Tudo relacionado a personalização da linha C4.
fabriciobenedet
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Re: Rodas c/ offset 40...adaptação ?

Mensagem por fabriciobenedet »

bruno figueiredo escreveu:
fotografoRJ escreveu:Estou com diversas dúvidas em relação a este tópico. O Bruno disse acima que ele usa um espaçador de 30mm, isso dá 3cm de roda pra fora, ficando mais perto do para-lama e podendo raspar nele....
E quanto aos parafusos originais das rodas, não dá pra usá-los...?
Aonde se encontra parafusos pra rodas da Citroen com 3 cm a mais no comprimento ?
Isso não compromete a segurança do carro andando em alta velocidade ?
É possível usar esse espaçador com as rodas de liga leve originais do C4 Pallas ?
Não é bem assim. Na verdade as minhas rodas saíram apenas 17mm para fora, o que não é suficiente para que elas raspem nos para lamas. Acontece que eu estou usando rodas de 5 furos, de off set 38. Isto significa que elas são 13mm mais pra dentro que as rodas originais que possuem off set 25, e com o espaçador de 30mm elas acabaram ficando 17mm mais pra fora, e não os 30mm totais do espaçador. O offset, é a medida em milímetros do plano dos parafusos da roda, até o centro desta. Então, quanto maior o off set, mais para dentro elas ficarão. No meu caso, os espaçadores ficam fixos no cubo do carro presos pelos 4 parafusos, e as rodas ficam presas nos espaçadores através de 5 parafusos. Neste caso, quanto mais largo o espaçador, mas seguras as rodas estarão, pois os parafusos podem ser bem compridos, que não rasparão no cubo do carro.
Então o que eu fiz, não tem nada a ver com as rodas originais do carro. Estes espaçadores, são adaptadores tb, pois passam de 4 para 5 furos. Quem quer apenas colocar as rodas mais para fora, basta colocar um espaçador de 1/2 polegada, por exemplo, com parafusos mais compridos, e pronto.

Abs.
Prezado, encontrasse problemas com trepidação com uso dos espaçadores?
Te pergunto porque troquei as rodas originais por mangels cromadas e elas ficaram a uns 3 mm ou menos das pinças de freio... Estou preocupado, pois tá muito perto mesmo. Mas não quero ver o carro trepidando a 100 ou 110km/h. Como está não trepida nada, mas só de olhar a proximidade da pinça me dá arrepio.

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Re: Rodas c/ offset 40...adaptação ?

Mensagem por Romero »

Prezado, encontrasse problemas com trepidação com uso dos espaçadores?
Te pergunto porque troquei as rodas originais por mangels cromadas e elas ficaram a uns 3 mm ou menos das pinças de freio... Estou preocupado, pois tá muito perto mesmo. Mas não quero ver o carro trepidando a 100 ou 110km/h. Como está não trepida nada, mas só de olhar a proximidade da pinça me dá arrepio.[/quote]

fabricio, vi que vc. so' trocou a roda e nao colocou adaptador ou espacador. Nao tem problema nenhum, so' nao pode pegar. Se trepidar, tenha a absoluta certeza que nao tem nada a ver com isso...ok ?

se trepidar, procure nao esquentar com a distancia da pinca, va direto em: disco empenado, roda, parafuso mal colocado e roda girando torta, pneu com bolha, enfim...

abs!
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03 ANOS DE VTR E C4C

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Re: Rodas c/ offset 40...adaptação ?

Mensagem por Retribution »

Obs: Para o post a seguir, que tive de dividir em dois, no calculador sugerido no link, "poke" é a medida que seu novo conjunto de rodas e pneus terá em direção ao paralama e "inset" é a medida que o conjunto terá em direção à suspensão.
Editado pela última vez por Retribution em 17 Mar 2011, 20:56, em um total de 1 vez.

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Re: Rodas c/ offset 40...adaptação ?

Mensagem por Retribution »

Colaborando com o tópico, acho que algumas coisas aqui estão mal-explicadas e outras simplesmente erradas.

Para esclarecimento inicial e para melhor compreensão da discussão:

Cubos de rodas:

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São onde se fixam as rodas. ;-)

Anéis centralizadores:

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Encaixam-se nas rodas e apoiam-se no respectivo prolongamento central dos cubos (ver acima).
São de grande importância estrutural e não devem ser negligenciados.

Você irá precisar de anéis cujo diâmetro externo seja igual ao do modelo da roda pretendida e cujo diâmetro interno seja igual ao do prolongamento centralizador do cubo de seu veículo.

Exemplo:
Roda Scorro com cubo Citroën = anéis de diâmetro externo = 73,0 mm e diâmetro interno = 65,1 mm.

Os anéis são diferenciados por cor em relação ao diâmetro interno.
Os anéis para VW são laranja. Para Citroën e Peugeot são os brancos. E por aí vai.

Pois bem...

Primeiro, pelo que li no tópico, não se está levando em conta a diferença entre as talas das rodas originais (6.5") e as pretendidas (7" ou 7.5" ou 8" etc.), tampouco a diferença de largura dos pneus. Essa diferença se alia aos dados de offset e provocam alteração no cálculo final.

Vale dizer: calcular as distâncias resultantes da modificação apenas a partir dos offsets originais e dos offsets das futuras rodas - sem levar em conta a largura das novas rodas e pneus - não permite que se preveja as medidas e, principalmente, os espaços resultantes.

Sugiro utilizar o calculador disponível em Will They Fit?, inserindo as medidas de largura, altura e banda do pneu e também a banda e offset das rodas e pneus - originais e pretendidos.

Isso para quando não se utilizam espaçadores ou adaptadores (flanges). Ou seja, exceto caso adote Resolfens e outras rodas originais Citroën/Peugeot.

Caso contrário, vamos aos casos individuais.

Espaçadores:

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São discos multiuso, para aplicações com o mesmo número de parafusos entre as rodas originais e as pretendidas.
No nosso caso para furações 4/108 e 4x100. Geralmente possuem 5mm de largura.

Lixo. Explico.

No seu carro, o prolongamento centralizador do cubo onde se encaixa o anel centralizador também possui por volta de 5mm.
Resultado: ao colocar o espaçador, você estará, na prática, deixando a superfície do cubo lisa e abrindo mão do apoio estrutural entre o anel centralizador e esse prolongamento. Vale dizer, está deixando o apoio das rodas integralmente nas mãos dos parafusos...
Acredite, você não quer correr esse risco permanente.

Adaptadores (Flanges):

Imagem

Uma alternativa muito utilizada, a flange é fixada no cubo (no nosso caso por 4 parafusos) e possui outros 4 ou 5 furos de rosca para fixação da nova roda.
Conforme já dito, quanto mais largas essas flanges, melhor a fixação (especialmente da roda) e menor a chance de os novos parafusos longos atingirem o cubo.
Problema: nem todas as flanges têm, como na foto acima, o prolongamento central de apoio do anel centralizador das rodas - vide o problema anteriormente descrito sobre os espaçadores, que eliminam o apoio dos anéis centralizadores, ou seja, abandonam o apoio estrutural das rodas apenas nas mãos dos parafusos.

Portanto, só use flanges que possuam o dito prolongamento central.

Se porém as rodas pretendidas tiverem a mesma furação das originais e offsets diferentes - no nosso caso, usar rodas 4x108 de offset 36mm ou 40m em nossos cubos Citroën de furação 4x108 e offset 26mm -, há uma ótima alternativa às flanges do mercado, descrita a seguir.

Procure um torneiro de confiança e mande fazer um espaçador (não uma flange) com furação 4x108, com a espessura adequada (10 ou 15 ou 20mm - utilize o calculador indicado no início da resposta - e que reproduza o layout do cubo. Ou seja, com prolongamento centralizador igual ao do cubo.

Descrevendo melhor: leve o carro e as rodas a um torneiro para as medições com paquímetro, para que ele fabrique um espaçador na espessura desejada:

- que tenha 4 furos no diâmetro exato dos parafusos das rodas (sem rosca, pois os parafusos passarão diretos por eles);
- que tenha, na face de encaixe no cubo, uma fenda usinada que encaixe perfeitamente no prolongamento do cubo (como se fosse o anel centralizador); e
- que tenha, na face de encaixe na roda, o mesmo prolongamento, que o será o necessário apoio do anel centralizador.

Alternativamente, pode-se usar uma chapa de alumínio de 10mm de espessura e 15cm de largura, facilmente encontrável em casas de metais.
Comprando 60cm dessa chapa, corte em 4 segmentos de 15cm, usine-os em 4 círculos de 14cm de diâmetro, faça os 4 furos (bitola do parafuso das rodas: 12mm) distantes 108mm entre o centro dos opostos (4x108), mais o furo central (bitola do prolongamento do cubo: 65,1mm) e compre também um segmento de tubo metálico de 65mm, usando um segmento de 1,5cm dele encaixado nesse furo, na função de prolongamento central para encaixe do anel centralizador, cujo uso, dessa forma, será preservado.

Abraços.

nozo
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Re: Rodas c/ offset 40...adaptação ?

Mensagem por nozo »

gurizada sei q tao falando de rodas mas se podem me ajudar...gostaria de saber se alguem sabe se as molas do c4 vtr e do c4 palas sao as mesmas e tambem to pensando em cortar as molas do meu c4 vtr pouca coisa so pra tirar o escesso de altura ja que mudei as rodas e ele ficou alto...quero deixar tipo uns 4 dedos acima...sei que vao dizer pra por molas esportivas mas queria algo mais em conta ja que as molas nao valorizam numa venda...

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bruno figueiredo
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Re: Rodas c/ offset 40...adaptação ?

Mensagem por bruno figueiredo »

nozo escreveu:gurizada sei q tao falando de rodas mas se podem me ajudar...gostaria de saber se alguem sabe se as molas do c4 vtr e do c4 palas sao as mesmas e tambem to pensando em cortar as molas do meu c4 vtr pouca coisa so pra tirar o escesso de altura ja que mudei as rodas e ele ficou alto...quero deixar tipo uns 4 dedos acima...sei que vao dizer pra por molas esportivas mas queria algo mais em conta ja que as molas nao valorizam numa venda...
Por favor, antes de qualquer mensagem, passe em "Novos Membros", e faça a sua apresentação. Obrigado.
Quanto a sua dúvida, as molas traseiras do VTR não são as mesmas do Pallas. Procure aqui mesmo em "Personalização e Tuning", que existem Tópicos falando de molas e rebaixamento.
Sempre use a ferramenta "busca" para procurar algum assunto, para evitar abrir Tópicos repetidos.

Abs.
Bruno Figueiredo.

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brunollo
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Re: Rodas c/ offset 40...adaptação ?

Mensagem por brunollo »

E depois disso tudo, venda seu VTR e compre um Gol caixote. Aí você corta dois elos da mola, tira o resto e anda com os dois elos, socadão, com a roda entrando na lata, mano! Porra, vai querer cortar mola de VTR? Vai querer economizar na suspensao de um Citroën?? Não quer gastar??? Deixa quieto com as molas originais. Cortar as molas de um carro desses vai ficar uma m***a. E vai gastar mais com bucha estourando que com um jogo de Eibach. É o barato que sai caro pra carvalho.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

serginhoarnoud
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Re: Rodas c/ offset 40...adaptação ?

Mensagem por serginhoarnoud »

Pelo que eu andei lendo por aqui, acho que esses adaptadores seriam ideais !
http://www.sgmetais.com.br/vendas_produtos_7.html
o que os especialistas dizem ? Estou pensando em por umas Advanti 20" 5x112 com offset 40 ou 45 (nao sei ao certo qual desses dois que é o das rodas que o cara tem na loja), mas tava com medo da adaptação de furos, mas como eu li que se o adaptador for de aço (no caso do anúncio, aço tratado - nao sei se tem diferença hehe) e o carro for balanceado com a roda montada fica 100%, voltei a cogitar as Advanti =)
BMW 120i

Krabert
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Re: Rodas c/ offset 40...adaptação ?

Mensagem por Krabert »

Pessoal, se estão procurando por espaçadores não tenham dúvidas em fazer com a Neivacar. Os caras são especializados nisso e trabalham com material de primeira.

www.neivacar.com.br

Abraços.

Breno Sperandio
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Re: Rodas c/ offset 40...adaptação ?

Mensagem por Breno Sperandio »

estou usando rodas da marca kroma aro 17 multifuros offset 38 em adaptador nem nada, os raios da roda passam a 2 milimetros da s pinças...


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É por aki, que eu vou pra lá???

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