A indicação no CB não necessariamente informa o consumo real. Ele dá somente uma medida aproximada e com uma boa margem de erro. Estou propenso a defender a tese de que o que causa esta diferença gritante nas médias é a leitura vacilante do CB.pvitorinosantos escreveu:Há 2 semanas atrás, fiz a revisão dos 20.000 km. Esta semana, percorri com o carro o trajeto entre Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho (PE); aproximadamente 25 km (trecho curto). Normalmente, minhas médias antes da manutenção eram 9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, com gasolina aditivada da Petrobrás.
Não sei se tem influência, mas de lá para cá tenho abastecido com gasolina aditiva V-POWER da SHELL (para experimentar) e no trecho citado acima a média conseguida foi de 15,1 km/l. Considero que tenha sido uma exceção (consegui rodar todo o percurso sem parar, bem tranquilo, a 70 km/h em média.
Mas acho que na cidade também houve uma melhora, a média tem ficado próxima de 10 km/l. Com ainda estou na primeira semana, acho cedo, mas não sei se o consumo melhorou por causa da troca do filtro de combustível (e também do ar condicionado), ou por causa da troca do posto de combustível.
Pode ser tudo efeito placebo, mas me chamou a atenção. Ando quase sempre com o ar condicionado ligado no mínimo, os pneus são originais e a calibragem utilizada é 32 nos 4 pneus.
Minha expectativa é conseguir médias de 10 km/l na cidade e próximos de 14 km/l na estrada.
Para saber a média correta, só usando a medição tradicional: enche tanque, roda no mínimo uns 100 km, reabastece. Rodar somente 25Km é impreciso.
Uso a mesma calibragem que você, mas já vi depoimentos aqui no fórum indicando 34.