mitvix, logo que entrei aqui li de cabo a rabo o topico e cheguei a mesma conclusão que você. Eu já tive em outros carros filtros esportivos (tive racechrome e k&n), mas em nenhum deles o local do filtro esquentava tanto quanto do C4! Esse é o motivo de eu não ter colocado no meu vtr ainda. Estou analisando uma forma de ter o filtro, ter algum ganho com isso (tá mais pra... nao PERDER desempenho), e não deixar meu carro correndo risco de ter algum problema no dia-a-dia.
Eu queria por o intake da K&N, que já vem todo prontinho:
http://www.knfilters.com/search/product ... od=57-0645
O filtro fica na mesma posição do filtro original, com as abraçadeiras e o duto todo pronto já, e o outro duto fica em baixo do carro (mas não conectado ao filtro de ar, só jogando ar nele).
Mas dá pra fazer o mesmo usando um filtro genérico e um tubo pro intake... o k&n é plug&play então fica bem mais rápido o trabalho.
Uma galera do honda club já fez algo semelhante com os civic de 96~2002, tirando a caixa de ressonância do filtro de ar original desses carros você tinha espaço para passar um duto até o parachoque do carro, para que o ar viesse por ele e fosse jogado no filtro de ar. Nunca vi ninguém falando que teve problemas com água usando esse sistema, e o filtro recebe um volume de ar maior com uma temperatura BEM mais baixa que a interna do cofre.
É quase um CAI mais civilizado, pra ser um CAI mesmo seria com o filtro lá na parte de baixo do motor, mas aí não tem como usar o carro com chuva né! ahhahah
Na época que eu estava pesquisando isso no honda club, alguém apareceu com uma espécie de abraçadeira que se colocava no meio do duto do intake dividindo ele em dois. Essa "abraçadeira" tinha um filtro de água, alguns kits TOP de CAI já vem com ela. Se eu tivesse uma dessas a disposição, já teria montado um intake muito legal no meu carro! Pena que na época nao fui atrás de comprar e até agora não achei essa peça separada dos kits... =/
Bom, usar o filtro dá, só que pra ter algum beneficio disso... dá mais trabalho mesmo!
Abraços
EDIT
Correção....
Pesquisei agora e a valvula que falei é a bypass valve da AEM, ela funciona exclusivamente junto com um CAI da AEM (que por acaso era o assunto no outro fórum)...
É um sistema que quando o filtro fica submerso, a valvula redireciona a entrada de ar (nao pegando do filtro e sim dela, no meio do duto) para que não chegue água ao motor. Mas é feito para um kit especifico da AEM mesmo...
http://www.autoanything.com/air-intakes ... 7A0A0.aspx
Não sei se fui claro, mas é +- isso! hahah
Abraços