Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
paulocap
Membros
Estado: AM
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Manual

Re: Acionamento da Ventoinha

Mensagem por paulocap »

Pessoal,

Hoje dei umas voltas no Pallas com o Lexia plugado e ligado no modo de monitoramento dos parâmetros, sendo que um dos parâmetros se chama: "Fan Unit speed setting". Sendo assim, pude observar que a ventoinha do C4 assume 3 estágios de potência durante o funcionamento:
- 0% (parada)
- 50% (barulho quase imperceptivel)
- 99% (barulhento)

Esse terceiro estágio (99% de potência) geralmente é acionado em:

- engarrafamentos;
- muito calor externo;
- muito calor interno (aumenta a temperatura do fluído do radiador, pois o ar admitido é quente).obs: isso justifica a ventoinha "99%" assim que ligamos o carro, como dito acima.

Como eu já tive um 307 2.0, que usa o mesmo motor, a mesma ventoinha (código da peça: 1253K2) e não fazia tanto barulho no último estágio, suponho que seja possível reconfigurar o ultimo estágio do motoventilador, reduzindo a potência de 99% para algo em torno de 85%, o que eu creio que seja de fábrica no PUG 307.

Caso realmente não exista um telecarregamento da citroen para isso, pretendo instalar algum dispositivo elétrico (o equivalente a um diodo) no chicote que alimente a ventoinha, de forma a reduzir a entrega de voltagem no motoventilador em cerca de 15% e ficar monitorando no LEXIA se haverá variação considerável de temperatura (creio que não ocorrerá). O único efeito colateral seria uma redução de 15% no estágio intermediário, que cairia para de 50% para 42,5%.

Isso é chato...como alguem mesmo já disse em um outro tópico, não sou mais adolescente pra ficar me preocupando com carro, mas agora que investi no lexia e um netbook com xp, vou até o fim pra ter o carro do jeito que gosto. E aceito ajuda...rsrs

luciano-es
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Mensagem por luciano-es »

Excelente iniciativa!!!
Não faço a mínima idéia do que seja o Lexia, mas me parece um software para entrada no CB do c4 confere?
Como eu conseguiria um desses?
Idéia interessante isso...
Só que é uma brincadeira perigosa não acha?
Enfim... Vai ter dias que ela vai ativar em 99% que não há necessidade, e sim precaução, mas tem dias que poderá ativar por real necessidade, e necessitará dos 99% não?
Enfim, a idéia é excelente!! Mas é aquilo... Se ta ali é pq precisa....
Estamos ai!!
Abraços!
Conto com seus resultados!!

BICUDO
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C2 VTS do Bicudo

Mensagem por BICUDO »

Excelente iniciativa!!!
Não faço a mínima idéia do que seja o Lexia, mas me parece um software para entrada no CB do c4 confere?
Como eu conseguiria um desses?
Luciano leia esse topico.
viewtopic.php?f=20&t=5631
Só que é uma brincadeira perigosa não acha?
Enfim... Vai ter dias que ela vai ativar em 99% que não há necessidade, e sim precaução, mas tem dias que poderá ativar por real necessidade, e necessitará dos 99% não?
Enfim, a idéia é excelente!! Mas é aquilo... Se ta ali é pq precisa....
Estamos ai!!
Abraços!
Conto com seus resultados!!
É isso mesmo.....Luciano se está lá e tem essa funçao..é porque a configuraçao do motor as vezes pode sim se fazer necessario...por isso tem que se ter muito cuidado nessas modificaçoes.....

Paulocap....legal esse monitoramento...poxa da vontade nesmo de ter um instalado....ainda mais que tenho um carro exclusivo e tenho muitas duvidas sobre ele....vou pensar a respeito.

Valeu!!!!

fmiglior
Moderador
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por fmiglior »

o motor do 307 é o mesmo, mas veja se a posição da ventoinha é a mesmo, a do c4 fica praticamente fora do cofre do motor, ficando a frente do radiador quase no parachoque. talvez pela posição faça mais barulho.

eu evitaria mexer nisso, uma falha nesse rele ou em alguma mudança de parametro pode fazer o carro superaquecer e ai os problemas vão ser maiores do que o barulho!
EX C4 VTR

andremedi
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por andremedi »

Meu carro tá apresentando o mesmo problema com a ventoinha sendo acionada direto. Achei que fosse algum problema no veículo e já tava pensando em levar na concessionária. O meu é um C4 hatch 2.0 automático com poucos dias de uso. Aqui em São Luís esses dias a temperatura tá marcando em média 35°C.
Mas eita suadinha chata...
O carro que tá sem placa ainda fica parecendo carro velho. Vou tentar desencanar disso.

Fabio Trima
Membros

Mensagem por Fabio Trima »

O meu tem o mesmo problema, levei o carro na CCS para ver se estava tudo ok, o téc. disse q é normal o barulho e ela ficar ligada em transito intenso e calor acima dos 32 graus.
C4 use com moderação...
[img]http://img25.imageshack.us/img25/2305/32501378.jpg[/img]

Jairo L. Corso
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por Jairo L. Corso »

O meu também estava com esta turbina ligando de manhã, com o carro frio. E passava o dia ligando direto.
Em dezembro fiz a revisão dos 20K e solicitei que verificassem.
A consultora da Eiffel disse que era apenas um relé, que foi trocado na garantia.
Problema solucionado.
Viajei perto de 3 mil kms e não ligou mais no máximo. E gela!

smorand
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático

Mensagem por smorand »

Tenho um C4 Pallas 2010 com 12.500km e também tive problemas com a ventoinha entrando direto no 3.o estágio, mesmo que o motor não tivesse sido exigido.

O problema começou quando o carro tinha uns 5.000km.

Levei na Concessionária, e depois de 3 tentativas, eles resolveram o problema da ventoinha disparada.

Agora estou encanado porque parece que, além de trocar alguma peça, podem ter mexido na válvula termostática, pois motor demora muito a alcançar a temperatura normal de operação, com as três barrinhas indicadoras de temperatura.

Fora esse problema, estou adorando o carro, especialmente na estrada.

Abraço a todos!

sergioc
Membros

Mensagem por sergioc »

Pessoal, percebi a mesma coisa no meu C4 Automático 2.0. Comprei ele faz 2 semanas, 340 Km rodados, e no trânsito ela liga a cada 4 minutos, mas a temperatura não sai dos três pauzinhos, também estou encucado com isso.

Um abraço a todos,

Sergio C.

sergioty
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por sergioty »

No C4/307 a ventoinha do motor e do ar condicionado é a mesma.

Se ligar o ar condicionado a ventoinha vai ligar para esfriar o radiador do ar condicionado que fica na frente do radiador do motor.

Note que isso não vai reduzir muito a temperatura do motor, pois o ar que vai sair do radiador do ar condicionado é quente, aquecendo o motor.

Se o motor ficasse muito frio a valvula termostática cortaria a circulação de agua no motor, ou seja, a temperatura do motor pode cair um pouco, mas nunca gelado.

Se não ligar o ar condicionado, a ventoinha so iria ligar quando o motor ficasse muito quente.

Dica, tenho um 307 com 5 anos, 70 mil Km. A ventoinha parou de tanto funcionar, desgaste natural. O computador de bordo avisou de excesso de temperatura pendindo para desligar o carro, assim o motor não foi danificado. (Vantagem de ter um carro com computador de bordo, C4/307)

Peça para trocar apenas as escovas do ventilador, custa R$ 15,00 o par pode fazer em um mecânico de sua confirança, ao invës de trocar a peça inteira, ~R$ 200,00 (ventoinha).

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”