Colaborando com o tópico, acho que algumas coisas aqui estão mal-explicadas e outras simplesmente erradas.
Para esclarecimento inicial e para melhor compreensão da discussão:
Cubos de rodas:
São onde se fixam as rodas. ;-)
Anéis centralizadores:
Encaixam-se nas rodas e apoiam-se no respectivo prolongamento central dos cubos (ver acima).
São de grande importância estrutural e não devem ser negligenciados.
Você irá precisar de anéis cujo diâmetro
externo seja igual ao do modelo da
roda pretendida e cujo diâmetro
interno seja igual ao do
prolongamento centralizador do cubo de seu veículo.
Exemplo:
Roda Scorro com cubo Citroën = anéis de diâmetro externo = 73,0 mm e diâmetro interno = 65,1 mm.
Os anéis são diferenciados por cor em relação ao diâmetro interno.
Os anéis para VW são laranja. Para Citroën e Peugeot são os brancos. E por aí vai.
Pois bem...
Primeiro, pelo que li no tópico, não se está levando em conta a diferença entre as talas das rodas originais (6.5") e as pretendidas (7" ou 7.5" ou 8" etc.), tampouco a diferença de largura dos pneus. Essa diferença se alia aos dados de offset e provocam alteração no cálculo final.
Vale dizer: calcular as distâncias resultantes da modificação
apenas a partir dos offsets originais e dos offsets das futuras rodas - sem levar em conta a largura das novas rodas e pneus - não permite que se preveja as medidas e, principalmente, os espaços resultantes.
Sugiro utilizar o calculador disponível em
Will They Fit?, inserindo as medidas de largura, altura e banda do pneu
e também a banda e offset das rodas e pneus - originais e pretendidos.
Isso para quando não se utilizam espaçadores ou adaptadores (flanges). Ou seja, exceto caso adote Resolfens e outras rodas originais Citroën/Peugeot.
Caso contrário, vamos aos casos individuais.
Espaçadores:
São discos multiuso, para aplicações com o mesmo número de parafusos entre as rodas originais e as pretendidas.
No nosso caso para furações 4/108 e 4x100. Geralmente possuem 5mm de largura.
Lixo. Explico.
No seu carro, o prolongamento centralizador do cubo onde se encaixa o anel centralizador também possui por volta de 5mm.
Resultado: ao colocar o espaçador, você estará, na prática, deixando a superfície do cubo lisa e abrindo mão do apoio estrutural entre o anel centralizador e esse prolongamento. Vale dizer, está deixando o apoio das rodas integralmente nas mãos dos parafusos...
Acredite, você não quer correr esse risco permanente.
Adaptadores (Flanges):
Uma alternativa muito utilizada, a flange é fixada no cubo (no nosso caso por 4 parafusos) e possui outros 4 ou 5 furos de rosca para fixação da nova roda.
Conforme já dito, quanto mais largas essas flanges, melhor a fixação (especialmente da roda) e menor a chance de os novos parafusos longos atingirem o cubo.
Problema: nem todas as flanges têm, como na foto acima, o prolongamento central de apoio do anel centralizador das rodas - vide o problema anteriormente descrito sobre os espaçadores, que eliminam o apoio dos anéis centralizadores, ou seja, abandonam o apoio estrutural das rodas apenas nas mãos dos parafusos.
Portanto,
só use flanges que possuam o dito prolongamento central.
Se porém
as rodas pretendidas tiverem a mesma furação das originais e offsets diferentes - no nosso caso, usar rodas 4x108 de offset 36mm ou 40m em nossos cubos Citroën de furação 4x108 e offset 26mm -, há uma ótima alternativa às flanges do mercado, descrita a seguir.
Procure um torneiro de confiança e mande fazer um
espaçador (não uma flange) com furação 4x108, com a espessura adequada (10 ou 15 ou 20mm - utilize o calculador indicado no início da resposta -
e que reproduza o layout do cubo. Ou seja, com prolongamento centralizador igual ao do cubo.
Descrevendo melhor: leve o carro e as rodas a um torneiro para as medições com paquímetro, para que ele fabrique um espaçador na espessura desejada:
- que tenha 4 furos no diâmetro exato dos parafusos das rodas (sem rosca, pois os parafusos passarão diretos por eles);
- que tenha, na face de encaixe no cubo, uma fenda usinada que encaixe perfeitamente no prolongamento do cubo (como se fosse o anel centralizador); e
- que tenha, na face de encaixe na roda, o mesmo prolongamento, que o será o necessário apoio do anel centralizador.
Alternativamente, pode-se usar uma chapa de alumínio de 10mm de espessura e 15cm de largura, facilmente encontrável em casas de metais.
Comprando 60cm dessa chapa, corte em 4 segmentos de 15cm, usine-os em 4 círculos de 14cm de diâmetro, faça os 4 furos (bitola do parafuso das rodas: 12mm) distantes 108mm entre o centro dos opostos (4x108), mais o furo central (bitola do prolongamento do cubo: 65,1mm) e compre também um segmento de tubo metálico de 65mm, usando um segmento de 1,5cm dele encaixado nesse furo, na função de prolongamento central para encaixe do anel centralizador, cujo uso, dessa forma, será preservado.
Abraços.