Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Lugon
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático

Re: Consumo C4 - Informações e Depoimentos

Mensagem por Lugon »

pvitorinosantos escreveu:Há 2 semanas atrás, fiz a revisão dos 20.000 km. Esta semana, percorri com o carro o trajeto entre Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho (PE); aproximadamente 25 km (trecho curto). Normalmente, minhas médias antes da manutenção eram 9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, com gasolina aditivada da Petrobrás.
Não sei se tem influência, mas de lá para cá tenho abastecido com gasolina aditiva V-POWER da SHELL (para experimentar) e no trecho citado acima a média conseguida foi de 15,1 km/l. Considero que tenha sido uma exceção (consegui rodar todo o percurso sem parar, bem tranquilo, a 70 km/h em média.
Mas acho que na cidade também houve uma melhora, a média tem ficado próxima de 10 km/l. Com ainda estou na primeira semana, acho cedo, mas não sei se o consumo melhorou por causa da troca do filtro de combustível (e também do ar condicionado), ou por causa da troca do posto de combustível.
Pode ser tudo efeito placebo, mas me chamou a atenção. Ando quase sempre com o ar condicionado ligado no mínimo, os pneus são originais e a calibragem utilizada é 32 nos 4 pneus.

Minha expectativa é conseguir médias de 10 km/l na cidade e próximos de 14 km/l na estrada.

Imagem
A indicação no CB não necessariamente informa o consumo real. Ele dá somente uma medida aproximada e com uma boa margem de erro. Estou propenso a defender a tese de que o que causa esta diferença gritante nas médias é a leitura vacilante do CB.
Para saber a média correta, só usando a medição tradicional: enche tanque, roda no mínimo uns 100 km, reabastece. Rodar somente 25Km é impreciso.
Uso a mesma calibragem que você, mas já vi depoimentos aqui no fórum indicando 34.
Lugon de Souza

Arr
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

Meu "recorde" de baixo consumo em uma viagem real (260km) foi 9.8km/l no álcool. O que na conversão genérica dos 70% que dizem por aí daria exatos 14km/l na gasolina. Velocidade média no CB 93km/h.

Mas de forma alguma considero esse como consumo padrão. Apesar da topografia com bastante subidas e descidas e ar condicionado 100% do tempo, era de madrugada, trânsito livre e mantive a média no velocímetro ao redor dos 100km/h (haja paciência!).

Não precisei fazer ultrapassagens, nenhum caminhão se jogou na minha frente nas subidas... basicamente deu para manter a velocidade constante quase o tempo todo. Pé no freio só pra parar nos 7 (SETE!!!) pedágios. Quem sabe teria alcançado os 10km/l sem ar, mas mesmo de madrugada estava muito calor.

O meu normal no mesmo percurso é ao redor de 8.8km/l, o pior (com pressa) 7.7km/l. Sempre com alcool.

Pneus medida original do Hatch 205/55 R16 36psi
Três adultos, uma criança.

Rodrigo Santana
Membros
Estado: MS

Mensagem por Rodrigo Santana »

Lugon escreveu:
Rodrigo Santana escreveu:Bom, o meu está com aro 17 e aki na minha cidade (Campo Grande -MS) nao possui muitas subidas e descidas, até q é plano, nao pego transito pesado, pois saio cedo para o trabalho, almoço por perto e a noite quando volto pra casa tbem ja nao ha transito... ja fiz a media com ar e sem ar: Utilizando o AC o tempo todo fez 5.5 km/l e nao utilizando fez 7.2 km/l... essa media sem ar tbem utilizei somente o cambio manual e quando estava com ar esta no automático.
Rodrigo,

Reli o tópico de novo, desde o início, e destaquei os seguintes pontos:

1. O forista Jairo em postagem de 16/09/10 14 km/l foi o dono de C4 automático a informar o melhor consumo até agora: 14 km/l, embora em 26/07/11 tenha refeito as contas e mudou para 13,1 km/l.

2. Os melhores consumos registrados aqui no tópico para C4 (Pallas ou Hatch, alguns membros do clube não detalham se o câmbio é automático ou não) foram:
- Jairo em postagem de 16/09/10: 14 km/l.
- Adal em postagem de 11/04/11: 14,9 Km/l.

3. O forista Weberhb em postagem de 20/10/10 informou que o computador de bordo indicou uma média que não correspondia à realidade.

4. O forista Loudenvier em uma postagem de 20/08/13 compartilhou a informação que a gasolina VPower da Shell pode ser a melhor para o C4. Abastecer com a Podium é inócuo.

Conheci três donos de C4, dois Hatchs e um Pallas. Os três (que não se conhecem) me deram um consumo que bate com média dos testemunhos aqui no fórum, ou seja, entre 5,5 e 7,5 na cidade e entre 10 e 11 na estrada. Portanto, eu e você estamos na média.

Agora, não dá para confiar no CB. Para se fazer uma medição precisa, somente usando o método tradicional que todo mundo conhece:

- deixar o marcador de combustível alcançar a reserva.
- completar o tanque com somente um tipo de combustível até o automático da bomba dar o primeiro estalo.
- zerar o odômetro pressionando o botão "trip".
- pegar direto a estrada evitando ao máximo o trânsito urbano.
- rodar no mínimo uns 70km, menos que isso não adianta. O ideal seria abastecer somente quando chegar na reserva, mas na estrada pode ser perigoso.
- sem que ainda tenha pegado trânsito urbano, parar em um posto, completar novamente o tanque e registrar o volume de combustível abastecido.
- dividir o número de quilômetros rodados pelo número de litros abastecidos.
- O resultado é o consumo médio em km/l na estrada.

Perdoe-me a postagem longa, mas estou extremamente incomodado com essa diferença enorme entre as médias. Quatorze quilômetros por litro ????
Lugon,
entao creio que esta realmente seja a media dos nossos carros... apesar de q o meu esta aparecendo a msg Sistema Anti Poluição com Defeito e em lenta fica oscilando, preciso levar para verificar o q pode ser isso... mas ja percebi q no automatico ele consome mais que no manual... e está compensando mais no etanol do que na gasolina...
Imagem Imagem
Xenon 10000k M-1
Multmidia
Câmera de ré
Rodas 17''

GugaTampa
Membros
Estado: AL
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Mensagem por GugaTampa »

Eu concordo com o Lugon e abaixo vou postar umas fotos que comprovam q a autonomia informada pelo CB é uma mera estimativa.

Quando liguei o carro pra pegar a estrada...

Imagem

Depois de Rodar 67 Km...

Imagem

99 Km depois...

Imagem

Lembrando que percorri esse trecho sempre entre 120 e 140 Km/h e com o Ar condicionado ligado o tempo todo.
Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.
Pitágoras

Sandro Medeiros
Membros
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6

Mensagem por Sandro Medeiros »

Lugon escreveu:A indicação no CB não necessariamente informa o consumo real. Ele dá somente uma medida aproximada e com uma boa margem de erro. Estou propenso a defender a tese de que o que causa esta diferença gritante nas médias é a leitura vacilante do CB.
Para saber a média correta, só usando a medição tradicional: enche tanque, roda no mínimo uns 100 km, reabastece.
Oi Lugon, as médias que postei fotos são do computador de bordo, porém, sempre postei as médias tiradas no cálculo também, e na viagem que fiz, realmente deu os 14km/l somente na estrada, é uma exceção gostaria que sempre fosse essa média.
No geral a média dele entre estrada/cidade é de 8 a 9 km/l.
Na cidade andando bem tranquilo, nunca consegui mais que 7 km/l.
As vezes a média do computador de bordo chega a dar mais de 1 km/l diferença, isso provavelmente se deve a marcação começar apenas acima dos 30km/h, quem anda e para muito como eu que moro em cidade pequena, vai dar uma diferença gritante. =]

Lugon
Membros
Estado: RJ

Mensagem por Lugon »

Rodrigo,
Também aposto as minhas fichas nessa sua conclusão: esta deve ser a média real do C4 Pallas Automático. Quanto aos outros modelos, Hatch ou câmbio manual, não me atrevo a arriscar. Quanto às medições assombrosas, só com pó de pirlimpimpim...

Guga,
De todos os veículos com CB que já tive, o do C4 é o que apresenta as médias de consumo mais distorcidas. O do Megane era tão preciso que eu controlava a quilometragem pelo CB, não pelo odômetro e a margem de erro era mínima, de dois km, no máximo. No C4 pelo menos em uma medição ele é preciso: a da quantidade em litros no tanque quando entra na reserva. Bate exatamente como indica o manual.

Fala Sandro,
Como o câmbio do seu C4 é manual, o seu estilo de direção é determinante para a economia de combustível, o que não ocorre com o automático, que decide o que quer fazer e não dá a menor bola para o que eu penso, igual a minha esposa.... No meu antigo Megane, que era manual, eu conseguia fazer médias muito próximas às suas.
Lugon de Souza

willton
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por willton »

menos de 8 km por litro ... vixe

willton
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por willton »

é muito pouco ... q medo ... kkk

lfmlima
Membros
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Mensagem por lfmlima »

modjack escreveu:Meu C4 Hatch 1.6 está fazendo uma média de 12 a 12,5 km/l. Já fiz 800 km por tanque, mas em sua maioria faço de 730 a 750. Sempre na gasolina, nunca coloquei álcool nele.
Nossa, o meu C4 Hatch Competition 1.6 faz 8,5km/l chorando na gasolina comum sem trânsito e andando na "manha". Antes estava fazendo 7,5, mas agora estou conseguindo fazer mais. Abasteci o último tanque com gasolina, rodei 66.3 km até agora e está previsto rodar mais 480 km, mas duvido que vai rodar tudo isso.

Obs: meu carro é novo, ainda tem apenas 1150km rodados. Será que o consumo vai melhorar após os 5000 km rodados?

Esse consumo que você mencionou é na estrada?

viber
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por viber »

O meu Hatch BVA 2.0 2013 ficou economico so depois dos 14000km. Hoje com 23000km tenho feito +-13.5km/l na estrada com mtas curvas/aclives e declives (vel. media 120) e 10km/l na cidade c/ gasolina (etanol nunca usei). Em estrada plana passa dos 14 (se pisar leve). Considero uma boa media para um carro 2.0 automatico...

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”