Área específica para publicação de fotos e vídeos dos carros dos membros do C4 Clube.
Lincão
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros
Contato:

Re: Fotos, Vídeos e Dados - Dyno Day C4Clube - 04-06-2011

Mensagem por Lincão »

brunollo escreveu:Vamu lá minha gente. Devagar com o andor que o santo é de barro, hehehe.
O dinamômetro é apenas um medidor de trabalho. O que ele faz é transformar o trabalho que o carro cumpriu (acelerar o rolo de massa de uma velocidade x para uma velocidade y em um tempo definido) em potência NAS RODAS. Por isso que quando vocÊ faz uma preparação séria para competição vocÊ se preocupa com a potência que o carro joga DAS RODAS PARA O CHÃO. A potência do motor é apenas uma extrapolação da potência das rodas, um cálcyulo de três. Obviamente, a variável (a perda por transmissão dos motores às rodas) é apenas uma aproximação. Daí surgem os milagres dos dinamômetrode de "enrolo" em que o cara é muito otimista nessa variável, que faz os cv se multiplicarem nos motores. Outra coisa que muda é a calibração do próprio dinamômetro para a medida. Em teoria, o rolo de massa padrão tem uma tonelada. Mas se o rolo de massa tiver um pouquinho menos de uma tonelada, o computador do dino vai mostrar um pouquinho mais de cv na roda. O da Nascar é pródigo em vícios e extrapolações otimistas. Eu não confiaria. O importante não é um dinamômetro dar mais ou menos cavalaria que outro. O importante é que no mesmo dinamômetro você pode medir as diferenças de comportamento depois de modificar o motor. Sacaram? O importante é que vocês agora possuem uma base de medida do carro de vcs e, com as modificações subsequentes, vcs vão ter uma noção do delta de potência a partir daqui. Ficar falando numerozinho impresso é so bater racha de papel, hauhauhuahuah. Agora, uma coisa que eu senti falta são os números de roda. Às vezes uma simples troca de óleo de caixa por um sintético rende uns 6 ou 7 cv na roda.
Com cerveja, mas fiquei curioso. Se a medição no Dyno's Race do ettore deu X e a minha deu Y, e na Nascar a do ettore dará X+10% e minha TEM que dar Y+10% (onde este +10% é só uma variação fictícia que inventei agora - pode ser -10%, +11%, etc)...a diferença entre os carros tem que ser igual...correto?

Acho que o ponto é tentar descobrir por que o carro do ettore, do bora e do ibasaw ficaram com medições inferiores quando comparados a um original (o meu, ou qualquer outro original). Se os carros originais tivessem ficado na casa dos 140cv e os chipados com 160cv, ok, pq existe uma diferença entre os dois grupos, mas os chipados rodaram iguais aos não chipados...

Talvez o ideal seja chegar na NASCAR como quem não quer nada e medir os carros. Com os resultados em mãos, é falar para os caras que esta diferença (o X e o Y) está errada se comparada a medição dos quatro carros nos dois dinos...

[]'s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook

adal_abade
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Mensagem por adal_abade »

Pessoal,

Antes de mais nada um agradecimento especial ao Bora...

Seguem meus dados e curva (logo abaixo). O carro está todo original e com 7mil Kms rodados. O combustível foi Gasolina normal do Carrefour. A única Mod que eu fiz foi o filtro K&N inbox que comprei do fmiglior. O teste foi feito em 3a marcha no Tip..

Curva do motor:
Imagem

Curva da Roda:
Imagem

Eu acho que perdeu muito pra medição na roda, será que o AL4 come 18cv mesmo?

Brunollo, algum comentário? Isso reforça o que vc disse sobre os 2.0?
[b][color=#000040]Imagina nóis de Audi, ou de [u]Citröen[/u], indo aqui, indo ali, Só pam, De vai e vem,
Aí truta, é o que eu acho, Quero também,
[u]Mas em São Paulo, Deus é uma nota de 100,[/u]
VIDALOKA!!![/color][/b]

ettore
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por ettore »

perfeito entendi.. concordo com o raciocinio do lindão (ui kkkkkkkkk) + o q qria entender é pq o meu, o do bora chegaram num corte de giro maior e tambem com velocidade maior + cavalaria baixa...
c4 vtr preto ralado com teto vinil preto fosco, NASCARchips, filtro simota, 170cv (PRA MIM CONTINUA COM 170 FUI CLARO????????????????) e um retardado dirigindo uhauhauhuhauhauhuha

28spawn
Membros
Veiculo: Outros

Mensagem por 28spawn »

Lincão escreveu:
brunollo escreveu:Vamu lá minha gente. Devagar com o andor que o santo é de barro, hehehe.
O dinamômetro é apenas um medidor de trabalho. O que ele faz é transformar o trabalho que o carro cumpriu (acelerar o rolo de massa de uma velocidade x para uma velocidade y em um tempo definido) em potência NAS RODAS. Por isso que quando vocÊ faz uma preparação séria para competição vocÊ se preocupa com a potência que o carro joga DAS RODAS PARA O CHÃO. A potência do motor é apenas uma extrapolação da potência das rodas, um cálcyulo de três. Obviamente, a variável (a perda por transmissão dos motores às rodas) é apenas uma aproximação. Daí surgem os milagres dos dinamômetrode de "enrolo" em que o cara é muito otimista nessa variável, que faz os cv se multiplicarem nos motores. Outra coisa que muda é a calibração do próprio dinamômetro para a medida. Em teoria, o rolo de massa padrão tem uma tonelada. Mas se o rolo de massa tiver um pouquinho menos de uma tonelada, o computador do dino vai mostrar um pouquinho mais de cv na roda. O da Nascar é pródigo em vícios e extrapolações otimistas. Eu não confiaria. O importante não é um dinamômetro dar mais ou menos cavalaria que outro. O importante é que no mesmo dinamômetro você pode medir as diferenças de comportamento depois de modificar o motor. Sacaram? O importante é que vocês agora possuem uma base de medida do carro de vcs e, com as modificações subsequentes, vcs vão ter uma noção do delta de potência a partir daqui. Ficar falando numerozinho impresso é so bater racha de papel, hauhauhuahuah. Agora, uma coisa que eu senti falta são os números de roda. Às vezes uma simples troca de óleo de caixa por um sintético rende uns 6 ou 7 cv na roda.
Com cerveja, mas fiquei curioso. Se a medição no Dyno's Race do ettore deu X e a minha deu Y, e na Nascar a do ettore dará X+10% e minha TEM que dar Y+10% (onde este +10% é só uma variação fictícia que inventei agora - pode ser -10%, +11%, etc)...a diferença entre os carros tem que ser igual...correto?

Acho que o ponto é tentar descobrir por que o carro do ettore, do bora e do ibasaw ficaram com medições inferiores quando comparados a um original (o meu, ou qualquer outro original). Se os carros originais tivessem ficado na casa dos 140cv e os chipados com 160cv, ok, pq existe uma diferença entre os dois grupos, mas os chipados rodaram iguais aos não chipados...

Talvez o ideal seja chegar na NASCAR como quem não quer nada e medir os carros. Com os resultados em mãos, é falar para os caras que esta diferença (o X e o Y) está errada se comparada a medição dos quatro carros nos dois dinos...

[]'s
Lincão!
Lincão cara seu carro na nascar é capaz de dar quase 180cv hehehe

Na real, chip não melhora nada, 5% ja é muito, sem contar que com chip pra ter ganho é usar podium, agente viu lá o VTR prata do Fernando dar 142cv, original perfeito, e dai vai vir falar que o problema é na medição agora rsrs

Portanto o do ettore está acima pouco mas tá, o do bora tambem e o do ibasaw é a alcool original eh 151 cv, só olha os graficos, da pra ver um "pequeno" ganho acima de 4000rpm em todos eles (resumindo PONTO)...

Tenho certeza que o Brunollo vai falar tudo isso..

Eu acompanhei o processo do dyno, não era problema nele, era problema nos carros...

Eu, voce e o Ibasaw fizemos até o corte em 4ª em 10seg, já o resto ficou na casa dos 11seg dos 2.0..

Bruno,

Meu grafico de potencia medida na roda

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Ps.: Ettore olha meu grafico de potencia na roda, a partir de 160km/h eu perco potencia, a partir disso vale mais a pena trocar de marcha, se eu continuar esticando ate 180km/h não ganho nada, vou ir mais devagar do que se mudasse de marcha e colocasse em 5ª que vai estar a 5000rpm com bem mais torque..

Abs!
March SR 2013 com H&R =)

Igs
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por Igs »

E mai o que num fica claro para mim e o seguinte, a octanagem do alcool e bem mais alta, ou seja deveria fazer alguma diferencia e tanto. A Podium num passa dos 95 acho....o alcool da o equivalente a 110. Pessoal a gente fez um NA tuneup completo ( ta eu num mudei o catalisador) mais ainda assim....chip + filtro + escape deveria dar mais que isso. Eu acho o ettore um louco mais honestamente concordo e achava que o carro tava perto dos 170. Eu entendo que nao, e td bem foi illusao mais aind num explica pq as differencias dos originais foram tao pequenas...e porque houve uma differencia tao grande no grupo de gente que fez basicamente a mesma coisa.....

ou seja....wtf? hahahhahah
C4 Hatch 2.0: VENDIDO

Igs
Membros

Mensagem por Igs »

alem do fato que um 2.0 com 130 na roda da ate vergonha meu. p**a que eu quero um turbo nessa P***A!!!

ettore
Membros

Mensagem por ettore »

fato da vergonha mesmo + entao o + estranho é se o me q tem 130 na roda e os outros q eu corro na rua e ficam soh naa poeira... tem mto carrao ai q ateh mesmo na reta fica pra traz e dizem tem + d 180 cv.. sei la f**a-se o rolo meu carro na rua anda bem pa carai kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
c4 vtr preto ralado com teto vinil preto fosco, NASCARchips, filtro simota, 170cv (PRA MIM CONTINUA COM 170 FUI CLARO????????????????) e um retardado dirigindo uhauhauhuhauhauhuha

Igs
Membros

Mensagem por Igs »

170 cv DE PURO CORAÇÃO!!!!

Romero
Moderador
Estado: RJ

Mensagem por Romero »

eu to rindo bastante aqui..hehe

mas o meu deu tanto, o outro original mais tanto, e....rsrs

eu quero que o meu no rolo de 100cv, nunca tive vontade de colocar no rolo..no manuel nao diz 143cv ? tá bao...colocou chip, escape ? claro galera, normal saber em qto tá e super normal tb. ver essa troca de info que o seu tem mais cv e corta antes, o seu anda mais e tem menos cv....

bom, resumindo numeros sao numeros...

pra q interessa numero se na hora do vamo ve um vai falar q ta pesado por causa do som,ou o tanque tá cheio, ou tem 2 pessoas no carro, ou o piloto é mais leve e eu sou gordo...hahaha..., to curtindo....e outra, vi que o chipado corta em 229, massa !! o meu nao passa dos 217...

abs !
Imagem
VTRomero® - THE ONE
Serviço LED viewtopic.php?f=45&t=12673
Mod's: viewtopic.php?f=26&t=10037

03 ANOS DE VTR E C4C

fmiglior
Moderador

Mensagem por fmiglior »

eu não passei o meu no rolo pq disseram q tinha q avisar antes se fosse algum carro com mais de 250cv.... hauahauhuahau
eu to q nem o romero, não sei quantos CV o meu tem, só sei q ele chega a 217km/h e atualmente não pretendo mexer em nada no motor... ainda tem muita coisa pra fazer antes hahaha

uma dúvida sobre esse dinamometro, o acerto da RPM é feito no "olhometro" ele manda acelerar até 3.000rpm e marca no dyno, depois a 4.000rpm e marca tb no dyno, se baseia na RPM do contagiros... pra quem entende de dyno o que isso pode mudar nas puxadas?
EX C4 VTR

Responder

Voltar para “Fotos & Videos”