo problema, levei o carro na CCS para ver se estava tudo ok, o téc. disse q é normal o barulho e ela ficar ligada em transito intenso e calor acima dos 32 graus.
C4 use com moderação...
[img]http://img25.imageshack.us/img25/2305/32501378.jpg[/img]
[img]http://img25.imageshack.us/img25/2305/32501378.jpg[/img]
- Jairo L. Corso
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Re: Acionamento da Ventoinha
O meu também estava com esta turbina ligando de manhã, com o carro frio. E passava o dia ligando direto.
Em dezembro fiz a revisão dos 20K e solicitei que verificassem.
A consultora da Eiffel disse que era apenas um relé, que foi trocado na garantia.
Problema solucionado.
Viajei perto de 3 mil kms e não ligou mais no máximo. E gela!
Em dezembro fiz a revisão dos 20K e solicitei que verificassem.
A consultora da Eiffel disse que era apenas um relé, que foi trocado na garantia.
Problema solucionado.
Viajei perto de 3 mil kms e não ligou mais no máximo. E gela!
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Re: Acionamento da Ventoinha
Tenho um C4 Pallas 2010 com 12.500km e também tive problemas com a ventoinha entrando direto no 3.o estágio, mesmo que o motor não tivesse sido exigido.
O problema começou quando o carro tinha uns 5.000km.
Levei na Concessionária, e depois de 3 tentativas, eles resolveram o problema da ventoinha disparada.
Agora estou encanado porque parece que, além de trocar alguma peça, podem ter mexido na válvula termostática, pois motor demora muito a alcançar a temperatura normal de operação, com as três barrinhas indicadoras de temperatura.
Fora esse problema, estou adorando o carro, especialmente na estrada.
Abraço a todos!
O problema começou quando o carro tinha uns 5.000km.
Levei na Concessionária, e depois de 3 tentativas, eles resolveram o problema da ventoinha disparada.
Agora estou encanado porque parece que, além de trocar alguma peça, podem ter mexido na válvula termostática, pois motor demora muito a alcançar a temperatura normal de operação, com as três barrinhas indicadoras de temperatura.
Fora esse problema, estou adorando o carro, especialmente na estrada.
Abraço a todos!
Re: Acionamento da Ventoinha
Pessoal, percebi a mesma coisa no meu C4 Automático 2.0. Comprei ele faz 2 semanas, 340 Km rodados, e no trânsito ela liga a cada 4 minutos, mas a temperatura não sai dos três pauzinhos, também estou encucado com isso.
Um abraço a todos,
Sergio C.
Um abraço a todos,
Sergio C.
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Re: Acionamento da Ventoinha
No C4/307 a ventoinha do motor e do ar condicionado é a mesma.
Se ligar o ar condicionado a ventoinha vai ligar para esfriar o radiador do ar condicionado que fica na frente do radiador do motor.
Note que isso não vai reduzir muito a temperatura do motor, pois o ar que vai sair do radiador do ar condicionado é quente, aquecendo o motor.
Se o motor ficasse muito frio a valvula termostática cortaria a circulação de agua no motor, ou seja, a temperatura do motor pode cair um pouco, mas nunca gelado.
Se não ligar o ar condicionado, a ventoinha so iria ligar quando o motor ficasse muito quente.
Dica, tenho um 307 com 5 anos, 70 mil Km. A ventoinha parou de tanto funcionar, desgaste natural. O computador de bordo avisou de excesso de temperatura pendindo para desligar o carro, assim o motor não foi danificado. (Vantagem de ter um carro com computador de bordo, C4/307)
Peça para trocar apenas as escovas do ventilador, custa R$ 15,00 o par pode fazer em um mecânico de sua confirança, ao invës de trocar a peça inteira, ~R$ 200,00 (ventoinha).
Se ligar o ar condicionado a ventoinha vai ligar para esfriar o radiador do ar condicionado que fica na frente do radiador do motor.
Note que isso não vai reduzir muito a temperatura do motor, pois o ar que vai sair do radiador do ar condicionado é quente, aquecendo o motor.
Se o motor ficasse muito frio a valvula termostática cortaria a circulação de agua no motor, ou seja, a temperatura do motor pode cair um pouco, mas nunca gelado.
Se não ligar o ar condicionado, a ventoinha so iria ligar quando o motor ficasse muito quente.
Dica, tenho um 307 com 5 anos, 70 mil Km. A ventoinha parou de tanto funcionar, desgaste natural. O computador de bordo avisou de excesso de temperatura pendindo para desligar o carro, assim o motor não foi danificado. (Vantagem de ter um carro com computador de bordo, C4/307)
Peça para trocar apenas as escovas do ventilador, custa R$ 15,00 o par pode fazer em um mecânico de sua confirança, ao invës de trocar a peça inteira, ~R$ 200,00 (ventoinha).