Com cerveja, mas fiquei curioso. Se a medição no Dyno's Race do ettore deu X e a minha deu Y, e na Nascar a do ettore dará X+10% e minha TEM que dar Y+10% (onde este +10% é só uma variação fictícia que inventei agora - pode ser -10%, +11%, etc)...a diferença entre os carros tem que ser igual...correto?brunollo escreveu:Vamu lá minha gente. Devagar com o andor que o santo é de barro, hehehe.
O dinamômetro é apenas um medidor de trabalho. O que ele faz é transformar o trabalho que o carro cumpriu (acelerar o rolo de massa de uma velocidade x para uma velocidade y em um tempo definido) em potência NAS RODAS. Por isso que quando vocÊ faz uma preparação séria para competição vocÊ se preocupa com a potência que o carro joga DAS RODAS PARA O CHÃO. A potência do motor é apenas uma extrapolação da potência das rodas, um cálcyulo de três. Obviamente, a variável (a perda por transmissão dos motores às rodas) é apenas uma aproximação. Daí surgem os milagres dos dinamômetrode de "enrolo" em que o cara é muito otimista nessa variável, que faz os cv se multiplicarem nos motores. Outra coisa que muda é a calibração do próprio dinamômetro para a medida. Em teoria, o rolo de massa padrão tem uma tonelada. Mas se o rolo de massa tiver um pouquinho menos de uma tonelada, o computador do dino vai mostrar um pouquinho mais de cv na roda. O da Nascar é pródigo em vícios e extrapolações otimistas. Eu não confiaria. O importante não é um dinamômetro dar mais ou menos cavalaria que outro. O importante é que no mesmo dinamômetro você pode medir as diferenças de comportamento depois de modificar o motor. Sacaram? O importante é que vocês agora possuem uma base de medida do carro de vcs e, com as modificações subsequentes, vcs vão ter uma noção do delta de potência a partir daqui. Ficar falando numerozinho impresso é so bater racha de papel, hauhauhuahuah. Agora, uma coisa que eu senti falta são os números de roda. Às vezes uma simples troca de óleo de caixa por um sintético rende uns 6 ou 7 cv na roda.
Acho que o ponto é tentar descobrir por que o carro do ettore, do bora e do ibasaw ficaram com medições inferiores quando comparados a um original (o meu, ou qualquer outro original). Se os carros originais tivessem ficado na casa dos 140cv e os chipados com 160cv, ok, pq existe uma diferença entre os dois grupos, mas os chipados rodaram iguais aos não chipados...
Talvez o ideal seja chegar na NASCAR como quem não quer nada e medir os carros. Com os resultados em mãos, é falar para os caras que esta diferença (o X e o Y) está errada se comparada a medição dos quatro carros nos dois dinos...
[]'s
Lincão!