Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
KEKAS
Membros
Estado: MT
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)

Mensagem por KEKAS »

sergioty escreveu:No princípio achei que seria uma falta de torque do carro por ser 16V, mas depois de muito testar o carro, percebi que não é, e sim um aparente atraso entre o acelerador e o motor. Mesmo com o motor em alta rotação existe esse buraco na aceleração. Uma coisa boa que percebi com esses testes que carro tem muito torque em baixa, provavelmente devido ao comando variável, nem parece um 16V.

Outro colateral que notei é que ele também demora para desacelerar o motor. Como você não tem um retorno imediato de quanto acelerou quando há esse atraso, você tende acelerar demasiadamente e de repente o motor começa a acelerar violentamente devido a cavalaria toda. Você tira o pé do acelerador e o carro continua super acelerado, o que também pode ser um perigo. Quase bati no carro da frente devido a esse efeito.
Tenho um C4 PALLAS GLX AUT, esse "delay" já me colocou em situações perigosas (cruzamento), pisei e o carro demorou a deslanchar, sorte que o outro motorista freou.... depois do apuro, o carro continuou super acelerado por alguns instantes.
Pra guardar o carro na garagem, é outra "moagem", pois como tenho outro carro, tenho que estacionar o C4 a + ou - uns 30 cm da parede, para caber o outro carro na garagem, daí começa aqueles pequenos toques no acelerador, pois se dá uma pisadinha, o carro não anda e segurando demais, corre o risco do bicho disparar, eita exercício de paciência.................

O quê me consola é a BELEZA do carro Imagem

Inté

HERON
Membros

Mensagem por HERON »

KEKAS escreveu:Tenho um C4 PALLAS GLX AUT, esse "delay" já me colocou em situações perigosas (cruzamento), pisei e o carro demorou a deslanchar, sorte que o outro motorista freou.... depois do apuro, o carro continuou super acelerado por alguns instantes.
Pra guardar o carro na garagem, é outra "moagem", pois como tenho outro carro, tenho que estacionar o C4 a + ou - uns 30 cm da parede, para caber o outro carro na garagem, daí começa aqueles pequenos toques no acelerador, pois se dá uma pisadinha, o carro não anda e segurando demais, corre o risco do bicho disparar
Interessante que o meu também é GLX BVA e, não sei se devido ao acelerador eletrônico estar bem regulado ou se ao fato de eu ter me adaptado rapidamente, não sinto esse delay tão exagerado a ponto de por em risco tanto condução na rua quanto manobras em garagem.
É claro que o carro não é "super-esperto" do tipo que pisando ele responde instantaneamente, mas o delay é tão curto que não chega a ser um problema. Não vejo diferença significativa em relação ao meu carro anterior (Stilo de câmbio manual).
Pelo menos essa é minha impressão.
Editado pela última vez por HERON em 02 Abr 2010, 09:11, em um total de 1 vez.
Heron

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

HERON escreveu:
KEKAS escreveu:Tenho um C4 PALLAS GLX AUT, esse "delay" já me colocou em situações perigosas (cruzamento), pisei e o carro demorou a deslanchar, sorte que o outro motorista freou.... depois do apuro, o carro continuou super acelerado por alguns instantes.
Pra guardar o carro na garagem, é outra "moagem", pois como tenho outro carro, tenho que estacionar o C4 a + ou - uns 30 cm da parede, para caber o outro carro na garagem, daí começa aqueles pequenos toques no acelerador, pois se dá uma pisadinha, o carro não anda e segurando demais, corre o risco do bicho disparar
Interessante que o meu também é GLX BVA e, não sei se devido ao acelerador eletrônico estar bem regulado ou se ao fato de eu ter me adaptado rapidamente, não sinto esse delay tão exagerado a ponto de por em risco tando condução na rua como manobras em garagem.
É claro que o carro não é "super-esperto" do tipo que pisando ele responde instantaneamente, mas o delay é tão curto que não chega a ser um problema. Não vejo diferença significativa em relação ao meu carro anterior (Stilo de câmbio manual).
Pelo menos essa é minha impressão.
Até que enfim, alguém para concordar comigo. Não dá pra aceitar que o carro tenha esta "característica". Uma coisa é haver um pequeno intervalo de tempo entre vc acionar o acelerador e ele responder. Outra é esta coisa de quase causar acidentes, ou lutar pra conseguir estacionar o carro. Dirigi agora recentemente no Encontro do c4clube do Rio de Janeiro, o carro do Paulão (que é automático). E não notei nada disto. Pelo contrário, quando vc coloca em Drive, ele já vai andando devagarinho, sem nem ter que tocar no acelerador. Pra estacionar foi uma tranquilidade, só controlando no freio.

Abs.
Bruno Figueiredo.

dricco
Membros

Mensagem por dricco »

Fico com a impressão que há alguma questão de regulagem envolvendo esses depoimentos. Meu Pallas é automático e não consegui me situar em nenhuma dessas situações relatadas.

1- Estacionar é a coisa mais fácil e precisa do mundo, sem ginástica nenhuma, tanto no drive 1 quanto na ré, basta soltar o acelerador que o carro faz o resto sozinho, basta regular no freio onde é que você quer ficar.

2- Subir ladeira nunca foi tão fácil. A garagem do meu prédio tem dois andares e duas rampas. Uma bem grande e outra menor que devido ao tamanho do carro sou obrigado a fazer em duas etapas. Entro na rampa, volto um pouco para corrigir e continuo subindo. Quando faço a segunda etapa e paro no começo da subida, para voltar a subir só é preciso dar um toque no acelerador. É tão preciso que eu já brinquei de subir em 5 km/h, 6 km/h, 7 km/h... consigo com a precisão do acelerador imprimir a velocidade que quero na subida.

3- O delay. Se tem alguém com um atraso de resposta do acelerador suficiente para não sair de uma situação de risco e ficar acelerando depois mesmo que tirou o pé, pode levar o carro para fazer um check-up com *urgência*, isso não é uma característica do carro, ou do sistema drive-by-wire de modelo nenhum. Muito menos do Pallas.

Estou acompanhando essas mensagens há semanas, mas como ainda não tenho nem 1500 km com a máquina, quis fazer vários testes antes de opinar. Simulei essas situações em vários cruzamentos vazios no caminho para o trabalho, e tanto enfiando o pé numa aceleração normal, quanto soltando o acelerador e acelerando novamente, o tempo de resposta em nenhum dos casos foi o suficiente para me colocar numa situação de risco.

3a- Não aconteceu do carro continuar acelerando depois que soltasse o acelerador, em nenhuma das vezes. É claro que depois de enfiar o pé, o carro continua rápido, o motor é um cavalo e o carro pesado, tem a tal da inércia. Nada além disso.

3b- Não vi diferença no tempo de resposta entre pisar fundo numa aceleração e pisar fundo depois de soltar o acelerador, o resultado é o mesmo.

É claro que a resposta não é idêntica a um carro com carburador onde existe um desperdício de gasolina numa situação dessas, o sistema é regulado para injetar somente a quantidade de combustível máxima que poderá ser queimada naquela situação, evitando o desperdício, mas de forma nenhuma o resultado deixa alguém em perigo. Acredito que isso é uma característica dos carros automáticos, todos que dirigi até hoje eram bem parecidos nesse comportamento (chevrolet e ford) .

Vejam bem, não estou duvidando de ninguém, mas sugiro a quem está com essa percepção fazer uma revisão. Certamente não é uma característica da máquina. Pode ser regulagem, versão de software, etc.

Abs!

RONALDO FARIAS
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por RONALDO FARIAS »

Meu carro também está com este problema de demora na aceleração.

O deixei ontem para a revisão de 30.000km, e um dos defeitos que relatei foi este.

A consultora me passou que chegam vários carros por dia com o mesmo relato; que é um problema de software, e que com certeza isso será resolvido com a atualização do software que eles irão fazer.

Quando pegar o carro informo para todos se esta solução foi eficaz!

Ronaldo Farias

sergioty
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por sergioty »

Pessoal, veja o que diz o código do consumidor, do site do Procon-SP

" Paralelamente, outro princípio que deve nortear as relações de consumo é o da segurança. Os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores....

...Se o fornecedor verificar que após a colocação de produto ou serviço no mercado, esse apresenta nocividade ou periculosidade que não faz parte de sua essência ou destinação normal, deverá com base no princípio da segurança prestar de imediato, todas as informações necessárias e adequadas a respeito do problema verificado.

....A prevenção e a reparação dos danos estão intimamente ligadas, na medida em que o recall objetiva sanar um defeito, que coloca em risco a saúde e a segurança do consumidor, sendo que qualquer dano em virtude desse defeito será de inteira responsabilidade fornecedor"

...No Brasil, o instituto do recall está previsto no Código de Defesa do Consumidor, Lei 8078/90, que define em seu artigo 10, § 1º:

Artigo 10 – O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

* § 1º - O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.

* § 2º - Os anúncios publicitários a que se refere o parágrafo anterior serão veiculados na imprensa, rádio e televisão, às expensas do fornecedor do produto ou serviço.

* § 3º - Sempre que tiverem conhecimento de periculosidade de produtos ou serviços à saúde ou segurança dos consumidores, a União, os estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão informá-los a respeito."

http://www.procon.sp.gov.br/recall.asp

Profi
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Profi »

dineycron escreveu:É, o verdadeiro sistema En-GASga
HUAHHUAHHHUAHUAHAUAHAUHUAHUAHUAHUAHUA

riquati
Membros
Estado: MT
Veiculo: Outros

Mensagem por riquati »

Engraçado que, quando experimentei um Pallas 2.0 gas manual usado, não notei delay algum... quando fiz o TD no Hatch 2.0 flex manual, já percebi o tal delay (tanto que fiquei perguntando pra vendedora se era 2.0 mesmo, achei que era o 1.6, pela resposta). Quando tive pista livre, ví que o motor crescia bem mais rápido, mas a impressão nas saídas foi esta mesmo, alguma demora na resposta. Experimentei um Pallas 2.0 flex manual e percebi o mesmo comportamento.... Aí comprei, sem fazer TD algum, o Hatch 1.6 - tinha experimentado um 307 1.6 flex na mesma semana, e já conhecia o 1.6 PSA de longa data (e gostava)... quando peguei no primeiro dia, achei que tinha vindo com defeito: o acelerador era arisco ao extremo, lembrava meu Civic sexta geração nisto. Me disseram ser normal, e ainda estou tentando calibrar o pé para o carro. Reparei algo interessante, que esta característica depende MUITO do combustível usado... no álcool, a resposta é muito mais abrupta, e quando o combustível não está 100%, pior ainda (hoje estava impossível, tava de passar vergonha na rua mesmo, tenho 18 anos de habilitação e parecia carro de auto-escola!). Na gasolina, ela precisa ser muito ruim para o problema chegar a este ponto. Hoje, chegando em casa do trampo, depois de um bom congestionamento, reparei que o motor parece dar grandes 'cabeçadas' nas desacelerações, algo que com gasolina boa não acontece.

Havia, nos carros carburados, um dispositivo semelhante a um diafragma preso a uma mola, que era ligado ao eixo da borboleta do carburador. Ao desacelerar, este diafragma 'segurava' o eixo, promovendo uma desaceleração suave (em alguns carros, suave até demais); chamave-se 'dashpot' o dispositivo. Além de ajudar na suavidade de condução, dizia-se que colaborava com consumo e emissões (o que era um desafio em veículos carburados); nas primeiras injeções eletrônicas, simulava-se este efeito inclusive (snme, as da Bosch traziam esta possibilidade para o fabricante). A impressão que eu tenho, no 1.6, é que não há este efeito (a desaceleração é bastante abrupta), e no 2.0 é o contrário (a I.E. 'segura' a queda da rotação por muito tempo). A grande vantagem, nos nossos carros (tto faz, 1.6 ou 2.0), é que provavelmente se possa corrigir via software. Muito mais provável um fabricante corrigir isso fazendo um upload para a central da IE, do que se fosse necessário substituir peças (custo, demora, logística, etc)...

um abraço a todos,
Ricardo.

wgentine
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por wgentine »

Sofro do mesmo problema e a concessionaria diz que é normal. Assim como a suspensao bater é normal, barulho de peças soltas e normal, trepidação no volante é normal, folga nele....

Enfim...
Usuário Inativo

sergioty
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por sergioty »

davidson escreveu:Pois é galera, conversei com um cara fera em injeção eletrônica e não tem jeito, este delay é para reduzir o consumo para evitar aceleradas bruscas o nome que se da a este acelerador e E-GAS, quando pisamos fundo no acelerador ele vai abrindo de forma que aproveita toda a potência do motor sem disperdício de combustível, o que ele me falou, é que vou ter que me acostumar, mesmo não tem jeito...
O meu C4 manual está fazendo 4Km/l com alcool, se é para economizar creio não está servindo para nada.

Uma coisa estranha que percebi é que olhando para o medidor instantâneo de consumo, mesmo tirando o pé do acelerador do C4 2.0 o consumo continua alto, tipo 11Km/l. No 307 1.6 que tenho faz 7Km/l no mesmo percurso e não tem nenhum atraso perceptível no acelerador. Quando tiro o pé do acelerador no 307 o consumo vai instantâneamente para 20 ~ 30Km/l usando alcool, no C4 2.0 fica em torno de 11Km/l. To achando que esse atraso de acelerar e desacelerar ajuda sim a gastar mais combutível, você tira o pé do acelerador mas ele continua acelerado, gastando combustível a toa.

O problema não é que ele abre devagarzinho para economizar, ele simplemente não responde ao comando do acelerador, se aperta devagar ele abre devagar mas cerca de 1 segundo atrasado, se aperta mais forte ele também responde forte, mas de novo, cerca de 1 segundo atrasado. Se tira o pé do acelerador, rápido ou lentamente, ele responde da mesma forma só que cerca de 1 segundo atrasado. Ou seja, acho que não serve para economizar nada, só para atrapalhar e confundir.

Se esse atraso fosse bem pequeno e constante até dava para constumar, o problema é que, em algumas situações a resposta é imediata, em outras demora uma eternidade para ele responder ao comando do acelerador.

Vi ontem que tem um recall sobre a direção, parece que também a resposta é atrasada. Se girar rapidamente a direção, segundo a notícia, o sistema também não responde. Pela nota a "solução" seria alterar o Software. Será que não é um problema similar?

Será que eletrônica do C4 não tem um processador "mea boca" que não está dando conta do recado?

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”