viperboyrs escreveu:grande rod...
mando bem na somzera ae...eheheh
uma pergunta que ficou no ar...
qto saiu a brincadeira? da pra dar uma ideia pra mim?
abrass
Fala viper!!!...
Brigadão, meu amigo!!... hehehhe...
Seguinte... quanto a custos..., no meu caso não adianta falar muito, porque comprei a maioria dos equipamentos fora do Brasil e em excelentes condições. Eu estava a França, então comprei esse kit duas vias Focal (que é fabricado na França) por um preço maravilhoso!...
Na questão da instalação, conheço o Thiago há algum tempo... então ele me fez um preço camaGada!.... hehehe... Mas,..., posso falar sobre tudo o que pesquisei e algumas conclusões a que cheguei:
1- Custo de equipamentos: Se vc seguir os princípios que eu segui, você vai colocar um novo kit duas vias na frente, manter os falantes originais atrás, um ou dois amplificadores (um de 5 ou 6 canais; ou dois, sendo um de 4 canais stereo e um mono) e subwoofer. O importante do(s) amplificador(es) é que eles tenham crossover e controle de ganho integrado, separado por conjunto de canais (Front, Rear e Sub), já que o aparelho original não tem qualquer controle de corte de frequências e de ganho. O custo aqui será algo em torno de R$ 2.000,00. Varia muito o custo, pois depende do que vc vai comprar. Mas, não pense em gastar muito menos que isso! O kit duas vias que coloquei custa cerca de R$ 1.300 aqui no Br. O amplificador JBL de 6 canais é difícil de achar aqui no Br, mas se achar deve custar cerca de R$ 2.500. O subwoofer de 10 da JBL que usei, custou cerca de R$ 500,00. Ou seja, somente nestes itens principais eu gastaria cerca de R$ 4.300,00 se os comprasse no Br. Mas, você pode comprar kits duas vias muito bons na faixa de R$ 700,00. Bons amplificadores por cerca de R$ 1.000,00. E um bom subwoofer desde R$ 250 até R$ 500. Então, esses R$ 2.000 que coloquei como orçamento médio para os equipamentos principais é bem realista;
2- Custo de instalação e confecção de peças, caixas, suportes e fornecimento de miúdos (cabos de energia, cabos RCA, conversores RCA com controle de sub separado, disjuntor, isolação de portas e etc..., pode colocar algo em torno de R$ 3.000,00.
Enfim..., não pense em fazer um som HiFi, comprando tudo aqui no Brasil, gastando menos que R$ 5.000,00. Esse será seu custo total para manter as premissas que eu pedi. O resultado final será proporcional à qualidade dos equipamentos que usar e, principalmente, da mão de obra de instalação. De acordo com o que eu aprendi com o Bora (Elborabom), 60% da qualidade do som está na instalação, portanto a grande contribuição vem deste item e não somente da qualidade dos produtos empregados!
Uma dica que deixo para o pessoal, e me foi dada pelo Thiago (gerente da loja Thoka), é que eles estão gostando muito da qualidade e da relação custo x benefício dos falantes da marca Hertz. É uma marca Italiana e que tem se mostrado muito competitiva no mercado. Um kit duas vias (de entrada de mercado) da marca Hertz sai na faixa de R$ 400,00, pelo o que ele me disse. Ou seja, é possível buscar um orçamento final mais otimizado que R$ 5.000,00! Porém, não se prepare para menos, pois você não gastará muito menos!
Abração,
Rodrigo.