- RodVTS98
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Re: Consumo excessivo de óleo
Olá pessoal!
Gostaria de esclarecer algumas coisas e espero q fique claro:
1- Consumo excessivo de óleo= Isto acontece qdo um motor consome mais do q especificado no manual. Se no manual diz 0,5l/1000km, isto significa q consumir até 1,0l a cada 2000km é (ainda) normal! Para vcs terem uma idéia do q isso significa, 1,0litro de óleo é a diferença entre a marcação da vareta de óleo no máximo para a marca de mínimo. Se o motor de vcs está consumindo os mesmos 1,0litro em 5000 ou 6000km, isto significa q está tudo bem! "Mas, minha Parati de 1990 não baixa nada..."...., isso depende do projeto. A PSA projetou esses motores com uma folga um pouco maior (estamos falando em décimos de milímetros), portanto são projetos completamente diferentes. Um motor 1.6l da Parati desenvolvia 87cv (+/-). O motor 1.6l do C4 desenvolve um pico máximo de potência da ordem de 110cv! Enfim, são projetos diferentes!
2- Barulho de costura com carro parado= Muitos carros apresentam isso hj em dia. Não é um privilégio do C4! Passam alguns dias e os tuchos hidráulicos descarregam. Necessário algum tempo pra q eles se recarreguem na primeira vez q ligá-lo.
3- Óleo utilizado para refrigeração de partes do motor= É assim e sempre foi! O óleo não apenas lubrifica as partes móveis, mas ajuda a dissipar o calor do motor. O mecanico q disse q isso é um diferencial desse motor, falou besteira! O q acontece é q , cada vez mais, os projetistas estão aumentando a participação do óleo na tarefa de refrigeração do motor, e isso pode causar um aumento gradativo do consumo específio de óleo em um determinado motor, dada a sua aumentada tarefa de refrigerar um cabeçote 16 válvulas e camisas, q estão jogando altíssimas taxas de calor pra fora, dado o efeito de atrito produzido pelos motores em movimento e altas potências específicas dos motores modernos!
Portanto, não se assustem! Os relatos de vcs são normais pelo o q li, e o aumento ou diminuição desse consumo, depende de N fatores, mas, principalmente, da forma de conduzir. Se vc pisa muito, consome muito!
Abraços,
Rodrigo.
Gostaria de esclarecer algumas coisas e espero q fique claro:
1- Consumo excessivo de óleo= Isto acontece qdo um motor consome mais do q especificado no manual. Se no manual diz 0,5l/1000km, isto significa q consumir até 1,0l a cada 2000km é (ainda) normal! Para vcs terem uma idéia do q isso significa, 1,0litro de óleo é a diferença entre a marcação da vareta de óleo no máximo para a marca de mínimo. Se o motor de vcs está consumindo os mesmos 1,0litro em 5000 ou 6000km, isto significa q está tudo bem! "Mas, minha Parati de 1990 não baixa nada..."...., isso depende do projeto. A PSA projetou esses motores com uma folga um pouco maior (estamos falando em décimos de milímetros), portanto são projetos completamente diferentes. Um motor 1.6l da Parati desenvolvia 87cv (+/-). O motor 1.6l do C4 desenvolve um pico máximo de potência da ordem de 110cv! Enfim, são projetos diferentes!
2- Barulho de costura com carro parado= Muitos carros apresentam isso hj em dia. Não é um privilégio do C4! Passam alguns dias e os tuchos hidráulicos descarregam. Necessário algum tempo pra q eles se recarreguem na primeira vez q ligá-lo.
3- Óleo utilizado para refrigeração de partes do motor= É assim e sempre foi! O óleo não apenas lubrifica as partes móveis, mas ajuda a dissipar o calor do motor. O mecanico q disse q isso é um diferencial desse motor, falou besteira! O q acontece é q , cada vez mais, os projetistas estão aumentando a participação do óleo na tarefa de refrigeração do motor, e isso pode causar um aumento gradativo do consumo específio de óleo em um determinado motor, dada a sua aumentada tarefa de refrigerar um cabeçote 16 válvulas e camisas, q estão jogando altíssimas taxas de calor pra fora, dado o efeito de atrito produzido pelos motores em movimento e altas potências específicas dos motores modernos!
Portanto, não se assustem! Os relatos de vcs são normais pelo o q li, e o aumento ou diminuição desse consumo, depende de N fatores, mas, principalmente, da forma de conduzir. Se vc pisa muito, consome muito!
Abraços,
Rodrigo.
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C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!
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Re: Consumo excessivo de óleo
Olá Rod, gostaria de comentar alguns pontos tocados por você:
1) A configuração de consumo no manual é praticamente a mesma em todos os manuais de todos os carros. Elas são "pilulas cale a boca" que nos dão para que ao verificarmos consumos de oleos que imaginamos absurdas, não nos façam perturbar os operadores oficiais de manutenção da marca em quaestão.
Eu contei a respeito de uma Parati que não baixa óleo e que também tem a mesma indicação absurda de consumo no manual.
Mantenho minha posição. Não há porque ocorrer a queima de oleo se ele nao estiver indo junto com a mistura ar combustivel para a camara de combustão. O fato da utilização de folgas maiores mostra que uma falta de precisão entre as partes moveis. Motres de elevado rendimento tem as folgas diminuidas ao inves de elevadas. E estamos falando de milesimos de milimimetros e não de decimos.
A verdade absoluta é que hoje se faz carro para durar bem menos do que antigamente. Se um carro, um motor, um sistema mecanico qualquer for indiferente a necessidade de manutenção, o operador da mesma n]ao tem o uso de serviço o que faz com que um novo lucro nao ocorra.
Lampadas foram feitas para queimar, parafusos são feitos para espanar.
A respeito do barulho de maquina de costura, o estranho não é a existencia dele. Estranho é o carro ficar parado 1 semana durante varios peridos durante o ano de 2010 nunca ter apresentado o ruido e agora apresenta. Tu concorda que algo mudou após um ano?
A participação do oleo na tarefa de refrigeração do motor sempre foi muito ativa. Porem culpa-la pela fulga em "massa" de absurdas quantidades de oleo do reservatorio é a utilizaçao do "bode espiatorio". O lubrificante que outros motivos bem mais convenientes a ele para evaporar do que sumir por vaporização por conta de exposição ao cabeçote dotado do dobro de valvulas do que convenientemente de usa.
O que acontece então com o motor 2.0 que deve ter taxas de formação de calor muito maiores pela maior potencia dissipada do que o 1.6? Nao é verdade que o 2.0 baixa menos oleo?
A respeito do modo de condução, dirijo como uma freira. Utilizo o carro somente em viagens e rodo no limite de velocidade. Como a maioria delas é feita em Santa Catarina, esse carro pouco ultrapassa os 80 km/h. Dos seus 12.410 km rodados, 9.000 foram feitos em estrada com velocidade constante.Tenho indices de consumo espetaculares por conta do modo de dirigir, chegando facilmente as 15,2 km/l de gasolina e 10,3 km/l usando alcool. Nunca fiz, mas acho que consigo rodar 950 km com um tanque de gasolina o que é suficiente para ir de Beltrão a Floripa e voltar até Lages sem abastecer. O computador de bordo do meu carro acusa um consumo 8 a 12 % maior do que a realidade matematica.
Abraço a todos
1) A configuração de consumo no manual é praticamente a mesma em todos os manuais de todos os carros. Elas são "pilulas cale a boca" que nos dão para que ao verificarmos consumos de oleos que imaginamos absurdas, não nos façam perturbar os operadores oficiais de manutenção da marca em quaestão.
Eu contei a respeito de uma Parati que não baixa óleo e que também tem a mesma indicação absurda de consumo no manual.
Mantenho minha posição. Não há porque ocorrer a queima de oleo se ele nao estiver indo junto com a mistura ar combustivel para a camara de combustão. O fato da utilização de folgas maiores mostra que uma falta de precisão entre as partes moveis. Motres de elevado rendimento tem as folgas diminuidas ao inves de elevadas. E estamos falando de milesimos de milimimetros e não de decimos.
A verdade absoluta é que hoje se faz carro para durar bem menos do que antigamente. Se um carro, um motor, um sistema mecanico qualquer for indiferente a necessidade de manutenção, o operador da mesma n]ao tem o uso de serviço o que faz com que um novo lucro nao ocorra.
Lampadas foram feitas para queimar, parafusos são feitos para espanar.
A respeito do barulho de maquina de costura, o estranho não é a existencia dele. Estranho é o carro ficar parado 1 semana durante varios peridos durante o ano de 2010 nunca ter apresentado o ruido e agora apresenta. Tu concorda que algo mudou após um ano?
A participação do oleo na tarefa de refrigeração do motor sempre foi muito ativa. Porem culpa-la pela fulga em "massa" de absurdas quantidades de oleo do reservatorio é a utilizaçao do "bode espiatorio". O lubrificante que outros motivos bem mais convenientes a ele para evaporar do que sumir por vaporização por conta de exposição ao cabeçote dotado do dobro de valvulas do que convenientemente de usa.
O que acontece então com o motor 2.0 que deve ter taxas de formação de calor muito maiores pela maior potencia dissipada do que o 1.6? Nao é verdade que o 2.0 baixa menos oleo?
A respeito do modo de condução, dirijo como uma freira. Utilizo o carro somente em viagens e rodo no limite de velocidade. Como a maioria delas é feita em Santa Catarina, esse carro pouco ultrapassa os 80 km/h. Dos seus 12.410 km rodados, 9.000 foram feitos em estrada com velocidade constante.Tenho indices de consumo espetaculares por conta do modo de dirigir, chegando facilmente as 15,2 km/l de gasolina e 10,3 km/l usando alcool. Nunca fiz, mas acho que consigo rodar 950 km com um tanque de gasolina o que é suficiente para ir de Beltrão a Floripa e voltar até Lages sem abastecer. O computador de bordo do meu carro acusa um consumo 8 a 12 % maior do que a realidade matematica.
Abraço a todos
Editado pela última vez por dacoregio em 12 Ago 2016, 22:37, em um total de 1 vez.
Marcelo Monteiro Da Correggio
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
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Re: Consumo excessivo de óleo
Minha irmã tem um 307 1.6 2009 que também queima muito óleo. O grande problema é que ela não entende nada de carro e toda vez que para nos postos os frentistas enfiam a faca tentando vender óleo de 50 reais o litro.
Tive um Xsara 1.6 e tinha um consumo normal de óleo. Será que tem alguma diferença entre o motor flex e mono combustível?
Reparei que o escape tem uma borra preta muito espeça no 307 sendo que no meu VTR ela é bem menor.
Tive um Xsara 1.6 e tinha um consumo normal de óleo. Será que tem alguma diferença entre o motor flex e mono combustível?
Reparei que o escape tem uma borra preta muito espeça no 307 sendo que no meu VTR ela é bem menor.
VTR Gris Aluminium, 225/45R18, Aero by Bold. Koyama 8000K H11, Sonar Chrome,DVD Pioneer 5980, Audiophonics 1500w sub 600W, Aux. Ipod RCA - Black vinil roof by Oracal - NASCAR chips, duplo fluxo SIMOTA, abafador by 4D Garage 170cv, Eibach
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Re: Consumo excessivo de óleo
Fala meu amigo! Maravilha!!! Gostei do seu post!dacoregio escreveu:Olá Rod, gostaria de comentar alguns pontos tocados por você:
1) A configuração de consumo no manual é praticamente a mesma em todos os manuais de todos os carros. Elas são "pilulas cale a boca" que nos dão para que ao verificarmos consumos de oleos que imaginamos absurdas, não nos façam perturbar os operadores oficiais de manutenção da marca em quaestão.
Eu contei a respeito de uma Parati que não baixa óleo e que também tem a mesma indicação absurda de consumo no manual.
Mantenho minha posição. Não há porque ocorrer a queima de oleo se ele nao estiver indo junto com a mistura ar combustivel para a camara de combustão. O fato da utilização de folgas maiores mostra que uma falta de precisão entre as partes moveis. Motres de elevado rendimento tem as folgas diminuidas ao inves de elevadas. E estamos falando de milesimos de milimimetros e não de decimos.
A verdade absoluta é que hoje se faz carro para durar bem menos do que antigamente. Se um carro, um motor, um sistema mecanico qualquer for indiferente a necessidade de manutenção, o operador da mesma n]ao tem o uso de serviço o que faz com que um novo lucro nao ocorra.
Lampadas foram feitas para queimar, parafusos são feitos para espanar.
A respeito do barulho de maquina de costura, o estranho não é a existencia dele. Estranho é o carro ficar parado 1 semana durante varios peridos durante o ano de 2010 nunca ter apresentado o ruido e agora apresenta. Tu concorda que algo mudou após um ano?
A participação do oleo na tarefa de refrigeração do motor sempre foi muito ativa. Porem culpa-la pela fulga em "massa" de absurdas quantidades de oleo do reservatorio é a utilizaçao do "bode espiatorio". O lubrificante que outros motivos bem mais convenientes a ele para evaporar do que sumir por vaporização por conta de exposição ao cabeçote dotado do dobro de valvulas do que convenientemente de usa.
O que acontece então com o motor 2.0 que deve ter taxas de formação de calor muito maiores pela maior potencia dissipada do que o 1.6? Nao é verdade que o 2.0 baixa menos oleo?
A respeito do modo de condução, dirijo como uma freira. Utilizo o carro somente em viagens e rodo no limite de velocidade. Como a maioria delas é feita em Santa Catarina, esse carro pouco ultrapassa os 80 km/h. Dos seus 12.410 km rodados, 9.000 foram feitos em estrada com velocidade constante.Tenho indices de consumo espetaculares por conta do modo de dirigir, chegando facilmente as 15,2 km/l de gasolina e 10,3 km/l usando alcool. Nunca fiz, mas acho que consigo rodar 950 km com um tanque de gasolina o que é suficiente para ir de Beltrão a Floripa e voltar até Lages sem abastecer. O computador de bordo do meu carro acusa um consumo 8 a 12 % maior do que a realidade matematica.
A verdade é que temos um belo carro, com a parte mecanica que queriamos que fosse perfeita, mas não é. Alguem afim de comprar um desses, pergunte ao vendedor na autorizada sobre estes problemas e veja as resposta. É um carro perfeito na hora da venda. Alias, eu mesmo vou me fazer de ignorante e baixar na Le Monde de Florianopolis e mandar ver perguntas a respeito do oleo. Na Provence de Pato Branco onde eu comprei o carro não vai dar porque vao lembrar de mim. Já fui 4 vezes lá e fui o primeiro proprietario de C4 de Francisco Beltrão...
Abraço a todos
Vamos lá....
Realmente, todas as montadoras acusam esse tipo de consumo de óleo dos motores e, o mais interessante, é que existe uma não uniformidade no comportamento desses motores, mesmo sendo fabricados em linha. Ou seja, a sua Parati não baixa óleo nenhum, mas eu já tive uma que baixava!... E, posso lhe garantir, sempre foi muito bem cuidada!
Sem dúvida, a especificação de que baixar um tanto de óleo é normal, é um "cala boca" nos clientes, criando um parâmetro "aceitável", passível de reclamação apenas quando este supera o que lá está escrito. Porém, quando isso acontecer, teu motor já estará soltando uma fumaça preta ridícula e já está estourado com milhares de quilômetros rodados, ou seja, isto não mais será um dado de entrada para a fábrica, mas um completo "Overhaul" do motor.
Sendo assim, eu queria apenas completar meu post anterior afirmando que, apesar de "normal", a queima de óleo nessa medida que os proprietários percebem não é correta! Mesmo sendo esse o resultado do projeto desses motores, com certeza não é o que deveria acontecer!
A tendência é que motores mais modernos consigam atingir maiores picos de potência pelo seu setup de comandos de válvulas, CFM de cabeçotes, relação de giro e etc. Sendo assim, as folgas são cada vez menores, exigindo, também, a utilização de óleos sintéticos cada vez melhores, com especificações extremas (p.ex.: 0W30, API SM). É notório vermos os motores hoje em dia não mais utilizarem o tão famoso e consagrado óleo mineral 20W50 do passado! Porém, tudo isso depende do projeto e (pode ser) que esse motor da PSA tenha folgas um pouco maiores. Digo que pode ser, pois já ouvi falar que a série EW de motores PSA estava sendo retirada e substituída de produção, dado o fato de que elas não mais atingiriam a necessidade de emissão de poluentes a partir dos próximos anos. Sendo assim, temos a nova série de motores da PSA (os THP) que já se adequariam a essas novas exigências e substituiriam os mais famosos EW (utilizados nos Peugeot 307 e nos C4). Ou seja, se isso for verdade, a PSA abdicou de continuar comercializando esses motores por problemas de não atendimento às próximas normas de emissão de poluentes, o que está (sem dúvidas) intimamente ligado ao problema de queima de óleo.
Então, quero deixar claro que apesar de normal para esta série de motores da PSA, a queima de óleo não é desejável! Todo carro queima óleo na câmara (desde 0km), mas é claro que a taxa de queima é bem pequena e vai aumentando conforme o motor vai ficando mais "velho". Eu julgo que a queima dos motores EW é realmente grande! Infelizmente, um problema de projeto que nasceu e deverá morrer com ele.
Sobre o problema de bater os tuchos, como vc disse, antes não apresentava..., agora apresenta! Tucho só começa a bater quando acontece o desgaste da peça ou o entupimento dos seus canais de lubrificação. Se começou a bater, é bom verificar. Pode ser um simples problema de troca de óleo. Com a troca de óleo, tudo pode voltar a funcionar normalmente. Caso não seja, problema das peças mesmo! Não há o que fazer nesse caso..., tem que trocar os tuchos.
Sobre o motor 2.0, posso lhe assegurar que também queima óleo! Talvez não tenhamos muitos relatos a respeito disso aqui no fórum, mas é só perguntar para os donos de C4 com motor 2.0 e, caso esse dono se preocupe com essas coisas, verá que ele também percebe o óleo sumindo!... Não é um privilégio do motor 1.6.
Vejo que pelo seu relato quanto ao modo de dirigir, realmente não se aplica a observação de que vc castiga o carro, então eu diria que poderia ser pior, ou seja, se vc fosse um cara que utilizasse o carro sempre ao extremo, o consumo de óleo poderia ser pior.
Abraço,
Rodrigo.
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Re: Consumo excessivo de óleo
Por acaso alguém já entrou em contato com o SAC da Citroen para verificar esta anomalia?? Será que esles não se pronunciariam a respeito disto? Concordo com todos, acho um absurdo um carro de mais de R$ 50.000 ficar queimando óleo a torto e a direito. Agora toda vez que vou viajar, tenho que ficar olhando óleo, mesmo sem vazamento no carter, pq o beberrão consome óleo também... Alguém sabe se por acaso ao longo do tempo e da kilometragem do carro, este consumo de óleo não pode influir nos bicos injetores causando uma possível carbonização ou mesmo outro problema parecido, diminuindo o rendimento do motor??
Re: Consumo excessivo de óleo
Boa tarde, meu carro esta com 8.000Km e esta dizendo para verificar o nível de óleo. Verifiquei e o nivel esta abaixo do meio. Liguei para conssessionária e me mandaram completar com o óleo da Shell Helix 15W40, porém aqui no fórum eu vi que usaram o 15W50 alegando que esse é o que vem de fábrica. Alguém saberia qual óleo usar? 15W40 ou 15W50 e se é sintético ou não!?
Abraços
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Re: Consumo excessivo de óleo
No meu (comprado a 15 dias) a CCS informou que está com óleo TOTAL QUARTZ 15W40 (semi-sintético).
SDS
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Re: Consumo excessivo de óleo
Valeu querido! Obrigado. Confirmei e é esse mesmo onde troco óleo, comprei uma garrafa e foi 29 reais! Abraços
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Re: Consumo excessivo de óleo
guivenda,
Onde foi que você encontrou este óleo? Também sou de Niterói e vou precisar comprar.
Abs
Onde foi que você encontrou este óleo? Também sou de Niterói e vou precisar comprar.
Abs
Re: Consumo excessivo de óleo
Fala filhão, comprei na Marazul, indo pra SG (por dentro), um pouco antes do carrefour manilha do lado direito, logo após o sinal. Lá eu recomendo, sempre troquei óleo do carro lá. O povo é muito atencioso e receptivo.
Abraço
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